DN – Teoria da Mentira II – Queiroz Galvão – Inspire

 

Edição 08/2012 – 25 Maio 2012

www.defesanet.com.br

 
O mais importante portal especializado em
Defesa, Estratégia, Inteligência & Segurança
da América Latina

Mundo Empresarial

G&A Comunicação – Lais Guarizzi assume a presidência da empresa passando Agostinho Gaspar a presidente de honra.

Ex e atuais funcionários e da Embraer Defesa e Segurança continuam sendo cortejados pelas novas empresas da área de Defesa e Segurança (ver tópicos abaixo).

Nova Empresa de Defesa.

Deu entrada na ABIMDE o pedido de inscrição de uma nova empresa nas áreas de defesa e segurança. Trata-se da Queiroz Galvão Tecnologia em Defesa e Segurança SA. A empresa já tem grandes interesses na área naval e equipamentos para operação offshore (Estaleiro Atlântico Sul e Quip).

Empreiteras Alistam-se na Defesa

Com a formação da Queiroz Galvão Tecnologia em Defesa e Segurança são três as empresas na área de defesa e segurança com origem em empreiteiras. As outra duas são a Odebrecht (Odebrecht  Defesa e Tecnologia) e a Andrade Gutierrez (Andrade Gutierrez Defesa e Segurança).

INSPIRE


Finalmente os governos ocidentais reconheceram publicamente a surda guerra tratada até então contra a publicação  INSPIRE editada pela  AQAP (Al-Qaeda in the Arabian Peninsula).

Tão  surge a revista, produzida  somente em forma eletrônica, as agências de inteligência (americanas, inglesas e israelenses), buscam corromper e bloquear os sites jihadistas.

As edições 8 e 9, lançadas há 15 dias, não só traziam as lições de como montar explosivos (IEDS),  operar AK-47, mas uma nova ameaça. Uma longa discussão da efetividade de criar fogos  em florestas e sua capacidade como destruição de enormes áreas. (vide os casos da Califórnia, Espanha e França)

O próprio FBI emitiu um alerta no dia 07 de Maio  sobre a ameaça e instruções da AQAP.

Matérias
EUA atacam sites da Al-Qaeda para minar propaganda terrorista Link
FBI Wildfires Inspire May 07, 2012 Link

Colômbia.

Os últimos ataques das FARC,  os quais tem causado pesadas baixas nas Forças Armadas da Colômbia geraram grande insatisfação nos militares com o presidente Santos. Ex-ministro da defesa, que conduziu durante a presidência de Alvaro Uribe a decapitação das principais lideranças do grupo narcoguerrileiro.

As restrições impostas pelo Presidente Santos nas Regras de Engajamento das Forças Armadas com as FARC e a restrição às operações levou AA imprensa colombiana a sugerir um possível Coud d´Etat.

DilmaX no Espaço

Com a posse Leonel Perondi  como Dretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). na vaga deixada por Gilberto Câmara, e de José Raimundo Braga Coelho como  presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB).na vaga  de Marco Antonio Raupp, que assumiu o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação é completado o ciclo de mudanças na área espacial.

Caberá à Raupp, Perondi e Braga unificarem a área espacial e implementarem o Satélite Geoestacionário Brasileiro (SGB), essencial para o Sistema de Vigilância de Fronteiras (SISFRON) e Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul  (SisGAAz) e o Programa de Banda Larga do Governo.

Na prática os três indicados terão a função de reconstruir a área espacial brasileira.

Leia o texto

DilmaX foi ao Espaço Link

Operação Maria


A Operação Maria da Graça foi lançada a público com o depoimento de  artista à rede nacional de Televisão no Domingo passado. Tratava-se de uma elaborada ação para em etapas posteriores com a própria artista e amplificadas a enésima potência desencadearem um ataque certeiro  e devastador para dobrarem as resistências à Comissão da Verdade.

A péssima recepção e a fraca ”interpretação“ levaram a ser abortada as etapas posteriores.

Teoria da Mentira II

Em tempos de verdade o Prof Fernando G Sampaio lança um novo texto sobre a Teoria da Mentira. O primeiro teve e ainda repercute desde o seu lançamento em 2001. Links abaixo


Teoria da Mentira II

Fernando G Sampaio
Esge@defesanet.com.br

É com  a maior satisfação que coloco ao alcance de todos os interessados este segundo texto sobre a  importante questão da "Teoria da Mentira". É uma leitura independente do texto de 27 de dezembro de 2001 e recomendo que sejam ambos lidos, pois são complementares. O conhecimento e a difusão da questão da mentira e muito importante para 0s estudiosos da geopolítica, da  estratégia e da tática, tanto civis como militares.

Nunca a mentira esteve tão solta, exceto durante as grandes guerras, como hoje.

Arma de cunho psicológico profundo, a mentira é empregada por todos os lados, para favorecer suas causas e prejudicar as ações dos adversários.

Quem estiver, portanto, familiarizado com os seus  mecanismos, poderá compreender e resistir melhor às armadilhas que, através de noticiários viciados e campanhas de desinformação ou, ate mesmo simples mentiras, os partidos políticos e a política internacional  nos colocam diariamente.

Como sempre, desde já, agradeço quaisquer críticas ou sugestões a este trabalho

Teoria da Mentira II Link

Teoria da Mentira I Link

 

Canais DefesaNet
Twitter http://twitter.com/defesanet
Blog Opinião do Editor Link

Para receber o DN inscreva-se na página inicial do DefesaNet

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter