Oficiais-Generais recém-promovidos recebem os cumprimentos do Presidente da República

Lane Barreto

 

Os 32 novos Oficiais-Generais das três Forças Armadas receberam os cumprimentos do Presidente da República, Jair Bolsonaro, em solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (09), no Palácio do Planalto. Foram promovidos 11 Oficiais-Generais da Marinha, 14 do Exército e sete da Força Aérea.

O evento contou ainda com as presenças do Ministro da Defesa, Fernando Azevedo; do Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão; do Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Augusto Heleno; dos Comandantes da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa; do Exército, General de Exército Edson Leal Pujol; e da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar, Antonio Carlos Bermudez; e do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho.

Ao lado do Ministro da Defesa e dos Comandantes das Forças, o Presidente Bolsonaro cumprimentou cada um dos Oficiais-Generais promovidos e discursou.

“Tenho gratidão a esse povo que nós devemos lealdade”, referiu-se Bolsonaro aos militares.

Confraternização com Oficiais-Generais

Após a solenidade no Planalto, ocorreu o tradicional almoço de final de ano do Presidente da República com Oficiais-Generais das Força Singulares. Em discurso, o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, ressaltou o protagonismo exercido pelos militares das Forças Armadas neste ano.

“O momento é apropriado para refletir sobre as entregas que nossas Forças Armadas fizeram à sociedade brasileira em 2019. Um período intenso, carregado de ineditismos, que colocou à prova a flexibilidade dos militares para aprender novas lições, processá-las e resolve-las“, declarou o Ministro.

Ele listou uma série de ações desenvolvidas com o apoio de tropas da Marinha, do Exército e da Aeronáutica e sublinhou o êxito alcançado por meio da Garantia da Lei e da Ordem na Operação Verde Brasil. Na iniciativa, militares das Forças Armadas, coordenados com órgãos de controle ambiental e de segurança pública, executaram ações para o combate às queimadas e para a repressão ao desmatamento da floresta e do garimpo ilegal.

“Graças ao esforço integrado do governo federal, estados e municípios, setembro e outubro registraram números de focos de calor muito abaixo da média”, destacou o Ministro da Defesa.

A Operação Amazônia Azul – Mar Limpo é Vida, também foi destacada. A atividade, que ainda está em curso, promove o monitoramento do litoral e a limpeza das manchas de óleo nas praias brasileiras. Sobre a ação, ele relatou a imediata mobilização das Forças Armadas para “controlar os efeitos, que se apresentavam assustadores às economias locais e incalculáveis para o meio ambiente”.

Foram ainda citados os avanços nos projetos estratégicos de defesa: a entrega da primeira aeronave KC-390, a apresentação do primeiro caça Gripen, a iniciação de testes de mar do Submarino Riachuelo e integração do Submarino Humaitá e a aprovação do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST).

O Ministro Fernando encerrou o pronunciamento evidenciando a valorização do militar e de sua família com a aprovação do Projeto de Lei (PL), que trata da proteção social dos militares e da reestruturação da carreira militar. Conduzido por iniciativa do Presidente da República, o PL foi aprovado na semana passada pelo Congresso Nacional.

¹Dos 32 promovidos, sete são da Força Aérea Brasileira (FAB). São eles: Major-Brigadeiro Engenheiro Jorge Luiz Cerqueira Fernandes, Major-Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo de Souza Nascimento, Major-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita, Major-Brigadeiro do Ar Márcio Bruno Bonotto, Brigadeiro de Infantaria Almir Pinto de Lima, Brigadeiro Intendente Gilson Alves de Almeida Júnior e Brigadeiro Médico Geraldo José Rodrigues.

“Estou muito honrado com a promoção e espero poder corresponder às expectativas da Forca Aérea com o novo posto”, frisou o Major-Brigadeiro Jorge, um dos Oficiais-Generais promovidos. Assista aqui como foi a cerimônia.

Fotos: Alexandre Manfrim

Oficiais-Generais das Forças Armadas participam de encontro com o Presidente Bolsonaro²

Oficiais-Generais da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB) se reuniram, nesta segunda-feira (09/12), no Clube Naval de Brasília (DF), com o Presidente de República, Jair Bolsonaro, para o tradicional almoço de fim de ano.

No encontro, o Presidente Jair Bolsonaro, o Vice-Presidente Hamilton Mourão, o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e o Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Augusto Heleno, cumprimentaram, os Oficiais-Generais, além de representantes do Ministério da Defesa.

Em suas palavras, o Ministro da Defesa enfatizou a evolução das Forças Armadas, em 2019. “Entre os projetos que atuamos, destaco o recebimento da nova aeronave KC-390, a aprovação do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas, a atuação dos militares nas Operações Amazônia Azul e Verde Brasil, dentre outras. Cabe aqui o meu reconhecimento a todos que contribuíram nessas atividades”, destacou.

O Presidente, em seu discurso, agradeceu às Forças Armadas pelo trabalho realizado. “A grande âncora do meu Governo são as Forças Armadas que, juntamente com outras Instituições, dão-nos a certeza de que realmente podemos mudar o destino do Brasil”, finalizou.

Fotos: Palácio do Planalto/ Soldado Wilhan Campos – fonte: ¹ ² CECOMSAER

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter