COBERTURA ESPECIAL - PROSUPER - Naval

20 de Março, 2013 - 11:20 ( Brasília )

TYPE 45 - BAE Systems entrega o sexto e último

Último destroyer Type 45 HMS Duncan já navega para completar a frota


Glasgow, Reino Unido: O Duncan, o sexto e último destroyer Type 45, construído pela BAE Systems, levantou âncora em preparação à sua entrega para a Marinha Real do Reino Unido. O navio saiu do estaleiro de Scotstoun tendo a bordo uma tripulação mista da BAE Systems e da Marinha Real, em sua jornada de 600 milhas, até sua base em Portsmouth.
 
De acordo com Jennifer Osbaldestin, Diretora do Programa do Type 45 na BAE Systems, “O Duncan é um navio extraordinário e estamos extremamente orgulhosos de vê-lo iniciar esta viagem à sua base. Quando a bandeira branca da Marinha for içada e sua entrega à Marinha Real formalizada, ele será integrado à frota de destroyers do Tipo 45, completando-a com mais um navio altamente capaz e avançado”.
 
Para o Comandante do Duncan James Stride: “Trata-se de um navio fantástico, fornecerá defesa aérea de primeira linha. Minha equipe e eu estamos muito ansiosos para assumir a custódia total do navio, assim que chegarmos em Portsmouth, para os treinamentos e os testes finais antes de o navio poder navegar ao redor do mundo, com a missão de proteger os interesses de nosso país”.
 
Trabalhando em conjunto com a Marinha Real, na Base Naval de Portsmouth, a BAE Systems também oferece suporte em serviço a todos os destroyers do Type 45, com os engenheiros da empresa coordenando todos os aspectos de reparo, manutenção e suporte, visando a maior disponibilidade dos navios e menores custos de ciclo de vida.
 
Os navios da Classe Type 45 constituirão a espinha dorsal das defesas aéreas do Reino Unido, nos próximos 30 anos e além.  Os destroyers podem desempenhar uma ampla gama de operações, incluindo combate à pirataria e contrabando, ajuda humanitária, bem como combate de grande intensidade, em tempos de guerra.
 
Cada destroyer pode se engajar, ao mesmo tempo, com um grande número de alvos e defender, contra ameaças vindas do ar, porta-aviões ou grupos de navios, a exemplo de uma força de desembarque anfíbia.  Os navios contribuirão ainda com uma capacidade especializada de combate aéreo, em operações marítimas conjuntas.
 
Sobre a BAE Systems

A BAE Systems é uma empresa global que atua nos segmentos de segurança, defesa, e aeroespacial com aproximadamente 94.000 funcionários em todo o mundo. A companhia fornece uma linha completa de produtos e serviços para forças aéreas, terrestres e navais, bem como soluções avançadas em eletrônica, segurança, tecnologia da informação e serviços de suporte a clientes. Em 2011, a BAE Systems alcançou vendas no valor de £19.2 bilhões, cerca de US$ 30.7 bilhões.
 
No Brasil, a BAE Systems está presente desde os anos 70, por meio de sua predecessora a VT Shipbuilding. Atualmente, a empresa mantém um escritório em Brasília (DF), que dá suporte às Forças Armadas, no que diz respeito a equipamentos como canhões navais, radares, veículos blindados, controles de voo para aeronaves, entre outros; e que busca estabelecer parcerias mutuamente benéficas, por meio da transferência de tecnologia, com os setores de segurança e defesa brasileiros.