COBERTURA ESPECIAL - Panorama Haiti - Terrestre

14 de Junho, 2013 - 10:35 ( Brasília )

18º Contingente Brasileiro é ativado no Haiti


Porto Príncipe (Haiti) – No dia 7 de junho, em solenidade realizada na Base General Bacellar, o 18º Contingente Brasileiro (18º CONTBRAS) foi ativado no Haiti.

A solenidade marcou a transmissão do cargo de Comandante do Batalhão de Infantaria de Força de Paz do Coronel Rogério Franco Rozas para o Coronel Zenedir da Mota Fontoura; de Comandante do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais do Capitão-de-Mar-e-Guerra Lino Cesar Pestana Gomes para o Capitão-de-Mar-e-Guerra Elson Luiz de Oliveia Góis; e de Comandante da Companhia de Engenharia de Força de Paz do Tenente-Coronel Francisco Alexandre do Couto da Paixão para o Tenente-Coronel Marco Antônio Siqueira de Oliveira. A solenidade marcou também a desativação do 2º Batalhão de Infantaria de Força de Paz, que teve como último Comandante o Coronel Sinval dos Reis Leite.

O evento contou com presença do Comandante Logístico, General de Exército Marco Antônio de Farias, do Comandante do Componente Militar da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti, General de Divisão Leal Pujol, de oficiais-generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira e de autoridades civis e militares da Organizações das Nações Unidas (ONU) e do Brasil.

As unidades de Força de Paz Brasileiras no Haiti têm como missões contribuir para a manutenção de um ambiente seguro e estável na capital haitiana, além de apoiar o esforço internacional de ajuda humanitária. O 18º CONTBRAS foi designado para um período de seis meses de permanência no Haiti e seus integrantes foram submetidos a uma preparação específica, de acordo com os critérios estabelecidos pela ONU.