EB – Exercício Básico de Operações de Paz em Caçapava

No início do mês de abril, o 26º Batalhão de Infantaria de Força de Paz (BRABAT 26) reuniu os 675 militares brasileiros da Marinha, do Exército e da Força Aérea Brasileira para executarem o Exercício Básico de Operações de Paz (EBOP) nos municípios de Caçapava (SP) e Jambeiro (SP).

Durante esse período, a tropa foi submetida a alguns incidentes, dentro e fora do aquartelamento do Forte Ipiranga, recriando o ambiente que poderá ser encontrado no Haiti.  As principais atividades do EBOP foram o patrulhamento a pé e motorizado, a localização e socorro às vítimas de acidentes, a segurança de instalações e de autoridades, escolta de comboios, progressão em ambiente urbano e cooperação civil-militar (CIMIC).

Essas ações foram executadas com o apoio do Centro de Avaliação de Adestramento do Exército Brasileiro (CAADEx), que verificou as condições da tropa para o cumprimento da missão no país amigo.

O exercício foi coroado com a Operação KAOS, na qual foi feita a simulação da passagem de um furacão, com o acionamento do Destacamento de Resposta Inicial (DRI), isolamento da localidade de Jambeiro (SP), ajuda humanitária, operação de controle de distúrbios, evacuação de civis, resgate de reféns e ação cívico-social.

O EBOP, junto ao Exercício Avançado de Operações de Paz (EAOP), que está sendo realizado desde o dia 18 de abril e termina hoje, dia 28, está inserido na fase final do preparo da tropa denominada de adestramento, sob a coordenação do Centro Conjunto de Operações de Paz (CCOPAB).

O 26º Contingente Brasileiro de Missão de Paz, que é formado pelo BRABAT 26 e pela Companhia Brasileira de Engenharia de Força de Paz (BRAENGCOY) tem a previsão de embarque para o Haiti no dia 16 de maio, em substituição aos militares do BRABAT 25.

Artigo relacionado:

CCOPAB promove exercício com o último contingente para o Haiti [Link]

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter