Rússia anuncia envio de tropas para ilhas disputadas perto do Japão

A Rússia anunciou nesta segunda-feira que montou novos quartéis para tropas em uma cadeia de ilhas disputadas perto do Japão e que construirá mais instalações para veículos blindados, uma medida que deve irritar Tóquio depois que este exortou Moscou a reduzir suas atividades militares no local.

O anúncio do Ministério da Defesa informa que Moscou planeja instalar os soldados em quatro complexos de habitações em duas das quatro ilhas em disputa, conhecidas como Ilhas Curilas na Rússia e Territórios do Norte no Japão, na semana que vem.

A notícia veio depois de o Kremlin dizer que o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, pode visitar a Rússia em 21 de janeiro. Os dois países intensificaram uma iniciativa para encerrar a disputa territorial para poderem assinar um tratado de paz da Segunda Guerra Mundial, algo que o desentendimento sobre as ilhas do Pacífico vem impedindo há tempos. ]

Não houve reação imediata do Japão. Em julho Tóquio disse ter pedido à Rússia para reduzir suas atividades militares nas ilhas, um apelo que Moscou refutou à época por vê-lo como um empenho diplomático inútil.

Forças soviéticas tomaram as quatro ilhas ao final da Segunda Guerra Mundial, e tanto Moscou quanto Tóquio reivindicam soberania sobre elas. Diplomatas dos dois lados falaram sobre a possibilidade de reativar o esboço de um acordo dos tempos soviéticos que contemplava a devolução de duas das quatro ilhas como parte de um acordo de paz.

O Japão se diz preocupado com o que vê como uma intensificação militar russa nas ilhas, e a Rússia se diz perturbada com a instalação japonesa do sistema de mísseis norte-americano Aegis Ashore.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter