COBERTURA ESPECIAL - Panorama Haiti - Terrestre

07 de Julho, 2017 - 11:30 ( Brasília )

26º Contingente Brasileiro inicia o processo de desmobilização no Haiti


O processo de desmobilização da tropa brasileira na Missão das Nações Unidas para Estabilização no Haiti (MINUSTAH) já teve início. Entre as ações previstas estão a desativação da Estação de Tratamento de Água (ETA 2), a confecção de cases e a preparação dos contêineres para a certificação.

O chefe do Gabinete de Planejamento e Gestão do Comando Logístico do Exército (COLOG), general Carlos dos Santos Sardinha, acompanhou semana passada  o andamento das atividades de desmobilização e reversão do material.

O general Sardinha e sua comitiva ainda visitaram as instalações do Batalhão Brasileiro de Infantaria (BRABAT 26), do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais (Gpt Op FuzNav) e da Companhia de Engenharia de Força de Paz (BRAENGCOY).

Atualmente, o 26º Contingente Brasileiro (CONTBRAS) encontra-se na fase de preparação para o encerramento da MINUSTAH, a qual seguirá até 30 de setembro. Nessa etapa, a tropa está realizando processos administrativos, revisando planos, executando inspeções e antecipando procedimentos que poderão facilitar os trabalhos subsequentes, sem comprometer a eficiência das atividades operacionais realizadas pela tropa.

Fim da Missão no Haiti¹

Seguindo o cronograma definido pelo Ministério da Defesa do Brasil e pelas Nações Unidas (ONU), foi dado início ao processo de Desmobilização do 26º Contingente Brasileiro de Força de Paz (26º CONTBRAS), devido ao término da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH).

Assim, a primeira semana da Operação de Desmobilização foi marcada por palestras e orientações, dentre outras atividades, assim como com a desativação da Estação de Tratamento de Água (ETA 2), a confecção de cases e a preparo de contêineres para a certificação.

Desse modo, para acompanhar o andamento das atividades de desmobilização e reversão do material, o 26º CONTBRAS recebeu, no período de 25 de junho a 1º de julho, uma comitiva do Comando Logístico do Exército (COLOG), liderada pelo Chefe do Gabinete de Planejamento e Gestão do COLOG, General de Divisão Carlos dos Santos Sardinha.

Recepcionada com formatura no tradicional campo de parada da Base General Bacellar e com uma cerimônia junto ao monumento criado para eternizar a lembrança dos militares falecidos no terremoto de 2010, comitiva conheceu, ainda, as instalações do Batalhão Brasileiro de Infantaria de Força de Paz (BRABAT 26), do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais (Gpt Op FuzNav) e da Companhia de Engenharia de Força de Paz (BRAENGCOY).

A fase de preparação para desmobilizar-se, a que atualmente o 26º CONTBRAS encontra-se, seguirá até o dia 30 de setembro. Na etapa que ora ocorre, a tropa está realizando processos administrativos, revisando planos, executando inspeções e antecipando procedimentos que poderão facilitar os trabalhos subsequentes, sem comprometer a eficiência das atividades operacionais.



¹com Agência Verde-Oliva / EB

Fotos: Divulgação 26º Brabat / EB

 

 


VEJA MAIS