Militares concluem estágio de preparação de Comandantes para Missão de Paz

“O encontro serviu para troca de experiências e o estreitamento entre as Forças”. Essa foi a análise do Tenente de Infantaria da Força Aérea Brasileira, Fernando Braga Ferrão Galante, sobre o Estágio Preparatório para Comandantes de Subunidade e Pelotão (EPCOSUPEL).

O curso, realizado entre os dias 2 e 13 de fevereiro, no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), no Rio de Janeiro, visa capacitar os militares integrantes do 22° Contingente da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti  (MINUSTAH).

Durante duas semanas, o estágio abordou assuntos teóricos referentes aos módulos de treinamento padronizados da ONU e as táticas, técnicas e procedimentos utilizados no Haiti. Os militares puderam praticar tiro de combate, emprego de armamento não letal, técnicas de combate em ambiente urbano e primeiros socorros, dentre outras atividades.

O Tenente Galante vai comandar o 9º Pelotão de Infantaria da FAB a cumprir a missão de paz no Haiti. O grupo, composto por militares das guarnições do Rio de janeiro, deve embarcar em maio para Porto Príncipe, capital haitiana. “Essa é a missão da nossa vida, pois além de trazer realização profissional é uma forma de projetar a imagem do Brasil no exterior”, avalia o militar.

Nas ruas de Porto Príncipe, os militares da FAB farão patrulhas, escolta de comboio e controle de distúrbios. “Conheceremos outra realidade bem diferente e estamos motivados, pois contribuiremos para ajudar a população haitiana.

Toda a bagagem adquirida servirá não só para a troca de experiências com outros militares, mas também para nosso engrandecimento pessoal”, ressalta o comandante do pelotão da FAB.

Concluíram o estágio doze militares da Marinha, 44 do Exército e dois da Aeronáutica

Nota Redação On-line DefesaNet

recomandamos a leitura do artigo abaixo, escrito pelo Capitão José Renato Gama de Mello Serrano  / CCOPAB.

– Participação do Esquadrão de Fuzileiros Mecanizado no Batalhão de Infantaria de Força de Paz nocumprimento de missões de Paz no sistema pronto-emprego da ONU (link)

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter