11 de Outubro, 2016 - 11:10 ( Brasília )

Pensamento

Instituto Brasileiro de Estudos de Defesa Pandiá Calógeras recebe especialista do Reino Unido


O Instituto Brasileiro de Estudos de Defesa Pandiá Calógeras (IBED) recebeu, na sede do Ministério da Defesa, no último dia 30 de setembro, o professor Anthony King, da Universidade de Warwick (Reino Unido). O encontro surgiu do contato da embaixada do Reino Unido com a Subchefia de Assuntos Internacionais do Ministério.

Em entrevista com o especialista em políticas públicas, Matheus Azevedo, do Instituto, o professor tratou de três temas relacionados à sua área de pesquisa: guerra urbana, mulheres nas Forças Armadas e comando militar.

Guerra urbana

Em relação à guerra urbana, Anthony King sinalizou um novo projeto de pesquisa sobre o tema, com a experiência de diversos países. A partir dessa pesquisa, deve propor medidas concretas para as políticas públicas do Governo Britânico. O professor disse que o Brasil tem muito a contribuir nesse tema, tendo em vista a experiência das Forças Armadas com operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

Mulheres nas Forças Armadas

O professor Anthony já publicou artigo sobre o tema da inserção de mulheres em instituições militares. Suas conclusões indicam que mulheres tendem a ser melhor inseridas em organizações militares quando são: submetidas aos mesmos treinamentos e exames que os homens; colocadas em equipes com homens que possuem graduação ou posto de menor nível (para manter um distanciamento social); e alocadas para funções especializadas e essenciais ao combatente, tais como atirador de elite ou médico de campo. Segundo Anthony, dentre países estudados (EUA, Reino Unido, Alemanha e Austrália), o Canadá tem demonstrado maiores avanços nesse tema.

Comando militar

Em seus estudos, o professor observou uma tendência relativamente recente, em Forças Armadas de primeiro mundo, de delegar mais as funções de comando. Ele afirma que alguns avanços tecnológicos, especialmente em tecnologia da informação, têm ajudado na promoção dessa tendência.

Entre os livros já publicados pelo professor Anthony King destaca-se “The Combat Soldier: infantry tactics and cohesion in the twentieth and twenty first centuries”. (Oxford University Press, 2013) e “The Transformation of Europe ’s Armed Forces: From the Rhine to Afghanistan” (Cambridge University Press, 2011).

IBED

O Instituto Brasileiro de Estudos de Defesa Pandiá Calógeras é uma instituição civil de estudos de Defesa, subordinada ao Ministro da Defesa, que tem como atribuição assessorar o ministro, direta e indiretamente, com base em altos estudos aplicados e em ampla participação social e acadêmica.

VÍdeo: Interview with Prof. Anthony King (em inglês)