COBERTURA ESPECIAL - Prosub - Naval

28 de Abril, 2015 - 11:11 ( Brasília )

PROSUB - ICN recebe mais duas subseções do primeiro submarino

Vindas da NUCLEP, elas permitirão maior celeridade nas próximas etapas do processo


A Itaguaí Construções Navais (ICN) recebeu no mês de Abril 2015. mais duas subseções do primeiro submarino de propulsão convencional (SBR1), a TR3 e TR4, oriundas da Nuclebrás Equipamentos Pesados S/A (NUCLEP).

A chegada das mesmas marca a nova fase no processo do S-BR1, na qual elas serão unidas às outras três subseções (TR5, TR6 e TR7) que se encontram na Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM) da ICN. Com a unificação dessas estruturas será possível a instalação do escotilhão – peça do casco resistente que permite a retirada de grandes equipamentos durante os períodos de manutenção de maior complexidade.
 
O processo de construção e montagem das subseções TR3 e TR4, que ocorreu ao longo de 2014 e no início de 2015, fez parte do processo de transferência de tecnologia previsto no PROSUB. Durante a montagem da TR4, especialmente a ICN acompanhada de profissionais franceses, conquistou a homologação que a habilita para a instalação de peças de penetração e de braçolas.

Para a montagem final, diversos profissionais da ICN e da Nuclep, entre eles caldeireiros, traçadores, soldadores, operadores técnicos, inspetores de qualidade e pintores, trabalharam para alcançar o objetivo.
 
“A chegada dessas subseções à UFEM/ICN possibilita iniciarmos o trabalho na parte interna das mesmas, sem contar que mostra o avanço de produção do primeiro submarino. Todas as demais subseções do S-BR1 deverão estar na UFEM no início do segundo semestre deste ano”, esclarece Luis Felipe Salomão, coordenador de produção da Unidade de Fabricação de Estruturas Resistentes (UFEM/ICN).

 
Sobre a ICN

A Itaguaí Construções Navais (ICN) é composta pela Odebrecht Defesa e Tecnologia (59%) e pela companhia francesa Direction des Constructions Navales et Services - DCNS (41%), tendo ainda a participação da Marinha do Brasil, por meio de uma “Golden Share”, detida pela EMGEPRON. A empresa foi criada para a construção dos cinco submarinos – quatro com propulsão convencional e um com propulsão nuclear – previstos no Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), da Marinha do Brasil.
 
Sobre o PROSUB

O Programa de Desenvolvimento de Submarinos da Marinha do Brasil (PROSUB), firmado no final de 2008 como parte do Acordo Estratégico Brasil-França, prevê a construção de quatro submarinos convencionais, um submarino de propulsão nuclear, um Estaleiro e uma Base Naval, em Itaguaí (RJ).  O acordo prevê ainda que o submarino de propulsão nuclear seja totalmente desenvolvido no País.