PROSUB – Transferência das Seções do Submarino S-40 Riachuelo

 

A Marinha do Brasil (MB) e a empresa Itaguaí Construções Navais (ICN) transferiram, neste final de semana, para o Estaleiro de Construção, na Ilha da Madeira, no Complexo Naval de Itaguaí, três seções unidas do S40 Riachuelo, o primeiro submarino convencional do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB). O programa prevê outras três unidades convencionais e o primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear.

No dia, 13JAN2018, a estrutura do S-40 foi retirada da UFEM (Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas). No dia, 14 JAN2018, foi realizado a maior parte do deslocamento incluindo a crítica passagem pelo túnel do Complexo Naval de Itaguaí.

 

As seções transferidas foram as: S3 / S4 / 2B. Fazem parte do primeiro submarino convencional do PROSUB SBR-S40 Riachuelo.

O trajeto, de cerca de cinco quilômetros, foi percorrido em 11 horas, começando na Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM), que também fica em Itaguaí. A operação logística exigiu um planejamento de meses e incluiu a retirada de trechos da rede elétrica. Neste domingo, ocorreu a etapa mais complexa da operação, com interrupções pontuais do tráfego na BR-493, para dar passagem ao veículo especial (prancha móvel) de 320 rodas que transportou as 619 toneladas das três seções, com 39,86 metros de comprimento e 12,30 metros de altura.

 

 

Bloqueio da rodovia BR-493.

As duas seções restantes do Riachuelo, pesando 487 toneladas e medindo 30 metros, serão, em breve, transferidas, separadamente, para o Estaleiro de Construção, onde o submarino entrará em montagem final, a fim de ser lançado ao mar no segundo semestre de 2018.

A movimentação exigiu modicação nas redes elétricas e e outros obstáculos.

 

Tensão nas equipes de translado iniciará a passagem pelo túnel.

 

Nota DefesaNet

A equipe de DefesaNet cumprimenta a todos os participantes, neste importante marco do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), e da construção naval brasileira e da Marinha do Brasil.

Parabéns àqueles que persistiram e levam adiante o mais complexo projeto de Engenharia Nacional.

Equipe DefesaNet

Matérias Relacionadas

Clicando nos banners do PROSUB o leitor terá acesso à todos os artigos publicados por DefesaNet referentes ao Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB). Uma história de todo o PROSUB.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter