Navio parte de Porto Príncipe com materiais e equipamentos utilizados pelo Brasil

No contexto das atividades de desmobilização do 26º Contingente Militar Brasileiro (CONTBRAS) da Missão das Nações Unidas para Estabilização no Haiti (MINUSTAH), no dia 30 de setembro, o navio Ulusoy 5, partindo de Porto Príncipe (Haiti), iniciou o seu deslocamento para o Brasil, transportando todos os equipamentos e viaturas empregadas pelas Forças Armadas brasileiras nessa exitosa missão.

Estão sendo repatriados 203 contêineres, nos quais foram acondicionados os materiais das diversas classes em caixas de madeira (cases), 235 veículos, 12 break bulks e 25 trailers. Toda essa carga tem a previsão de chegar em até 15 dias ao porto do Rio de Janeiro (RJ), onde será realizado o descarregamento do material, desembaraço alfandegário, recepção, conferência e a descontaminação nas organizações militares da Base de Apoio Logístico do Exército.

 

Essa fase final da repatriação do material do CONTBRAS foi acompanhada pelo Chefe do Gabinete de Planejamento e Gestão do Comando Logístico, General de Divisão Luís Antonio Duizit Brito, e por oficiais desse órgão.

A presença da comitiva teve por finalidade verificar o carregamento do material previsto para retornar ao Brasil. Ao longo desses 13 anos de missão, os efetivos de militares, bem como os quantitativos e os tipos de equipamentos empregados, foram periodicamente ajustados, visando atender aos diversos cenários enfrentados pelos 26 Contingentes do Brasil que passaram pelo Haiti, cenários esses sempre muito dinâmicos em razão de o país ter vivido sob grande instabilidade política e social, além de ter sido marcado por recorrentes desastres naturais.

 


Fotos: BRABAT 26 / EB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter