COBERTURA ESPECIAL - P3BR - Aviação

29 de Julho, 2014 - 14:23 ( Brasília )

P-3AM – FAB Completa o Programa

Esquadrão Orungan conta agora com nove aeronaves modernizadas


Nota DefesaNet

Para notícias referentes ao Programa P3BR acesse a Cobertura Especial P3BR Link

O editor

 

O Esquadrão Orungan  (1º/7º GAv) sediado em Salvador (BA), recebeu sábado (26/07) o nono e último avião de patrulha marítima P-3AM. É o fim do ciclo iniciado com a chegada da primeira aeronave, em 2011.

Com uma autonomia para voos de até 16 horas, o modelo é utilizado para vigilância e proteção de áreas marítimas e dos recursos naturais, como as áreas das reservas de petróleo das camadas do pré-sal. Além disso, a frota apoia as atividades de busca e salvamento no Atlântico Sul sob responsabilidade do Brasil.

Adquiridas dos EUA, as aeronaves passaram por um processo de modernização na fábrica da Airbus Military, em Sevilha, na Espanha. Os sistemas foram atualizados e integrados em um sistema tático de missão, operado por uma tripulação de até doze militares.

Cada P-3AM leva equipamentos como radar, detector de anomalias magnéticas, visor infravermelho e antenas para recepção de sinais de radar. Além disso, é possível lançar sonobóias, um tipo de bóia que atua como sonar e transmite para a aeronave informações que podem ajudar a localizar submarinos submersos.

Em quase três anos de implantação, o Esquadrão realizou treinamentos de guerra antissubmarina, busca e resgate, reconhecimento aéreo e patrulha marítima em território brasileiro. Também ocorreram exercícios conjuntos com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e diversos países como Estados Unidos, França, Portugal, Inglaterra, Canadá, Alemanha, Cabo Verde, Argentina e Chile.

No exercício Joint Warrior, realizado em 2013 na Escócia, a FAB foi convidada a voar ao lado das aeronaves da OTAN e surpreendeu nos resultados. Em um treinamento onde o desafio era acompanhar um submarino sem perder o contato pelo maior tempo possível, os brasileiros quase equipararam a marca dos norte-americanos. Eles monitoraram o submarino por duas horas e cinco minutos, e os militares do Esquadrão Orungan alcançaram duas horas e um minuto.
 
De 2011 até hoje, o Esquadrão também formou novos tripulantes entre militares vindos de várias unidades da FAB.

Nota da Airbus Defence and Space
 
 A Airbus Defence and Space completa o programa de modernização do P-3 Orion para a Força Aérea Brasileira
 
A Airbus Defence and Space entregou a última das nove aeronaves de combate anti-submarino P-3 Orion (CAS) modernizadas com novos sistemas e aviônicos para a Força Aérea Brasileira (FAB). A aeronave foi transportada de Sevilha, Espanha, para Salvador na Bahia, onde ficará baseada.
 
As nove aeronaves foram adquiridas pela FAB da Marinha dos EUA em 2006, juntamente com mais três a serem desmontadas para peças de reposição, e foram modernizadas em Sevilha e Getafe, perto de Madrid.
 
As aeronaves foram equipadas pela a Airbus Defence and Space com o Sistema Tático Totalmente Integrado (Fully Integrated Tactical System – FITS) e uma combinação completamente nova de sensores de missão, sistemas de comunicação e aviônicos de cockpit. Além disso, os motores e estruturas das aeronaves foram modernizados, aumentando a vida útil operacional da frota por muitos anos e proporcionando ao Brasil um recurso altamente moderno e eficaz, adequado para execução de atividades militares e civis, incluindo a função anti-submarino, patrulha marítima, busca e salvamento assim como a aplicação da lei na zona de exclusão econômica.
 
Sob os termos do contrato, o Brasil está se beneficiando de um amplo pacote de offset, incluindo uma gama de projetos industriais, bem como a formação e pesquisa no setor aeroespacial.
 
“Este foi um programa grande e complexo, e estamos muito orgulhosos do trabalho feito na modernização da frota brasileira dos P-3. A FAB tem agora uma das frotas mais modernas de sua categoria”, disse Antonio Rodríguez Barberán, Chefe Comercial de Military Aircraft na Airbus Defence and Space.
 
A Airbus Defence and Space modernizou um total de 12 P-3 Orions, nove para a Força Aérea Brasileira e três para a Força Aérea Espanhola.


Assista abaixo reportagem sobre uma missão realizada por uma aeronave P-3AM durante a Operação Atlântico:




Outras coberturas especiais


Ecos - Guerras, Conflitos, Ações

Ecos - Guerras, Conflitos, Ações

Última atualização 21 AGO, 13:45

MAIS LIDAS

P3BR