COBERTURA ESPECIAL - P3BR - Aviação

04 de Junho, 2001 - 12:00 ( Brasília )

Programa de Modernização das Aeronaves P-3 Orion

Primeiro RFP emitido pelo Comando da Aeronáutica. Os P-3 Orion recebidos dos Estados Unidos, segundo informações foram recebidos doze aviões, sendo oito modernizados.

Palavra do Comandante da FAB


Brasília, 4 de junho de 2001



A Força Aérea vem envidando esforços no seu reaparelhamento, através de ações do Programa de Fortalecimento do Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, e para tal o Departamento de Pesquisas e Desenvolvimento da Aeronáutica (DEPED), por intermédio do Subdepartamento de Programas e Projetos (SDDP), promoveu, no dia 30 de maio de 2001, a entrega do Pedido de Oferta (RFP) às empresas interessadas em participarem do programa de modernização das aeronaves de patrulha P-3 Orion, adquiridas recentemente pela Aeronáutica.

Participaram do evento representantes das empresas internacionais Alenia Difesa, da Itália; BAE Systems, da Inglaterra; Boeing Company, Lockheed Martin e Raytheon, dos Estados Unidos; e EADS-CASA, da Espanha.

O P-3 Orion é um clássico da Patrulha Marítima que conta com mais de 400 unidades voando em 16 países, com excelentes índices de segurança de vôo e de cumprimento da missão. Atualmente, diversos países estão conduzindo programas de modernização das suas frotas. Além dos Estados Unidos, maior operador mundial desse tipo de aeronave, Holanda, Espanha, Austrália e Canadá desenvolvem programas semelhantes.

Na FAB, a aeronave irá realizar missões de patrulha marítima de superfície e anti-submarino, operações de busca e salvamento, de combate ao contrabando e ao narcotráfico, de apoio em calamidades, de apoio à Marinha Mercante e à Marinha do Brasil e em complemento às operações realizadas no âmbito do Sistema de Vigilância da Amazônia.

As aeronaves receberão equipamentos eletrônicos de última geração, incorporando os mais avançados sistemas disponíveis no mercado.

O programa também possibilitará a transferência de tecnologia de alto nível para o País e a participação de empresas nacionais como fornecedoras de equipamentos e serviços, propiciando a geração de novos empregos.

As empresas participantes do processo de seleção deverão apresentar suas propostas técnicas e comerciais no próximo dia 16 de julho. A entrega da primeira aeronave modernizada deverá ocorrer em dezembro de 2004.

A modernização do P-3 Orion irá adequar a nossa aviação de Patrulha ao moderno Teatro de Operações, garantindo a soberania do nosso mar territorial e trará o que existe de mais moderno em patrulhamento marítimo para a nossa Força Aérea.


 

Brasília, 4 de junho de 2001



Ten.-Brig.-do-Ar CARLOS DE ALMEIDA BAPTISTA
Comandante da Aeronáutica


Outras coberturas especiais


Guerra Hibrida Brasil

Guerra Hibrida Brasil

Última atualização 18 OUT, 09:45

MAIS LIDAS

P3BR