COBERTURA ESPECIAL - Panorama Haiti - Terrestre

18 de Agosto, 2016 - 10:00 ( Brasília )

BRABAT desencadeia Operação “A Paz deve Continuar” no Haiti


No dia 5 de agosto, o Batalhão Brasileiro de Infantaria de Força de Paz (BRABAT) – Batalhão Porto Príncipe – realizou a Operação “Lapé dwé Continye II” (A Paz deve Continuar II), em conjunto com a Polícia das Nações Unidas (UNPOL) e com a Polícia Nacional do Haiti (PNH), no âmbito da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH).

A Operação teve por finalidade intensificar a presença do BRABAT em toda a sua área de responsabilidade, por intermédio de patrulhamentos motorizado e a pé, bem como, pelo estabelecimento de static point, com foco nas regiões de Martissant e Grand Ravine.

Durante a Operação, foram utilizados drones com o objetivo de facilitar as atividades de comando e controle e a obtenção de dados de interesse para a inteligência. Também, foi utilizado o Sistema Pacificador, que se mostrou extremamente eficiente para acompanhar o movimento da tropa no terreno.

A atividade contou com a presença do General de Divisão Ajax Porto Pinheiro, Force Commander da MINUSTAH, e contribuiu para incrementar a sensação de segurança na região, além de ter aprimorado a capacidade de interoperabilidade entre o Componente Militar e o Componente Policial da MINUSTAH.