CCOPAB – Preparará oficiais de Estado-Maior para operações de paz


Certificação foi dada ao Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), pelas Nações Unidas; instituição brasileira deve formar forças nacionais e de países que contribuem com tropas nas operações internacionais.

As Nações Unidas atribuíram na sexta-feira (26JUL2019) um certificado que garante ao Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), a preparação de oficiais de Estado-Maior nas operações de manutenção da paz.

O Conselheiro Militar da Missão do Brasil junto às Nações Unidas, general do Exército Gerson Menandro Garcia de Freitas, recebeu a certificação do chefe do Serviço Integrado de Treinamento da organização.

O Conselheiro Militar da Missão do Brasil junto às Nações Unidas, general do Exército Gerson Menandro Garcia de Freitas

Profissionais

Em conversa com a ONU News antes de receber o documento, em Nova Iorque, o oficial destacou o papel do Brasil na melhoria da atuação das forças internacionais.

“Nós devemos destacar, com bastante ênfase, a nossa participação na construção de capacidades, na educação, e na melhoria do desenvolvimento utilizando a nossa expertise, o nosso centro de paz e também de profissionais nossos e de equipes móveis de treinamento. Nós temos sediado cursos, ministrado cursos no exterior e participado na elaboração de manuais. Ou seja, ajudando muito à ONU para melhorar o desempenho das suas tropas no terreno.”

Centro

Com o reconhecimento internacional, o centro deve formar altos oficiais brasileiros e de países que contribuem com tropas nas operações de manutenção da paz da ONU.

Criado em 2005, o que antes foi conhecido como Centro de Instrução de Operações de Paz iniciou suas atividades preparando a então Brigada Haiti. Em 2010, o local alterou o nome para Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil.


 
MINURSO

A brasileira Andréa Firmo que liderou uma base de observadores militares no Saara Ocidental. Brasil destaca ajuda à organização para melhorar o desempenho

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter