COBERTURA ESPECIAL - Panorama Haiti - Naval

05 de Julho, 2013 - 09:50 ( Brasília )

NDCC “Almirante Saboia” presta apoio logístico ao 18º Contingente Brasileiro no Haiti


No dia 27 de junho, o Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) “Almirante Saboia” atracou na capital do Haiti, em cumprimento à Diretiva da Comissão “HAITI XVII”.

O NDCC “Almirante Saboia” foi designado para prestar Apoio Logístico ao Contingente Brasileiro da Missão das Nações Unidas para Estabilização no Haiti (MINUSTAH), realizando o transporte de material da Força de Fuzileiros da Esquadra e do Exército Brasileiro.

Com a desmobilização do 2º Batalhão de Infantaria de Força de Paz (BRABAT 2), coube ao meio naval o transporte de 33 viaturas a serem repatriadas, 10 contêineres e outros itens, além do transporte para o Haiti de 12 viaturas novas. A Célula Logística de Apoio ao Contingente (CLACH / COLOG) coordenou o evento de embarque e desembarque do material, que contou com a participação de 100 militares pertencentes a diversos pelotões.

Encerrado o descarregamento das viaturas oriundas do Brasil e o carregamento do material a ser repatriado, o “Almirante Saboia” desatracou de Porto Príncipe no dia 29 de junho, com previsão de chegada ao Rio de Janeiro no dia 24 de julho.

Durante sua estada em Porto Príncipe, 115 militares do BRABAT 18 visitaram o Navio. Na ocasião, os militares tiveram a oportunidade de conhecer os diversos sistemas e instalações de uma Organização Militar da Marinha do Brasil. Da mesma forma, 26 integrantes da tripulação do Navio visitaram a Base General Bacellar e a Base Rachel de Queiroz, respectivamente instalações do BRABAT e do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais, estreitando os laços de amizade e cooperação existente entre as Forças durante as atividades desenvolvidas.