23 de Novembro, 2012 - 19:31 ( Brasília )

DN - Doutrina de GLO by US ARMY - ARGENTINA – CHINA – Acordo de Defesa


 

Edição 21/2012 - 23 Novembro 2012

www.defesanet.com.br

 

O mais importante portal especializado em
Defesa, Estratégia, Inteligência & Segurança
da América Latina
Mundo Empresarial

Jaraguá e a italiana Oto Melara assinam memorando de entendimento para atender as Forças Armadas Brasileiras. Com a decisão do Alto-Comando de desenvolver a versão VBR 8x8 do Guarani, o emprego do canhão 105mm e torre da Oto Melara ganham vantagem na escolha.

Jaraguá e Oto Melara assinam memorando de entendimento para atender as Forças Armadas Brasileiras Link

G 1+ e Facebook Fanpage DefesaNet

G+ - DefesaNet disponibiliza conteúdo para usuários do Google Plus

Acesse o DefesaNet no Google Plus

Facebook Fanpage - Agora você pode acompanhar o Defesanet no Facebook com novidades tecnológicas e as principais notícias sempre atualizadas. Imagens, fotos e comentários, você pode fazer parte de tudo isso ativamente.

Curta a nossa Fanpage! Clique aqui

CREDN - Seminário Estratégias de Defesa Nacional

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), vai realizar, nos dias 27 e 28 de novembro de 2012, no Auditório Nereu Ramos, Câmara dos Deputados – Brasília/DF, o seminário Estratégias de Defesa Nacional.

O seminário será aberto com palestra a ser proferida pelo Ministro da Defesa, Embaixador Celso Amorim, e o encerramento ficará a cargo do chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas e dos comandantes-gerais da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. Participarão, ainda, dos cinco painéis de debates, estudiosos, integrantes das Forças Armadas e os principais agentes que elaboram e executam a política de defesa do País

O Programa Detalhado e inscrição Link

KC-390

O maior projeto brasileiro na área de aviação o KC-390 cruzou um importante marco. A empresa DNW German-Dutch Wind Tunnels concluiu o teste aerodinâmico de um avançado modelo do túnel de vento para a nova aeronave EMBRAER KC-390, projetada e fabricada pela EMBRAER, fabricante brasileira de aeronaves.

O modelo do túnel de vento foi projetado e fabricado pelo Laboratório Nacional Aeroespacial da Holanda (NLR).

EMBRAER KC-390 passa pelo teste definitivo de túnel de vento Link

Doutrina de GLO by US ARMY

Há anos que as Forças Armadas, especialmente o Exército Brasileiro, vem desenvolvendo e aperfeiçoando a doutrina que prevê o emprego da tropa terrestre em ações tipicamente de polícia, utilizando-se da expressão “Garantia da Lei e da Ordem” ou GLO, regulada pela Lei Complementar nº 97/1999 , consoante com o art. 142 da Constituição Federal.

O US Army publicou, em Janeiro de 1945, o Manual FM19-10 -Military Police in Towns and Cities. Uma clara necessidade da Segunda Guerra Mundial para como tratar e operar no policiamento nas cidades ocupadas naquele conflito, em especial nos países que seriam ocupados (Alemanha, Japão e Itália). Este manual foi atualizado várias vezes.

O novo Army Tactics, Techniques, and Procedures, ATTP 3-39.10 (FM 19-10) LAW AND ORDER OPERATIONS incorpora os ensinamentos das Operações do Iraque e Afeganistão.

Doutrina de GLO do Exército Brasileiro é Adotada pelo US ARMY Link

GOL Implode com a WEBJET

A Gol anunciou na manhã de sexta-feira (23NOV12), que irá encerra hoje a operação da Webjet, com a devolução da frota maioritária da companhia, composta de 20 aviões da série 737-300. A decisão faz parte da estratégia de concentrar os esforços de racionalização dos voos da Gol com foco na redução de custos e consequente melhora nos resultados.

Os aviões da Webjet decolaram pela última vez na meia-noite de ontem. Dos 20 aviões da companhia, apenas seis estavam sendo operados pela Gol, que irá absorver todos os passageiros e vendas de passagens a partir de agora. Até o final deste ano, toda a identificação Webjet deve sumir definitivamente.

GOL Implode com a WEBJET Link
 

DPF Retira do Armário o SISVANT?
O Departamento da Polícia Federal tem plantado notas na imprensa do Paraná sobre a próxima retomada das operações do Sistema de Veículos Aéreos do Departamento de Policia Federal (SISVANT-DPF). Ou o VANT da PF como é conhecido.

O SISVANT terá apoio financeiro da Itaipu Binacional.

Editorial DefesaNet - O SISVANT Alguns Fatos Agosto 2012 Link


- SISVANT - Sistema de Veículos Aéreos do Departamento de Policia Federal Agosto 2012

ARGENTINA – CHINA – Acordo de Defesa

A Argentina através do ministro de Defesa, Arturo Puricelli firmou um Memorando de Cooperação em Logística com a Administração Estatal de Ciência, Tecnología e Indústria para Defesa da China (SASTIND), nesta quinta-feira, 22 de Novembro, em Buenos Aires.

Com a presença do Vice-presidente da SASTIND, Liu Donkui, o ministro Puricelli deu as boas-vindas para a delegação do país asiático, constituída por representantes da mais variadas áreas de produção para a Defesa.

“Nuestra intención es seguir trabajando en la profundización de las relaciones en materia de ciencia, tecnología e industria para la Defensa entre la Argentina y China”, declarou o ministro Puricelli.

ARGENTINA – CHINA – Acordo de Defesa Link

Aço –VBC CC Leopard 1A5BR vs Leopard 2A4

Análise entre as VBC CC Leopard 1 A5 do exército Brasileiro e Leopard 2 A4, empregado pelo Ejécito de Chile.

Interessante texto do Capitão DANIEL BERNARDI ANNES.

Aço –VBC CC Leopard 1A5BR vs Leopard 2A4 Link

TOA - Operação Tucuruí

O Exército Brasileiro, por meio da 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23ª Bda Inf Sl), sediada em Marabá-PA, e subordinada à 8ª Divisão do Exército e ao Comando Militar da Amazônia (CMA), realizou no período de 04 a 11 de novembro Exercício de Adestramento Avançado em Operações de Defesa Externa - Operação Tucuruí. A chamada “BRIGADA MARECHAL SOARES DE ANDREA", é pioneira entre as Brigadas de Selva do Exército Brasileiro, foi criada em 1976.

A manobra militar compreendeu a área de hidrelétrica de Tucuruí e os municípios do seu entorno: Marabá, Itupiranga, Novo Repartimento e Tucuruí . Teve por objetivo preparar e treinar a tropa do Exército para defender a infraestrutura crítica dentro do conceito do Programa Proteger.

A Brigada tem sob sua responsabilidade uma área de aproximadamente 900 mil quilômetros quadrados (o equivalente a 11% do território nacional ou a região sudeste do Brasil), abrangendo parcela dos estados do Pará, do Maranhão e do Tocantins. Essa área, afastada dos grandes centros políticos e econômicos do País, compreende 101 municípios. Inclui também os grandes projetos hidrelétricos de Tucuruí e o futuro Belo Monte

TOA - Operação Tucuruí Link

Canais DefesaNet
G1+ Link
Facebook Fanpage Link
You Tube http://www.youtube.com/defesanet
Twitter http://twitter.com/defesanet

Para receber o DN inscreva-se na página inicial do DefesaNet