COBERTURA ESPECIAL - Panorama Haiti - Geopolítica

22 de Junho, 2013 - 13:39 ( Brasília )

BRABAT 18 - Chegam tropas canadenses que serão incorporadas à brasileira




Porto Príncipe – Haiti- Em 21 de junho, às 17:20 hs, horário local, a bordo de aeronave C130 Hércules da Força Aérea Canadense, 32 militares canadenses desembarcaram no Aeroporto internacional Toussaint Louverture e incorporaram às tropas brasileiras, completando o efetivo do Batalhão de Infantaria de Força de Paz do 18º Contingente Brasileiro (BRABAT18).Outros dois militares já haviam chegado em 18 de junho. O efetivo canadense constituirá o 4º Pelotão da 4ª Companhia de Fuzileiros de Força de Paz. Quatro militares serão integrantes do Estado-Maior do Batalhão Brasileiro.

A tropa canadense é oriunda do 22º Regimento Real do Exército Canadense, que tem sua base na cidade de Quebec, Canadá.

A participação canadense em missão de Paz com o Brasil foi regulada em Memorando de Entendimento assinado entre os Governos Canadense e Brasileiro em 7 de junho em Nova York.

De acordo com o memorando de entendimento, o pelotão canadense estará sob controle operacional do BRABAT18 e cumprirá, dentre outras, as seguintes missões: patrulhas a pé e motorizadas, segurança de instalações e comboios, apoio logístico, operações de isolamento de área, Forças de Reação Rápida e operações de Cooperação Cívico-Militar (CIMIC).

Pela primeira vez na história, tropas brasileiras e canadenses atuarão de forma conjunta em operações militares, propiciando, além do intercâmbio de experiências em operações de paz e a colaboração mútua, um maior grau de conhecimento e interoperabilidade entre as Forças. Essa atividade em prol da paz e segurança internacional se constitui em um marco na cooperação regional.

O Batalhão de Infantaria de Força de Paz do 18º Contingente Brasileiro (BRABAT 18) é formado por 856 militares do Exército Brasileiro, 244 da Marinha do Brasil, 34 da Força Aérea Brasileira, 34 do Exército Canadense, 31 das Forças Militares do Paraguai e 01 do Exército Boliviano, perfazendo um efetivo total de 1.200 militares. Dos 856 do Exército Brasileiro, 224 são do Estado do Mato Grosso, sendo 144 de Cuiabá, e 499 são do Mato Grosso do Sul.

A missão da tropa brasileira é realizar operações de manutenção da paz na sua área de responsabilidade, a fim de contribuir com a MINUSTAH na manutenção de um ambiente seguro e estável no Haiti e no apoio às atividades de assistência humanitária e de fortalecimento das instituições nacionais.

A tropa do BRABAT18 é formada integralmente por voluntários que passaram por criteriosa e rigorosa seleção em suas Unidades.

As Forças Armadas Brasileiras estão no Haiti desde Junho de 2004, integrando a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti, sigla em inglês MINUSTAH. Desde então, mais de 20.000 militares brasileiros já passaram pela missão.



Outras coberturas especiais


Base Industrial Defesa

Base Industrial Defesa

Última atualização 22 JUN, 13:20

MAIS LIDAS

Panorama Haiti