Material radioativo desaparecido é encontrado jogado no Sul do Iraque

Um material radioativo "altamente perigoso" que tinha desaparecido no Iraque foi encontrado jogado perto de um posto de gasolina no sul da cidade iraquiana de Zubair, disse neste domingo o porta-voz do Ministério do Meio Ambiente, Amir Ali.

Ali disse que o material não estava danificado e que não havia necessidade para preocupações com a radiação a partir do material, mas sim a sua perda, caso fosse adquirido por militantes do Estado Islâmico.

A Reuters reportou na semana passada o roubo, em novembro, do material em uma instalação de armazenamento pertencente à empresa norte-americana Weatherford, prestadora de serviços petrolíferos, próximo à cidade de Basra.

Ainda não está claro como o material foi parar em Zubair, a 15 quilômetros a sudoeste de Basra.

"Um transeunte encontrou o dispositivo radioativo despejado em Zubair e, assim que informadas, as forças de segurança foram imediatamente recuperar o dispositivo com uma equipe especial de prevenção de radiação", disse Jabbar al-Saidi, chefe do painel de segurança do conselho provincial de Basra, à Reuters. 

"Após a checagem inicial, posso confirmar que o dispositivo está 100 por cento intacto e não há absolutamente preocupação com a radiação."

O objeto, que utiliza raios gama para testar falhas em materiais usados em tubulações de petróleo e gás em um processo chamado radiografia industrial gama, pertence à SGS Turkey, cuja sede fica em Istambul, de acordo com o documento e oficiais.

O material é classificado como fonte radioativa de Categoria 2 pela Agência Internacional de Energia Atômica, o que significa que caso não seja manuseado de forma adequada, pode causar danos permanentes à pessoa, seja por minutos ou horas, e pode ser fatal a quem for exposto por um período de horas ou dias.

Matérias relacionadas

IRAQ – Radioactive material stolen in Iraq raises security fears Link

Material radioativo desaparece no sul do Iraque Link

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter