COBERTURA ESPECIAL - Prosub - Naval

23 de Dezembro, 2008 - 12:00 ( Brasília )

Marinha do Brasil Assina Contrato de Submarinos


MARINHA DO BRASIL
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA
Brasília, 23 de dezembro de 2008.

Marinha do Brasil Assina Contrato de Submarinos


No que respeita à Marinha, os documentos assinados hoje prevêem, no contexto de uma
parceria estratégica entre o Brasil e a França, a construção, no Brasil, de quatro submarinos convencionais do tipo Scorpène, isto é, movidos a propulsão diesel-elétrica, e o desenvolvimento do projeto, bem como a construção, de um submarino movido a propulsão nuclear. Toda a parte nuclear propriamente dita será desenvolvida exclusivamente pelo Brasil.

Para a implementação dos objetos acima descritos, está prevista, contratualmente, toda a transferência de tecnologia necessária, não só aos projetistas da Marinha, mas também a diversas empresas brasileiras que participarão do processo, posto que está previsto um elevado índice de nacionalização na fabricação dos submarinos. Até o momento, já há mais de trinta empresas nacionais envolvidas, que contribuirão com mais de 36 mil itens, inclusive sistemas complexos.

Estão previstos, ainda, o projeto e construção de um estaleiro especialmente dedicado à construção de submarinos nucleares, o que constitui prática universal, em face dos requisitos tecnológicos, ambientais e de controle de qualidade de tais instalações. Naturalmente, submarinos convencionais também serão ali produzidos. Junto ao estaleiro será construída, ainda, uma base naval para apoio a esses submarinos.
 
No entender da Marinha, os maiores benefícios para a nação serão, além dos bens e meios incorporados ao patrimônio naval, a transferência de tecnologia, o elevado índice de nacionalização e a considerável geração de empregos, que, consideradas as construções civis da base e do estaleiro e a própria operação deste, ultrapassa a casa dos dois mil empregos diretos e cerca de seis mil indiretos.

No mais, a Marinha vislumbra novos horizontes, com um venturoso porvir, graças à visão
estratégica do atual governo, evidenciada com a promulgação recente da Estratégia Nacional de Defesa.

 

CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA

 



Outras coberturas especiais


Doutrina Militar

Doutrina Militar

Última atualização 17 AGO, 00:45

MAIS LIDAS

Prosub