BRABAT emprega visão noturna em Aeronave Remotamente Pilotada no Haiti

No dia 12 de fevereiro, o 23º Contingente do Batalhão Brasileiro de Força de Paz (BRABAT 23) realizou o voo com aeronave remotamente pilotada com sistema de câmera termal na Região de Cité Soleil. O sistema de visão noturna instalado em aeronaves remotamente pilotadas (ARP), também conhecidas como drones, aumentará a segurança dos integrantes das patrulhas.

Para operar equipamentos tão sensíveis e complexos, foram treinados militares do Batalhão, principalmente para as funções de piloto externo e de operador de equipamento.

As ARP existentes no BRABAT são empregadas para treinamento de piloto, obtenção de imagens para uso da inteligência e em operações, tanto para a proteção da tropa em terreno, quanto para fins administrativos.

Além da visão termal, a ARP possui características importantes para o emprego em operações militares, que são o alcance de utilização de 5 km, capacidade de transporte de 1,5 kg, autonomia para 40 minutos de voo, com sistema de bateria dupla, e velocidade máxima de 61 km/h.

Ao término da experimentação, as observações realizadas servirão de base para a confecção de um relatório sobre o emprego desse tipo de aeronave em operações de manutenção da paz.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter