Força Aérea atua no combate à COVID-19

Instituto de Psicologia da Aeronáutica oferece suporte para profissionais da saúde¹

O Instituto de Psicologia da Aeronáutica (IPA) lançou um canal de comunicação por telefone dedicado, exclusivamente, à escuta, acolhimento e suporte psicológico, para os Profissionais de Saúde da Aeronáutica que estão na linha de frente do combate à COVID-19. 

A ação tem como propósito aumentar a resiliência e auxiliar esses profissionais na busca por estratégias funcionais de enfrentamento ao estresse causado por eventos potencialmente traumáticos.

O canal de comunicação é orientado pelo PCA 30-106 "Plano de Contingência do Comando da Aeronáutica para a COVID-19"; pela Resolução 11/2018 do Conselho Federal de Psicologia (CFP), que autoriza a oferta online de atendimentos psicológicos, a supervisão técnica e outras facilidades.

O serviço de Suporte Psicológico é orientado, ainda, pela "Nota Orientativa às(aos) Psicólogos(as): Trabalho Voluntário e Publicidade em Psicologia, diante do Coronavírus (COVID-19)" do Conselho Federal de Psicologia.

Suporte psicológico 24 horas

Segundo o Diretor do IPA, Coronel Aviador Bruno Pedra, o serviço é oferecido por uma equipe de psicólogos voluntários em regime de plantão de sobreaviso 24 horas e em teletrabalho. O telefone de contato, para o profissional de saúde da FAB que precisa de acolhimento, orientação e suporte é: (21) 98744-3019.

Força Aérea atua no combate à COVID-19 em Guarulhos-SP²

Militares da Base Aérea de São Paulo (BASP), sob orientação do Comando Conjunto do Sudeste, iniciaram nesta segunda-feira (30), um trabalho de apoio ao Centro de Combate ao Coronavírus, localizado em Guarulhos (SP).

O Centro começou a funcionar no dia 27 de março, fazendo a triagem de pessoas suspeitas de infecção pela COVID-19, atendendo pelo sistema drive-thru e aos pedestres que buscam um diagnóstico. Os pacientes são identificados e, quando apresentam sintomas, ficam em observação, são submetidos a exames e encaminhados a atendimento hospitalar, quando necessário.

O Coordenador da Missão em Guarulhos, Tenente de Infantaria João Lourenço Espolaor Neto, explicou que a participação da FAB na força-tarefa consiste em cooperar com o controle do trânsito nas vias de acesso ao local, direcionando o fluxo de veículos e pedestres, mediante uma triagem inicial, informando, ainda, sobre formas de prevenir o contágio. “Estamos integrando ainda mais as Forças Armadas com a população”, completou.

Segundo o Secretário Adjunto da Saúde de Guarulhos, Luiz Fernando Ribeiro de Castro, a participação da Força Aérea é fundamental no combate à COVID-19. “Isso porque nos fornece, nesse momento tão inusitado de comoção social, seu apoio e segurança, nos dando a sensação de que tudo vai acabar bem”, destacou.

A estudante Lauane Martins esteve no local e informou que chegou com medo e cheia de dúvidas. “Foi muito esclarecedor o atendimento que recebi. É muito importante saber que podemos contar com a Força Aérea, com certeza voltarei mais tranquila para casa”, declarou.

Fotos: Cabo Mazzoni/BASP

¹Aspirante Flávia, Aspirante Letícia E Major Monteiro
²Tenente Kramer
, Aspirante Flávia E Major Monteiro

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter