Briga diplomática entre EUA e Turquia não afeta laços militares (Pentágono)

A briga diplomática entre Washington e Ancara não afetou até o momento a OTAN ou os laços militares dos Estados Unidos com a Turquia, informou o Pentágono nesta terça-feira (10).

Os Estados Unidos dependem em grande medida de uma base aérea em Incirlik, no sul da Turquia, para lançar ataques aéreos contra o grupo Estado Islâmico (EI) na Síria e no Iraque.

"A base da Força Aérea turca em Incirlik continua desempenhando um importante papel de apoio à OTAN e aos esforços da coalizão", disse o coronel Rob Manning, porta-voz do Pentágono.

"As operações contra o EI da coalizão" em outras instalações do país "estão estreitamente coordenadas e têm o apoio total de nossos parceiros turcos", acrescentou.

A polêmica diplomática veio à tona na semana passada após a detenção de um funcionário turco do consulado americano em Istambul por supostos vínculos com o grupo acusado do golpe de Estado frustrado no ano passado.

Em resposta, os Estados Unidos deixaram de emitir vistos, exceto os de imigração, em suas missões diplomáticas na Turquia, o que levou às missões turcas nos Estados Unidos a responderem com a mesma medida.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter