COBERTURA ESPECIAL - OTAN - Geopolítica

17 de Julho, 2018 - 14:00 ( Brasília )

EUA tenta persuadir Turquia a não comprar mísseis russos


Os Estados Unidos tentam persuadir a Turquia - seu parceiro na OTAN - a não comprar um sistema russo antimísseis em detrimento dos mísseis terra-ar Patriot, revelou nesta segunda-feira a subsecretária de Assuntos Políticos Militares do departamento de Estado, Tina Kaidanow.

"Nos preocupa que ao comprar estes sistemas dos russos isto seja favorável a alguns comportamentos ruins que temos observado neles", disse Tina Kaidanow.

A OTAN, integrada por 29 países, teme que a aquisição de sistemas de mísseis antiaéreos S-400 da Rússia por parte da Turquia possa proporcionar a Moscou informações de inteligência sobre os equipamentos militares ocidentais.

Esta eventual compra turca se transformou em uma fonte de atrito e legisladores americanos advertiram que Ancara poderá sofrer sanções se prosseguir com a aquisição dos S-400.

Tina Kaidanow acrescentou que os Estados Unidos querem garantir que os sistemas adquiridos por seus parceiros "sigam apoiando a relação estratégica entre nós e nossos aliados".

No mês passado, os Estados Unidos advertiram que poderiam bloquear a entrega de aviões F-35 à Turquia caso Ancara adquirisse os S-400.