EADS CASA inicia em julho negociações de mais três acordos de compensação

Executivos da VEM, Atech e Aeroeletrônica participam no próximo mês de encontros na Espanha para fechar detalhes do projeto de offset, que possibilitarão investimentos totais de US$ 800 milhões

A EADS CASA, empresa espanhola da Divisão de Aeronaves de Transporte Militar da European Aeronautic Defence and Space Company (EADS), iniciará em julho mais uma fase de negociação com a Varig Engenharia e Manutenção (VEM), Atech e Aeroeletrônica no programa de compensações à indústria nacional previsto nos projetos CLX, de venda de 12 aviões de transporte militar C-295, de modernização de 8 aviões de patrulha marítima P-3 Orion, e da instalação do sistema de missão FITS (Fully Integrated Tactical System), desenvolvido integralmente pela EADS CASA.

Hoje, a companhia fechou o primeiro contrato do programa com a High Technology Aeronautics (HTA), consórcio que tem apoio da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil), formado por 12 pequenas e médias empresas da região do Vale do Paraíba (São Paulo). A HTA espera que o faturamento acumulado nos próximos dez anos chegue a US$ 90 milhões, com a criação de 300 novos postos de trabalho a partir de julho.

A VEM deve iniciar o trabalho de revitalização das turbinas dos aviões P-3 em setembro, num projeto de cinco anos no valor de US$ 40 milhões. A Atech e a Aeroeletrônica poderão fornecer software e simuladores de vôo, entre outros produtos. Nos próximos nove meses, a EADS CASA contratará todos os parceiros brasileiros, levando o projeto de compensação a US$ 800 milhões com a criação de 1.500 novos postos de trabalho no Brasil.

José María Novo Banet, vice-presidente de colaboração internacional, e Urbano Cícero de Fleury Araújo, presidente da HTA, assinaram hoje de manhã o contrato, no qual o consórcio do Vale do Paraíba exportará peças e partes de produtos aeronáuticos para a fábrica da EADS CASA, em Sevilha. Segundo Alberto Robles, gerente de vendas da EADS CASA para a América Latina, “a HTA é o primeiro parceiro da EADS CASA que tem grande importância não apenas para a companhia, como para todo o Grupo EADS”.

Segundo ele, a HTA poderá também ser fornecedora de peças e subconjuntos para os aviões da família Airbus. “O que assinamos não é apenas um compromisso com o governo brasileiro, mas a formação de uma parceria. Portanto, o trabalho não está limitado aos aviões adquiridos pelo governo (C-295 e P-3), mas a toda família de aeronaves e, futuramente, outras empresas do Grupo EADS. Nossa expectativa é de, mesmo após os 10 anos de contrato, continuar a relação comercial com a HTA a medida em que a empresa responda às nossas expectativas, que tenho certeza que responderá”, explicou Robles.

Araújo explica que serão fabricados peças e subconjuntos de aço, de materiais compostos e de titânio utilizados na composição de partes das aeronaves da família EADS CASA, cuja exportação terá início no fim do ano. “A produção começa agora, com contratação de pessoal já no segundo semestre. Este é um resultado de quatro anos de negociação, de visitas à fábrica em Sevilha, e é um momento muito especial”, afirma o executivo.

Para o presidente da HTA, esse novo contrato reforçará os planos da empresa de conquistar, em dez anos, meio por cento dos US$ 30 bilhões movimentados anualmente pelo mercado de peças para o setor aeronáutico. “Atualmente, não temos um ponto sequer. Mas o Brasil hoje é o foco da indústria aeronáutica mundial e precisamos aproveitar esse momento, com ajuda do governo, com a ótima qualidade da mão-de-obra e dos baixos custos”, afirma.

 

Sobre a EADS CASA

 

A EADS CASA é uma companhia espanhola que faz parte da Divisão de Aeronaves de Transporte Militar (MTAD, na sigla em inglês) do Grupo EADS. A empresa projeta, fabrica e comercializa aviões de transporte militar. Com os aviões C-212, CN-235 e C-295, a EADS CASA é líder mundial no mercado de aviões médios de transporte militar, com mais de 700 aeronaves em vôo em mais de 100 operadores em todo o mundo, além de ser responsável pelo sistema de missão FITS. É o único fabricante que cobre o segmento de 3 a 9 toneladas. A MTAD, que também tem a participação da Airbus, está desenvolvendo o A400M para disputar o mercado de aeronaves pesadas para transporte militar. Em 2004, a divisão registrou receitas de 1,304 bilhão de euros – o que foi possível, entre outros fatores, graças ao programa A400M. O Ebit (lucro antes de impostos e juros) chegou a 26 milhões de euros e a carteira de pedidos permaneceu estável em 19,897 bilhões de euros.

 

Sobre a HTA

 

A HTA é um consórcio de 12 empresas do setor aeronáutico na região do Vale do Paraíba (São Paulo), fundado em novembro de 2002. Com o objetivo de conquistar o mercado externo, a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, teve um papel de destaque no crescimento da companhia, fornecendo apoio às empresas que formam o consórcio desde 2000. Estas possuem mais de 15 anos de experiência no setor aeronáutico e, em sua maioria, foram criadas por ex-funcionários da Embraer, somando um know-how de 20 anos nas mais diferentes áreas, participando do programa aeronáutico brasileiro nos processos de engenharia, design, manufatura até a montagem não apenas de sistemas de aeronaves com propulsão a turbo, mas também aviões a reação e militares. As seguintes companhias fazem parte da HTA: Aeroserv, Alltec,, Autômata Industrial, Bronzeana, Compoende Aeronáutica, Graúna–Carpini & Marques, Leg Engenharia, Metinjo–Metalização Joseense, Mirage Indústria e Comércio de Peças, Status Usinagem, SPU Indústria e Comércio de Peças e Tecplas Indústria e Comércio de Fibras

 

Sobre a EADS

A EADS (European Aeronautic Defence and Space Company) é líder mundial nos segmentos aeroespacial, defesa e de serviços relacionados. Em 2004, a companhia obteve faturamento de 31,8 bilhões de euros, empregando aproximadamente 110 mil pessoas. Fazem parte do Grupo EADS a fabricante de aeronaves AIRBUS; a EUROCOPTER, maior fornecedor mundial de helicópteros e a joint venture MBDA, um dos principais produtores de mísseis no mundo. A EADS é também integrante majoritária no consórcio Eurofighter, o contratante principal para o lançador de satélites Ariane, está desenvolvendo a aeronave de transporte militar A400M e é o maior parceiro industrial do sistema europeu de navegação por satélite Galileo. A empresa detém um amplo e diversificado escopo de produtos e desenvolve permanentemente parcerias locais, por meio de sua rede de 35 escritórios internacionais, três deles localizados na América Latina (São Paulo, Santiago e Cidade do México). No Brasil, a EADS mantém investimentos há 27 anos, tendo iniciado sua presença por meio da Helibras; é acionista da Embraer e desenvolve parcerias de longo prazo com diversos clientes, como a TAM, as Forças Armadas, a Polícia Federal e as forças policiais estaduais.

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