Homenagem aos militares falecidos no terremoto do Haiti, em 2010

Os militares da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH), na presença de todos os comandantes e dos Estados-Maiores dos contingentes que compõem a missão, homenagearam os militares mortos no terremoto em 2010, no Haiti.

Force Commander da missão, General de Divisão Ajax Porto Pinheiro, fez uso da palavra, além dos comandantes das tropas que tiveram militares vitimados no furacão. Foi realizado um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do terremoto ocorrido em 12 de janeiro de 2010, no Haiti, no qual faleceram 18 militares brasileiros, além de três filipinos, três jordanianos e um uruguaio.

O terremoto de 2010

Ocorrido em 12 de janeiro de 2010, as 16h53 do horário local (19h53 do horário de Brasília), o terremoto destruiu a Capital do Haiti, Porto Príncipe. Com magnitude 7,0 na escala Richter, seguido por 33 réplicas sismológicas, a catástrofe vitimou cerca de três milhões de pessoas, segundo o Comitê Internacional da Cruz Vermelha. O Governo estipulou mais de 200 mil mortos.

O tremor causou grandes danos à cidade e a outras localidades do país, com milhares de edifícios destruídos, incluindo o Palácio Presidencial, o edifício do Parlamento e a sede da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH), que desabou com muitos funcionários dentro, tanto civis quanto militares.

Sete anos do terremoto no Haiti

Nossos heróis lá estiveram; lá deixaram suas vidas e lá vivem seus ideais. O ímpeto dos capacetes azuis brasileiros não se abala. A missão será cumprida! O ambiente permanecerá seguro e estável enquanto houver um Capacete Azul disposto a mantê-lo assim!

Em 12 de janeiro de 2010, 18 Heróis do Exército Brasileiro faleceram durante o terremoto no Haiti, no cumprimento da missão de projetar o Brasil no concerto das Nações, produzindo a manutenção da paz e a estabilização no país amigo. Foram eles:

– General de Brigada Emilio Carlos Torres dos Santos;

– General de Brigada João Eliseu Souza Zanin;

– Coronel Marcus Vinícius Macedo Cysneiros;

– Tenente-Coronel Francisco Adolfo Vianna Martins Filho;

– Tenente-Coronel Marcio Guimarães Martins;

– Capitão Bruno Ribeiro Mário;

– Segundo-Tenente Raniel Batista de Carmagos;

– Primeiro-Sargento Davi Ramos de Lima;

– Primeiro-Sargento Leonardo de Castro Carvalho;

– Segundo-Sargento Rodrigo de Souza Lima;

– Terceiro-Sargento Antonio José Anacleto;

– Terceiro-Sargento Ari Dirceu Fernandes Júnior;

– Terceiro-Sargento Douglas Pedrotti Neckel;

– Terceiro-Sargento Felipe Gonçalves Júlio;

– Terceiro-Sargento Kleber da Silva Santos;

– Terceiro-Sargento Washington Luiz de Souza Seraphim;

– Terceiro-Sargento Tiago Anaya Detimermani;

– Terceiro-Sargento Rodrigo Augusto da Silva;

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter