05 de Outubro, 2012 - 14:00 ( Brasília )

DN - HELIBRAS - KMW - VPr TEMER - A Importância Militar do 7-O


 

Edição 17/2012 - 05 Outubro 2012

www.defesanet.com.br

 

O mais importante portal especializado em
Defesa, Estratégia, Inteligência & Segurança
da América Latina

Facebook Fanpage DefesaNet


G+ - DefesaNet disponibiliza conteúdo para usuários do Google Plus

Acesse o DefesaNet no Google Plus


FACEBOOK - Agora você pode acompanhar o Defesanet no Facebook com novidades tecnológicas e as principais notícias sempre atualizadas. Imagens, fotos e comentários, você pode fazer parte de tudo isso ativamente.

Curta a nossa Fanpage! Clique aqui

Helibras Inaugura nova Planta de Itajubá

A HELIBRAS inaugurou, no dia 02 de Outubro, a nova planta de Itajubá(MG). Especialmente para os helicópteros EC-725, versão militar e versão civil EC-225. A presença da presidente Dilma Rousseff, acabou não ocorrendo, representada pelo ministro Fernando Pimentel (MDIC). O ministro da Defesa Celso Amorim e os comandantes militares também compareceram.

DefesaNet trará uma análise mais ampla do evento e sua importância, na próxima semana.

Artigos relacionados:

HELIBRAS - Discurso do Presidente Eduardo Marson Link

HELIBRAS - Discurso Lutz Bertling CEO EUROCOPTER Link

Helibras inaugura fábrica em Itajubá Link

HELIBRAS - Inaugura en Itajubá, Brasil, importantes instalaciones de montaje para los helicópteros EC725 y EC225 (Español) Link

ATECH e CASSIDIAN juntam forças no fornecimento de Sistema Aviônico Avançado para os EC725 da MB Link

Produção nacional dos helicópteros EC-725 impulsionará indústria de defesa, diz Amorim Link

Blindagens do EC725 serão produzidas no Brasil Link

KMW Lança a Pedra Fundametal

A pedra fundamental da sede da empresa alemã Krauss-Maffei Wegmann (KMW) no Brasil foi lançada na terça-feira, com a promessa de conclusão das obras até o final de abril de 2013. As instalações de manutenção paraa o Leopard 1A5Br e futura fabricação de blindados no Brasil.

KMW - Discurso de Christian Böge Diretor-Geral Brasil Link

KMW - Discurso do CEO Frank Haun Link

Os planos do investimento da KMW em Santa Maria Link

KMW lança a pedra fundamental da fábrica de Santa Maria Link

EB e MB com VPr

Desde que o ex-ministro Nelson Jobim levou o elegante Vice-presidente Michel Temer a enfrentar o pó do campo de treinamento de Formosa o segundo mandatário da república começou a tomar gosto pelos assuntos militares.

Posteriormente a Presidente Dilma Rousseff indicou o VP como coordenador do Plano Estratégico de Fronteiras (PEF), e desde então tem acompanhado as Operações Ágata e sentinela e realizado reuniões de avaliação.

Em 02OUT12, o Comando do Exército através do seu comandante General-de-Exército Enzo Peri e os Generais Santos Guerra (CECOMGEx) e Linhares, da Escritório de Projetos, apresentaram o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras Terrestres (SISFRON) ao VP Temer.

No dia 03OUT12, coube ao Comando da Marinha, através do Almirante-de-Esquadra Moura Neto apresentar o Programa de Obtenção de Meios de Superfície (PROSUPER).

A assessoria da VPr informou ao DefesaNet que não havia solicitação de reunião pelo Comando da Aeronáutica.


SISFRON - Michel Temer aprova Sistema de Monitoramento de Fronteiras Link

PROSUPER - VP Temer apoia programa para proteção das fronteiras marítimas

Enquanto Exército Lança Foguetes Jobim Lança Temer para o MD?

Documentos PCC

O governo de São Paulo através da Polícia Militar divulgou série de documentos apreendidos ao grupo criminoso Primeiro Comando da Capital (PCC). Uma ampla análise foi apresentada pela Folha de São Paulo.

O Analista de Assuntos Estratégicos André Luís Woloszyn traz um artigo exclusivo para DefesaNet:

Documentos Perdidos do PCC: Uma radiografia insignificante Link

Matérias da série publicadas pela Folha de São Paulo, em 01 Outubro 2012:

PCC - Lamenta prejuízos por ações da polícia em SP Link

PCC - Arquivos chegam a 'chefes' na prisão por pen drive Link

PCC - Para disfarçar, maconha vira morango nos relatos de facção Link

O Marketing Reverso da FAB

As operações anacrônicas do KC-137 mostram o quanto pode prejudicar a imagem tão bem elaborada pela FAB. Operar o KC-137 (aeronaves B707 da ex-VARIG militarizados), com um "foot print" de ruído absurdo mostra o desinteresse da Força pela sociedade civil. Operar este avião em Bases como a de Canoas significa atingir quase 1 milhão de pessoas com o ruído.

Bem, a FAB está com a licitação aberta sendo conduzida pela COPAC, com o Airbus A330MRTT e Boeing KC-46 , mas não para melhorar a performance das operações de REVO e transporte militar, mas como aeronave presidencial para voos transoceânicos.

A Importância Militar do 7-O



A Importância Militar do 7-O

Nelson Düring
Editor-Chefe DefesaNet

Ocorrem no próximo domingo (07 Outubro) duas importantes eleições na América do Sul: a eleição presidencial na Venezuela e a eleição municipal no Brasil.

Juntas e mais inúmeros movimentos em paralelo trazem um potencial explosivo para as próprias eleições e o ambiente pós-eleitoral.

A militarização das eleições venezuelanas, conduzidas pelo próprio presidente Tenente-Coronel Hugo Chavez Frias, que conduziu a maior parte das ações eleitorais dentro de unidades miitares, e mais a postura dos comandantes da Fuerza Armada Nacional Bolivariana (FANB).

A ação pós-eleitoral, se pairarem suspeitas sobre o processo das eleições, e a possível não aceitação destas, caso o atual presidente seja derrotado. Inúmeras análises são conduzidas em vários gabinetes da Diplomacia Brasileira e dos Militares.

Chama a atenção a reunião, que o ministro da Defesa do Brasil Celso Amorim teve com a Cúpula Política-Militar da Venezuela, em 24JAN12. Cuja agenda, até o momento, não foi comentada pelo Ministério da Defesa do Brasil.

A possibilidade de ações esprairem-se pelo continente tem de ser considerada. Da Argentina foram enviados centenas de jovens membros da "la Campora", grupos de doutrina e agitação criados pelos governos Kirchner. Não é de conhecimento movimentos dos grupos irregulares braileiros como o MST, em direção à Venezuela.

O Brasil tem em andamento em paralelo ao processo eleitoral o julgamento da Ação Penal 470, vulgo Mensalão. os desdobramentos nas áreas de inteligência militar também estão sendo avaliados em Brasília.

De qualquer maneira, o dia 08 de Outubro será ou aprofundamento do Processo Bolivariano, com conseqüências não só no continente, ou um novo período. Qualquer dos dois caminhos os militares estarão envolvidos.

Celso Amorim reúne-se com Chávez durante visita à Venezuela Link

Para receber o DN inscreva-se na página inicial do DefesaNet