COBERTURA ESPECIAL - Panorama Haiti - Aviação

20 de Novembro, 2012 - 10:16 ( Brasília )

4º Pelotão de Infantaria da Força Aérea embarca para o Haiti


Emoção e orgulho marcaram a despedida do 4º Pelotão da Força Aérea Brasileira (FAB) que embarcou (10/11) para o HaitI. O pelotão é composto por 18 militares da Base Aérea de Natal (BANT), do Batalhão de Infantaria de Aeronáutica Especial do Recife (BINFAE-RF), da Base Aérea de Fortaleza (BAFZ), da Base Aérea de Salvador (BASV) e do Centro de Lançamento da barreira do Inferno (CLBI), que irão se juntar à Missão das Nações Unidas Para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH).

Os militares da Infantaria da Aeronáutica que atuarão no Haiti enfrentaram uma rigorosa seleção e bateria de exames físicos, médicos e psicológicos. Depois, passaram por um programa de preparação no Batalhão de Infantaria da BANT e no Décimo Sexto Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército Brasileiro (16º BIM), que teve a duração de quase sete meses. Tiveram, ainda, instruções especiais sobre regras de engajamento, sobre a garantia da lei e da ordem, instrução de tiro, patrulhas e treinamento físico, dentre outras atividades.

O Major Brigadeiro do Ar Luis Antonio Pinto Machado, Comandante do II COMAR, presidiu a cerimônia de despedida realizada no pátio do CAN, que ainda com as presenças do Major-Brigadeiro do Ar José Hugo Volkmer, Comandante da I FAE, do General de  Brigada Carlos José Ignácio, Comandante da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada (7º BIM), do Coronel-Aviador João Campos Ferreira Filho, Comandante da BANT, do Coronel Infantaria do Exército Rogério Rozas, Comandante do Batalhão Brasileiro no Haiti (BRABATT) e de outras autoridades militares. O 4º Pelotão da FAB tem retorno do haiti previsto para o mês de junho de 2013.