MB – Dia da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I)

A Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM) realizará, às 16 horas do dia 25 de abril, no Salão Nobre do Comando da Marinha, em Brasília-DF, a Cerimônia alusiva ao “Dia da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) na Marinha", com a presença de diversas autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário Federal, além de membros do Corpo Diplomático e da Academia.

Neste ano, a Cerimônia se reveste de especial brilho, pois celebramos o 10º aniversário da DGDNTM,

Dentre os Eventos programados, destacam-se:

 o lançamento da 29ª Edição da Revista “Pesquisa Naval”;

 a entrega da Menção Honrosa do Prêmio “Soberania pela Ciência”; e

 a entrega do Prêmio “Soberania pela Ciência”.

A Revista “Pesquisa Naval”

A Revista Pesquisa Naval (RPN) é um periódico científico de publicação anual, que apresenta à comunidade científica uma coletânea de estudos desenvolvidos por pesquisadores das Áreas Científica, Tecnológica e de Inovação, cujos temas sejam das áreas de interesse da Marinha. O periódico é publicado pela Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha e é avaliado pelo Sistema de Classificação de Periódicos, Anais, Revistas e Jornais (QUALIS) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) nas seguintes categorias: “B4”, na áreas de avaliação Engenharia II, “B5”, nas áreas de avaliação Engenharia III,  Engenharia IV,  Geociências e Ciências Ambientais; e “C”, nas áreas de avaliação Biotecnológica, Ciências da Computação, Matemática/Probabilidade Estatística e Química.

O Prêmio “Soberania pela Ciência”

O Prêmio, criado em 2016, com o objetivo de reconhecer e premiar o melhor trabalho, desenvolvido por pesquisadores e/ou equipe de pesquisa das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT) da Marinha, com potencial contribuição para a concretização dos objetivos estratégicos elencados na Doutrina de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha e, consequentemente, para o desenvolvimento científico e tecnológico nacional. Nesta segunda Edição, o Prêmio “Soberania pela Ciência” foi concedido ao Trabalho intitulado “Metodologia para a Estimativa Computacional do Ruído Vibratório em Propulsores”, desenvolvido por pesquisadores da Diretoria de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DDNM), cujos autores são:

 

– AUTOR PRINCIPAL: Primeiro-Tenente (RM2-EN) EDUARDO RIBEIRO MALTA; e

– COAUTORES: Capitão-Tenente (EN) ALCEU JOSÉ DOS SANTOS MOURA e Capitão-Tenente (EN) RUBENS CAVALCANTE DA SILVA.

A DGDNTM concederá, ainda, a distinção Menção Honrosa – Prêmio “Soberania pela Ciência” ao Grêmio de “Ciência e Tecnologia” da Escola Naval, pela realização do Projeto “Barco Solar”. O Projeto que visa a desenvolver e aplicar tecnologias renováveis de ponta, em diferentes tipos de embarcação, assim como incentivar o desenvolvimento de outros projetos de Ciência & Tecnologia.

Nosso Patrono

Em 22 de abril, dia do nascimento do Almirante Álvaro Alberto e, portanto, data significativa para a Ciência e Tecnologia no Brasil e, em particular, para a nossa Marinha, prestamos homenagem a esse proeminente Brasileiro e Marinheiro.   Patrono da Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha do Brasil, o Almirante Álvaro Alberto deixou-nos, como legado, a inabalável convicção de que o domínio e a aplicação do conhecimento são os vetores para o Progresso Nacional.

 

Almirante Álvaro Alberto, Patrono da Ciência, Tecnologia e Inovação na Marinha

Breve histórico

 

O Almirante Álvaro Alberto exerceu o Magistério, por mais de três décadas. Catedrático do Departamento de Físico-Química da Escola Naval, dedicou-se ao desenvolvimento de pesquisas, na área de explosivos, e aos estudos mais aprofundados concernentes à Energia Nuclear.

Além dos Cargos e Funções desempenhados ao longo da Carreira Naval, percorreu distintas trajetórias, alicerçado pela sua destacada competência. Nesse contexto, logrou êxito: como Presidente da Sociedade Brasileira de Química; como um dos criadores e primeiro Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ); como um dos idealizadores da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN); como Representante Brasileiro na Comissão de Energia Atômica da Organização das Nações Unidas; e como Presidente da Academia Brasileira de Ciências.

Em reconhecimento por sua abnegação, o nosso Submarino com Propulsão Nuclear será batizado com o seu nome, que, também, foi adotado para o mais importante Prêmio de CT&I no Brasil, o qual laureia, anualmente, Pesquisadores e Cientistas que prestam importantes serviços nessa Área de Atuação.

Serviço:

Cerimônia alusiva ao Dia da Ciência, Tecnologia e Inovação na Marinha

Local: Esplanada dos Ministérios, Bloco N, Salão Nobre do Comando da Marinha – 9º andar

Data/hora: dia 25 de abril, às 16h

Mais informações:

Assessoria de Comunicação Social da DGDNTM

dgdntm-comunicacao@marinha.mil.br

(61) 3429-1809/1954

Para conhecer o trabalho da DGDNTM, acesse: www.dgdntm.mil.br/diadaciencianamarinha.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter