COBERTURA ESPECIAL - Presidência da República - Inteligência

28 de Junho, 2019 - 11:00 ( Brasília )

Gen Div Santos Cruz – A Imagem Arranhada

A relação com a extrema-imprensa brasileira foi de mais letalidade que enfrentar rebeldes no Haiti ou no Congo e arranhou a imagem do maior lider militar brasileiro na atualidade

 



Nelson Düring
Editor-Chefe DefesaNet


Após a saída da Secretaria de Governo (SEGOV), o Gen Div Santos Cruz fez dois movimentos, os quais resultaram em profundo desgaste de sua imagem de militar. O primeiro a entrevista à revista ÉPOCA e o segundo a participação na ABRAJI.

Os militares ainda consideram a imprensa como um canal de interação com a sociedade e difusão de informações. Desconhecem a transformação em “extrema-imprensa”, onde os órgãos tornaram-se agentes ativistas, alguns ao nível de panfletos ideológicos e de pura propaganda. Os Fatos, Dados e Números são convertidos em mera campanha de propaganda ao interesse comercial da publicação.


Mesmo o mais conceituado militar brasileiro, no exterior, e experiente no trato com a imprensa internacional, não foi imune, às armadilhas criadas pelas atuais mídias do Brasil. Em curto espaço quatro reportagens com os Generais Santos Cruz, Etchegoyen, Augusto Heleno  e Ramos foram publicadas. A de Santos Cruz destoa negativamente. (Links abaixo no box) 

De forma amadora e com danos quase irreversíveis para a sua imagem como militar, o Gen Div Santos Cruz participou em dois eventos, que foram um desastre. Parecia seguir a “Doutrina do Militar Limpinho”, desenvolvida pelo Gen Div Richard Nunes. Afastava-se do Governo de Jair Bolsonaro. Assim estaria mantendo o prestígio nos escritórios do United Nations Department of Peacekeeping Operations (DPKO), em Nova York.

Porém, nem lá repercutiu bem.

Após o segundo desastre, que foi a participação na ABRAJI (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), o Gen Div Santo Cruz emitiu a nota abaixo, em 27 JUN 2019.  


 

É um show de besteiras’, diz general Santos Cruz sobre gestão Bolsonaro

 



Esclarecimentos:


1) Sobre a chamada em mídia digital da reportagem da revista Época
(https://epoca.globo.com/e-um-show-de-besteiras-diz-general-santos-cruz-sobre-gestao-bolsonaro-23753114). (Nota DefesaNet   pode ser acessada também em http://www.defesanet.com.br/pr/noticia/33317/Gen-Santos-Cruz-–-E-um-Show-de-Besteira/), as palavras usadas "sobre gestão Bolsonaro" são de responsabilidade da revista, não estando presentes nas minhas declarações. A observação  *jamais se referiu à gestão do governo atual, que tem Ministros e servidores da mais alta seriedade.

Sugiro a leitura de toda a reportagem da revista.

2) Aproveito a oportunidade para esclarecer que jamais tive qualquer problema com o Sr Fábio Wajgarten, Chefe da SECOM, não tendo sentido a observação feita na coluna da Época de hoje, 27/6/2019, de que o Sr Fábio é meu "sabido desafeto". Reitero que o relacionamento pessoal e funcional com o Sr Fábio sempre foi absolutamente normal.

3) Sobre veiculações de que no Congresso da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI), aonde tive participação no dia de hoje, 27/6/2019, eu falei que uma das coisas que mais me chamou a atenção foi a sensação de desperdício de dinheiro público, ela é verdadeira. Isso é uma observação geral, fruto da minha experiência funcional nos últimos cinco meses, e não se refere ao governo atual, onde servidores dedicadas trabalham com seriedade e transparência para a boa aplicação e otimizacão dos recursos públicos.

(Enviado por mim para a SEGOV, por consideração ao governo e às pessoas nomeadas no texto, solicitando a difusão, caso seja julgado conveniente).

Carlos Alberto dos Santos Cruz
Brasília 27 Junho 2019



Nota DefesaNet

Em curto período vários meios de comunicação publicaram quatro extensas reportagens com oficiais-generais com participação no governo Bolsonaro ou com influência. DefesaNet coletou e apresenta aos leitores estas matérias.

Recomendamos a leituras de todas. Cada uma traz particularidades relevantes.
 
Caderno EU & Fim de Semana Jornal Valor 21 Junho 2019

Gen Heleno - Um general no Olho do Furacão

Crucial para manter o equilíbrio no governo, ministro é hoje um especialista em administrar problemas de todo o tipo, a todo o instante
.



Jornal Valor 21 Junho 2019

Gen Ex Ramos - Ulysses e Rio Branco são paradigmas de habilidade

O general Luiz Eduardo Ramos, refuta a ideia de que tenha ido para o cargo para conter o amigo a quem conhece desde a adolescência quando ambos foram colegas na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas. "O presidente não é tutelável".


Revista Época Edição 1094

Gen Santos Cruz – É um Show de Besteira

Demitido da Secretaria de Governo de maneira abrupta e deselegante o general Santos Cruz pede foco à gestão Bolsonaro e diz ser hora de ”parar com tanta fofoca”


 
 UOL 24 Junho 2019
 Gen Etchegoyen - Exército não vai ampliar a participação no governo

Gen Etchegoyen foi ministro-chefe de Segurança Institucional no governo Temer. Avalia articulação política e papel dos militares com Bolsonaro. Ataca os críticos à flexibilização da posse de armas no país
 

VEJA MAIS