Comando Militar do Sul inicia ações de apoio logístico contra o contágio e disseminação da COVID-19

Desde o dia 19 de março, o Comando Militar do Sul (CMS) mobilizou e ativou o seu Centro de Coordenação de Operações (CCOp/CMS), com o objetivo de proporcionar, inicialmente, apoio logístico aos governos dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, tudo para que a disseminação do novo coronavírus (COVID-19) possa ser contida e cause o mínimo de danos à saúde da população.

O apoio inicial do CMS consiste no empréstimo e montagem de barracas, que normalmente são utilizadas para abrigar militares em campanha, mas que agora servirão como ponto para triagem antes do acesso aos hospitais e postos de saúde. Em Porto Alegre, o Grupo Hospitalar Conceição receberá seis barracas para examinar pacientes com sintomas do COVID-19 antes mesmo de entrarem nas instalações físicas do hospital, reduzindo a possibilidade de contágio.

Situação semelhante ocorre em Bagé (RS), Florianópolis (SC) e Criciúma (SC). Em Bagé, barracas foram montadas em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Bairro Getúlio Vargas. Florianópolis recebeu o apoio logístico do Exército em UPAs da Zona Sul e Norte, além do Hospital Universitário e Infantil Joana de Gusmão. Ainda, em Santa Catarina, mas agora em Criciúma, barracas foram montadas ao lado do Hospital São José.

Nos próximos dias, novas ações serão realizadas pelo CMS no combate ao COVID-19, estendendo-se além da montagem de barracas, como também na distribuição de água a famílias carentes, doação de sangue por militares voluntários e outras demandas vindas das secretarias de Defesa Civil dos estados da região Sul.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter