Villa Boas – Sob risco de perder fala defende maconha medicinal

s

Do UOL, em São Paulo… – Veja mais em https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2019/08/03/sob-risco-de-perder-fala-general-villas-boas-defende-maconha-medicinal.htm?cmpid=copiaecola

D

Do UOL

São Paulo

Com uma doença neuromotora degenerativa, o general Eduardo Villas Bôas, ex-comandante do Exército e atual assessor do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) do Palácio do Planalto, corre risco de não falar mais e tem testado tecnologias para substituir o ato da fala.

Em meio a outras alternativas, o militar contou em entrevista ao SBT que foi apresentado ao canabidiol –um dos 113 compostos encontrados na maconha– e, apesar de não usá-lo, defendeu o uso do medicamento e falou em "hipocrisia social" ao mencionar as dificuldades de quem precisa no acesso ao tratamento.

"Eu não entendo por que ao mesmo tempo que tem gente lutando aí, defendendo a legalização da maconha, está tão difícil se obter esses medicamentos para efeito medicinal. Eu acho, de certa forma, até uma hipocrisia social e vejo a luta de algumas pessoas que dependem disso para minimizar sintomas de efeitos de algumas doenças que têm dificuldade", disse o general com dificuldade para respirar.

Ele afirmou que vai abrir um instituto com sua filha Adriana para ajudar pessoas que sofrem com doenças incapacitantes, assim como ele. Enquanto isso, já começou a usar a navegação na internet sem as mãos e testa três tecnologias diferentes.

Villas Bôas deixou o comando do Exército no começo deste ano e passou o bastão para o general Leal Pujol. Durante a cerimônia de despedida, ele chorou e foi abraçado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) e fez um discurso em que disse que 2018 foi ano "desafiador para as instituições e para a identidade nacional".

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter