DN – ZOPACAS ou MARE BRASILIS – Lula e o MD

 

Edição 01/2013 – 18 Janeiro 2013

www.defesanet.com.br

 
 mais importante portal especializado em
Defesa, Estratégia, Inteligência & Segurança
da América Latina
LULA – Discute Política Externa com MD e Intelectuais

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá se encontrar nesta segunda-feira (21) com 30 intelectuais sul-americanos na busca por caminhos progressistas para o desenvolvimento e integração da América Latina, num evento promovido pelo Instituto Lula. “O objetivo deste encontro é identificar uma agenda prática de reflexão, mas também de ação. Definir um plano de trabalho para o desenvolvimento e a integração da América Latina”, explica Luiz Dulci, diretor do Instituto Lula e coordenador da Iniciativa América Latina, que junto com a Iniciativa África e o Memorial da Democracia formam os três eixos de trabalho do Instituto Lula.

O evento, restrito para convidados, vai reunir grandes intelectuais do Brasil e de oito países sul-americanos.

Entre os brasileiros confirmados estão: o ministro da Defesa Celso Amorim; Luciano Coutinho, presidente do BNDES e Marco Aurélio Garcia, assessor especial da Presidência da República.

G 1+ e Facebook Fanpage DefesaNet

Facebook Fanpage – Agora você pode acompanhar o Defesanet no Facebook com novidades tecnológicas e as principais notícias sempre atualizadas. Imagens, fotos e comentários, você pode fazer parte de tudo isso ativamente.

Curta a nossa Fanpage! Clique aqui

G+ – DefesaNet disponibiliza conteúdo para usuários do Google Plus

Acesse o DefesaNet no Google Plus

PRAVDA Brasilianisky

O jornal Pravda foi o principal órgão de comunicação do Comitê Central do Partido Comunista da União Soviética.

No tempo da União Soviética havia dois principais jornais Pravda (verdade) e Izvestia (notícia). Um dito popular do tempo da União Soviética dizia: “v Pravde net izvestiy, v Izvestiyakh net pravdy,” “No Pravda não tem notícias, e no  Izvestia não tem verdade.”

Ler os jornais e assistir aos telejornais brasileiros parece ser a reedição deste dito soviético. É tão pouca a vontade dos editores e repórteres em avançar no conteúdo, além do fornecido pelo governo.  

 

Argentina Operativo  Escudo Norte

O governo argentino prorrogou até o dia  31 de dezembro de 2013, o “Operativo Escudo Norte”, que tem por objetivo aumentar a “la vigilancia y el control del espacio terrestre, fluvial y aéreo de jurisdicción nacional en las fronteras noreste y noroeste del país”.

Nos meses de Novembro e Dezembro uma aeronave E-99 do 2º/6º Esquadrão Guardião, da FAB, operou na Argentina. Oficialmente para demonstrar a capacidade da aeronave para a Fuerza Aérea Argentina (FAA). Extraoficialmente  a missão era de identificar as rotas dos narcotraficantes que operam livremente nas fronteiras da Argentina com Bolívia e Paraguai em passagem para o Brasil.

O decreto, publicado no dia 14 de Janeiro, tem as assinaturas da presidente, Cristina Fernández de Kirchner, do  chefe do Gabinete, Juan Manuel Abal Medina e dos ministros de Defesa, Arturo Puricelli e da Segurança, Nilda Garré.

 

ZOPACAS ou MARE BRASILIS I

Nos dia 15 e 16 de Janeiro a Diplomacia Brasileira jogou um dos seus maiores trunfos. Retomar o Acordo da  Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (ZOPACAS) com o VII Encontro Ministerial, realizado nos dias 14 – 16 Janeiro 2013, Montevidéu, Uruguai.

 Ação iniciada em 1986 pelo Presidente José Sarney com apoio do Argentino Raul Alfonsin. Era uma resposta à crescente ação dos soviéticos e cubanos no Atlântico Sul e das Forças Americanas. Também à tentativa americana de criar a OTAS (Organização do Atlântico Sul).

Incluir quatro diferentes grupos de países não tem sido uma tarefa fácil (países da América do Sul, anglo-saxão, francófonos e lusófonos). Isto levou a uma menção, só retórica, no caso MALVINAS / FALKLANDS. Enquanto a Argentina esperava um forte apoio.
 
ZOPACAS – Declaração de Montevidéu Link

ZOPACAS – Plano de Ação de Montevidéu Link

ZOPACAS – Discurso Chanceler Patriota Link

ZOPACAS – Amorim propõe ações para fortalecer cooperação em Defesa Link

ZOPACAS ou MARE BRASILIS II

Uma das oposições ao ZOPACAS são os países signatários do Tratado da Comissão do Golfo da Guiné (CGG), assinado, pelas repúblicas de: Angola, Camarões, Congo (Brazza), Congo Democrático, Gabão, Guiné-Equatorial, Nigéria e São Tomé e Príncipe.

No momento o maior foco de instabilidade da região com crescente índice de atos de pirataria marítima o Golfo da Guiné sente-se de certa forma desconfortável com a ZOPACAS.
ZOPACAS ou MARE BRASILIS III

ZOPACAS ou MARE BRASILIS III

Cabe uma pergunta. Depois de tão ambicioso movimento do Itamaraty e ministério da Defesa do Brasil está a Marinha do Brasil apta a assumir os compromissos e seu espaço na ZOPACAS?

Ou ficaremos no discurso do ex-Ministro Nelson Jobim, mais retórica que ação

Entrevista Ministro Nelson Jobim no Forte de Copacabana – 2010 – Link

 

EMBRAER I

A EMBRAER anunciou o cliente de um contrato assinado no 4º Trimestre de 2012. Trata-se de uma  negociação para 20 aeronaves E-Jets A para a empresa de leasing Aldus Aviation Limited, da Irlanda. São 20 E-Jets,  cinco EMBRAER 175 e 15 EMBRAER 190.

O contrato contempla também 15 direitos de compra para qualquer um dos modelos da família de E-Jets. O valor total do negócio pode alcançar até USD 1,56 bilhão, nas condições econômicas de 2012. Os pedidos firmes já estão inclusos na carteira de pedidos a entregar da Embraer do quarto trimestre de 2012, listados como “cliente não divulgado.

O que poderia ser uma boa notícia só confirma a difícil situação da carteira de pedidos da EMBRAER.

EMBRAER – Vende 35 E-Jets por U$1,5 Bi a Aldus Aviation Link

EMBRAER II

A EMBRAER Defesa e Segurança e a Força Aérea Brasileira (FAB) assinaram um contrato para modernização de cinco aeronaves EMB 145 AEW&C, de Alerta Aéreo Antecipado e Controle, designadas E-99 na FAB. O contrato, avaliado em aproximadamente R$ 430 milhões, prevê a atualização dos sistemas de guerra eletrônica, sistemas de comando e controle, sistemas de contramedidas eletrônicas e do radar de vigilância aérea.

A ATECH, empresa coligada da Embraer Defesa e Segurança, participa do projeto no desenvolvimento de parte do sistema de comando e controle. Também foram adquiridas seis estações de planejamento e análise de missão, que serão empregadas no treinamento e aperfeiçoamento das tripulações.

As três aeronaves R-99 também terão seus sistemas eletrônicos atualizados.

E-99 – FAB e EMBRAER DS Assinam Contrato de Modernização Link

Leitura de Fim de Semana
Entrevista – Edward M. Luz – Reservas e Falsos Índios
 
O antropólogo mestre e doutorando pela Universidade de Brasília, Edward M. Luz, é consultor do escritório de advocacia Oliveira Souza, de Castro e Ferreira Advogados.
Entrevista- Edward M. Luz – Reservas e Falsos Índios Link
KASSAB e MAG no Governo OBAMA?
Na próxima segunda-feira, 21 de Janeiro, assume o seu segundo mandato como presidente dos Estados Unidos o Sr Barack Obama.

Como maior alteração nos ministérios está o convite para a entrada do ex-senador republicano Chuck Hagel para Departamento da Defesa. Hagel é o legítimo seguidor do ex-prefeito Gilberto Kassab: Contra Nada, a Favor de Tudo.

Para o Departamento de Estado o também ex-senador John Forbes Kerry, ativista e pseudo veterano do Vietnã. A mais perfeita cópia do Assessor Especial da Presidência Marco Aurélio Garcia.

Punhos de Renda


Punhos de Renda

Nelson Düring


Com pompa e circunstância ao presidente americano Barack Obama assinou Lei de Restrição ao comércio e porte de armas, 16 Janeiro 2012. Com apoio unânime da imprensa americana e mundial.

Um bom momento ara avaliarmos a ação dos chamados “Punhos de Renda”. Quem são estas figuras?

Surgidas na voga do Politicamente Correto jornalista e personalidades agem com o intuito claro de “aparecer bem na foto”, independente do motivo da causa desde que lhe renda lloas, nacionais e internacionais.

Um grupo de jornalistas conhecidos na mídia nacional como os maiores seguidores deste perfil: Gilberto Dimenstein (Folha), Marcos Rolim (RBS) e  Roldão Arruda (Estado).

O fatídico incidente da Escola Sandy Hook, Newtown , 14DEZ12, onde 28 pessoas perderam a vida, merece uma análise mais atenta..

Pergunto ao caro leitor se foi coincidência que a palavra “Bullying” discretamente sumiu do noticiário. Só a americana NBC informou que o atirador Adam Lanza, foi retirado da escola, aos 17 anos, por sua mãe, e educado em casa,  por discordar de alguns procedimentos da administração escolar. Será que Adam sofreu Bullying.

Ora a própria primeira-dama americana era a incentivadora de campanhas anti-bullying nos Estados Unidos, elevado a inimigo público número um. Na prática dá subsídios para que ressentidos e desajustados criem justificativas para seus atos insanos.

Assim muda a figura do Bullying que saiu da moda, vamos agora para o desarmamento.

Fiquei bem na foto?

Quanto às centenas de casos de desajustado prontos para explodirem? Bem, veremos qual será a moldura par adotar com o novo discurso.

 

Canais DefesaNet
G1+ Link
Facebook Fanpage Link
You Tube http://www.youtube.com/defesanet
Twitter http://twitter.com/defesanet

Para receber o DN inscreva-se na página inicial do DefesaNet

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter