CCOPAB dá início ao Exercício Final de Preparo do BRABAT 23

O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) deu iniciou, no dia 13 de outubro, ao Exercício Avançado de Operações de Paz (EAOP), como parte final da preparação do 23º Contingente do Batalhão de Infantaria de Força de Paz (BRABAT 23), que irá integrar a Missão das Nações Unidas de Estabilização no Haiti (MINUSTAH, sigla em francês).

O objetivo do exercício é avaliar o preparo, o adestramento e a eficiência profissional em uma operação de paz, consolidando o espírito de corpo e o sentimento de cumprimento de missão entre os integrantes do contingente e certificando o Batalhão.

Mais de 850 militares, entre homens e mulheres, estão sendo observados e avaliados no período de 13 de 23 de outubro. Ao término do exercício, os militares estarão prontos para o embarque, que ocorrerá a partir do dia 12 de novembro.

O Exercício é uma reprodução do cenário de operações vividas em solo haitiano, no qual serão retratados, na cidade de Pelotas, as possíveis situações que a tropa poderá vivenciar no decorrer da missão, dentre elas, encontro de cadáver, reuniões com lideranças locais, desobstrução de vias, manifestações e apoio humanitário.

Para a correta contextualização do cenário, uma equipe de militares do CCOPAB esteve no Haiti, a fim de atualizar as informações sobre a situação do País e das atividades desempenhadas pela tropa.

O EAOP conta com o apoio de acadêmicos de diversos segmentos, estudantes de idiomas, órgãos de segurança pública e profissionais de imprensa, todos inseridos no contexto do Exercício.

Fonte: CCOPAB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter