Coreia do Norte dispara mísseis de curto alcance em segundo teste em uma semana

A Coreia do Norte disparou nesta quinta-feira o que aparentaram ser dois mísseis de curto alcance, disseram forças militares da Coreia do Sul, menos de uma semana após o líder norte-coreano, Kim Jong Un, supervisionar um teste de disparos de múltiplos foguetes e de um míssil.

Os lançamentos ocorreram enquanto o enviado especial dos Estados Unidos na Coreia do Norte, Stephen Biegun, estava em Seul, capital da Coreia do Sul, para dialogar com o ministro das Relações Exteriores sul-coreano, Kang Kyung-wha, e seu homólogo, o representante nuclear Lee Do-hoon.

Os dois mísseis foram disparados por volta de 04h29 e 04h49 (horário de Brasília), da região noroeste de Kusong, em direção ao leste, informou um comunicado dos Estado-Maior das Forças Armadas sul-coreanas.

Os projéteis cobriram distâncias de 420 e 270 quilômetros, respectivamente, e alcançaram uma altitude de cerca de 50 quilômetros antes de caírem no oceano, disseram os militares.

Analistas afirmaram que era cedo demais para identificar com precisão qual era o tipo dos mísseis.

“Você não sabe qual tipo de míssil é apenas por quão longe voaram”, disse Yang Uk, um pesquisador sênior do Fórum de Defesa e Segurança da Coreia.

Tal alcance provavelmente superaria a maioria dos foguetes que a Coreia do Norte disparou no sábado a partir de sua costa leste em direção ao oceano, ampliando a tensão em um momento de impasse nas negociações com os Estados Unidos.

“A Coreia do Norte retornou às suas clássicas táticas de escalada de antes”, acrescentou Yang. “Eu acredito que eles vão continuar escalando ao usar o que parecem ser mísseis de curto alcance, algo que não vai causar reação dos EUA de imediato”.

Depois do lançamento desta quinta-feira, forças militares sul-coreanas informaram que reforçaram o monitoramento e a segurança em caso de outro lançamento, além de estarem trabalhando com os Estados Unidos para obter informações adicionais sobre os mísseis envolvidos.

Coreia do Norte diz que teste recente com foguetes foi "regular e auto-defensivo", diz agência estatal

A “simulação de ataque” conduzida pela Coreia do Norte na semana passada, na qual o líder Kim Jong Un supervisionou o lançamento de foguetes e de pelo menos um míssil balístico de curto alcance foi “regular e auto-defensiva”, disse o Ministério das Relações Exteriores do país na quarta-feira. 

“A simulação recente conduzida por nosso Exército nada mais é que uma parte do treinamento regular militar. Não teve ninguém como alvo e não agrava a situação da região”, informou um porta-voz não identificado em uma nota da agência de notícias estatal KCNA.

O secretário de Defesa em exercício dos Estados Unidos Patrick Shanahan disse em uma audiência do Congresso nesta quarta-feira que a Coreia do Norte havia disparado “foguetes e mísseis”, na primeira vez que o Pentágono detalhou o que acreditava ter sido disparado pelo governo de Pyongyang. 

O teste do último sábado foi o primeiro de um míssil balístico pela Coreia do Norte desde o lançamento de um míssil balístico intercontinental de longo alcance em novembro de 2017.

Ele veio na esteira da paralisação das negociações da Coreia do Norte com os EUA e a Coreia do Sul em fevereiro, e geraram alarme nos dois países, que têm buscado convencer o Norte a abandonar seu programa de armas nucleares e de mísseis balísticos.

Seul respondeu no sábado ao pedir que seu vizinho do norte “pare atos que escalam a tensão militar na Península Coreana”.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter