ENGIE – Fornece Centros Integrados de Controle para Estaleiro de Itaguaí

A ENGIE está participando do projeto PROSUB – Programa para Desenvolvimento de Submarinos da MARINHA DO BRASIL – com a implantação dos Centros Integrados de Controle do Estaleiro de Construção (ESC), em Itaguaí (RJ), que receberá a visita do Presidente da República Michel Temer nesta sexta-feira (14).
 
A companhia venceu concorrência realizada pela empreiteira contratada pela Marinha do Brasil para a construção dos Estaleiros e Base Naval, e implantou os Centros Integrados de Controle do ESC, compostos pelos seguintes sistemas:

  Centro de Dados – CD
–  Centro de Operações e Segurança – COS
–  Centro de Controle de Infraestrutura – CCI
–  Sistema de Comunicações Rádio

 
Trata-se de um projeto de engenharia de elevada complexidade. A ENGIE foi responsável pelo detalhamento e gerenciamento do projeto; fornecimento de equipamentos; prestação de serviços especializados de engenharia; instalações, entre outros.
 
Estas atividades foram desenvolvidas com supervisão e fiscalização constantes por parte da Marinha do Brasil, conferindo adequado grau de sinergia ao processo de implantação dos Centros Integrados do Estaleiro de Construção.
 
A ENGIE entrou no projeto em 2015 e está concluindo agora a implantação de todos os Centros Integrados.
 
NACIONALIZAÇÃO E NOVO CONTRATO
 
Com sua participação, a ENGIE ainda contribuiu para o aumento do índice de nacionalização do projeto, uma vez que o MAESTRO (software utilizado no Centro de Operação e Segurança) foi totalmente desenvolvimento no Brasil e poderá ser utilizado nas fases futuras do projeto.
 
“Desta forma, a ENGIE se alinha com o objetivo da Marinha do Brasil de nacionalizar o maior número possível dos produtos e sistemas adquiridos em todas as fases do programa, de grande importância no contexto estratégico do País”, disse Maurício Bähr, CEO da ENGIE.
 
Em outubro deste ano, ENGIE venceu a seleção para fornecer equipamentos e prestar serviços especializados de engenharia para a BSIM (Base de Submarinos da Ilha da Madeira. A empresa vai trabalhar nos sistemas preliminares de Centro de Dados e do Centro de Controle de Infraestrutura e de Incêndio da Base, uma nova etapa do programa de submarinos da Marinha.

Sobre a ENGIE
 
A ENGIE desenvolve suas atividades (eletricidade, gás natural e serviços de energia) em torno de um modelo baseado em crescimento sustentável a fim de liderar a transição energética para uma economia de baixo carbono: acesso à energia renovável, atenuação e adaptação às mudanças climáticas e uso racional dos recursos naturais. O Grupo fornece soluções altamente eficientes e inovadoras para pessoas, cidades e empresas através do seu conhecimento técnico em quatro setores-chave: energias renováveis, eficiência energética, gás natural liquefeito e tecnologias digitais.
 
A ENGIE possui 150.000 colaboradores em todo o mundo e obteve receitas de € 65 bilhões em 2017. Cotado nas bolsas de Paris e Bruxelas, o Grupo está representado nos principais índices internacionais: CAC 40, BEL 20, DJ Euro Stoxx 50, Euronext 100, FTSE Eurotop 100, MSCI Europe, DJSI World, DJSI Europe e Euronext Vigeo (World 120, Eurozone 120, Europe 120 e France 20).

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter