Operação de reversão do material de emprego militar utilizado no Haiti inicia-se no RJ

No período de 16 a 22 de outubro de 2017, a Base de Apoio Logístico do Exército (Ba Ap Log Ex) e suas organizações militares diretamente subordinadas realizaram a operação de reversão do material de emprego militar (MEM) utilizado no Haiti.

Esse material foi repatriado devido ao término da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH), após 13 anos de operação no país. Tratou-se de uma operação bastante complexa, uma vez que existiam materiais pertencentes a diversas classes de suprimento, dentre as quais se destacavam veículos blindados, armamentos, munição, explosivos, além de um grande número de viaturas. Para a operação de recebimento do material, foram mobilizados mais de 100 militares, que se revezaram diuturnamente em missões de conferência, controle, descontaminação, segurança e escolta do material.

No total foram repatriados 202 contêineres e 235 viaturas, além de outros materiais pertencentes ao Batalhão de Infantaria de Força de Paz (BRABAT), à Companhia de Engenharia de Força de Paz (BRAENGCOY) e ao Grupamento Operativo do Corpo de Fuzileiros Navais.

Para as ações de descontaminação do material, contou-se, ainda, com o apoio do 1° Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (1º Btl DQBRN).

Fotos: Ba Ap Log Ex

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter