Fechamento do espaço aéreo já reflete no custo das importações

Além de dificultar a importação, agora a pandemia da covid-19 impacta o preço de serviços e produtos, especialmente os itens transportados por via aérea, conforme Aron Flemming Brito, diretor comercial da Ativo Soluções em Comércio Exterior.

O fechamento do espaço aéreo para várias companhias do mundo está dificultando a importação inclusive de produtos para o combate ao novo coronavírus. “Temos vários pedidos urgentes de kits de teste, máscaras, aventais e respiradores que não conseguimos embarcar por falta de voos e, nos poucos existentes, os preços aumentaram até 1.000% em relação ao que era praticado há um mês”, observa.

Uma alternativa seria o modal marítimo, que também está afetado por falta de contêineres. “Os portos estão operando com número menor de funcionários. Na verdade, a logística internacional está impactada desde o final de janeiro, quando o coronavírus parou o território chinês, apesar de a China já estar retomando suas atividades.

Porém agora a pandemia parou o restante do mundo em proporções nunca vistas”, avalia Brito. O Brasil é um país muito dependente da importação, especialmente de produtos manufaturados. Ou seja, fabricados em série, de maneira padronizada e em grandes quantidades. “Do total das importações, os manufaturados representam cerca de 5,57%, seguidos por medicamentos e matérias-primas, óleo combustível, circuitos integrados e componentes eletrônicos”, explica Brito.

Embora muitos brasileiros não se deem conta, são diversos os itens usados no dia a dia que vêm de outros países. Como exemplo, pode-se citar partes e peças para automóveis e ventiladores, aparelhos de ar-condicionado, combustíveis, artigos de higiene e medicamentos. “Inclusive muitos medicamentos e produtos da área da saúde que são usados no combatermos à covid-19 são importados.

Isso apenas para citar alguns exemplos de produtos que são consumidos diariamente e estão sendo impactados diretamente na cadeia logística”, salienta Brito.

Perspectiva de melhora após quarentena

Que o pior da pandemia ainda está por vir é consenso entre as autoridades sanitárias. Por isso a adoção de medidas preventivas é fundamental para que a economia se recupere de forma mais rápida possível.

“Esperarmos que, com a quarentena estabelecida no Brasil, em alguns Estados adotada de forma precoce, vamos ter melhores resultados. Por exemplo, Santa Catarina tem hoje 5 portos que podem sair na frente de outros portos importantes como o de Santos, que será o mais impactado pela pandemia”, avalia Aron Flemming Brito, diretor comercial da Ativo Soluções em Comércio Exterior.

O empresário destaca a importância de SC estar conseguindo segurar o número de infectados e óbitos graças à quarentena. “Ter estabelecido a quarentena logo no início foi fundamental.

Resta conscientizar a população de que esse lockdown agora fará com que nossa economia se recupere mais rapidamente mais adiante”, salienta. “Os impactos econômicos serão imediatos e teremos recessão e desemprego, porém minimizados a longo prazo se nossa economia se restabelecer mais rápido que outros países onde a epidemia fugiu do controle”, avalia.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter