Comandantes dos Exércitos Brasileiro e Belga estreitam laços de cooperação na área militar dos dois países

No dia 5, o Comandante do Exército, General de Exército Edson Leal Pujol, encontrou-se com o Comandante do Exército Belga, Major General Marc Thys, em Evere, na Bélgica.

Na oportunidade, os comandantes estudaram a possibilidade da realização de cursos ministrados em inglês por oficiais belgas e brasileiros, direcionados para os militares vocacionados a operações de paz, na área de cibernética e de guerra na selva.

No passado, Brasil e Bélgica estreitaram os laços de amizade e cooperação quando, na década de 1960, o Exército Brasileiro adquiriu o Fuzil Automático Leve (FAL) e, em 1990, quando as primeiras unidades do Carro de Combate Leopard 1A1 foram compradas do Exército Belga.

O encontro faz parte da agenda do comandante pela Europa, com uma série de visitas oficiais durante a semana. O General Leal Pujol já passou pelo Exército Espanhol, pelo Exército do Reino Unido, pelo Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM) e pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

Comandante recebe medalha no Conselho Internacional do Esporte Militar e visita OTAN em viagem oficial


 

No dia 4, o Comandante do Exército, General de Exército Edson Leal Pujol, realizou visita oficial ao Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM), na Bélgica, sendo recepcionado pelo secretário-geral, Coronel Mamby Koita, do Exército da Guiné.

Na oportunidade, o comandante foi condecorado com a Ordem do Mérito Militar CISM no grau Grande Oficial, por ter contribuído para o desenvolvimento do desporto nacional e internacional. Militares brasileiros que trabalham no CISM também estiveram no evento, como o diretor de esportes, Coronel Luiz Fernando Medeiros Nóbrega; o gerente de comitês esportivos e da academia do CISM, Tenente-Coronel Rafael Soares Pinheiro da Cunha; e o gerente de protocolos e eventos, Tenente-Coronel Edson Aita.

Oficiais da Marinha do Brasil e de nações amigas também estiveram presentes na recepção do comandante. O General Leal Pujol segue com sua visita oficial à Europa.

Ainda no dia 4, na capital da Bélgica, o comandante reuniu-se com o vice-presidente do Comitê Militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Tenente-General Steven Shepro.

Na ocasião, foram debatidas oportunidades de parceria no campo militar entre o Exército Brasileiro e a OTAN, especialmente nas áreas de capacitação e de iinteroperabilidade.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter