28 de Setembro, 2011 - 15:50 ( Brasília )

DN - Criada a Boeing Brasil - Luiz Ignácio nos Controles (?)


 

Edição 15/2011 - 28 setembro 2011

www.defesanet.com.br

 
O mais importante portal especializado em
Defesa, Estratégia, Inteligência & Segurança
da América Latina

Boeing cria a Boeing Brasil

A Boeing Company anunciou hoje (28SET11),  a nomeação de Donna Hrinak como Presidente da Boeing Brasil. A nomeação, efetiva em 14 de outubro, expande ainda mais a presença da Boeing no Brasil e reforça o compromisso da empresa com clientes, indústria e governo. Hrinak ficará baseada no novo escritório da Boeing, a ser inaugurado em São Paulo, e se reportaráa Shep Hill, Presidente da Boeing Internacional e Vice Presidente Sênior de Desenvolvimento de Negócios e Estratégias

Donna Hrinak é nomeada para liderar a Boeing no Brasil Link

Hrinak Named to Lead Boeing in Brazil Link

Para entender a importância da indicação de Donna Hrinak para dirigir a Boeing Brasil leia A Batalha pela Casa Branca Link  

FAB Incorpora P-3AM no dia 30 Setembro

 

No dia 30 de setembro, a Força Aérea Brasileira (FAB) vai incorporar a aeronave de patrulha marítima P-3AM à sua frota. O P-3 é a versão militar do famoso avião comercial Lockheed Electra II, que ficou conhecido no Brasil como o avião utilizado na ponte aérea Rio de Janeiro/São Paulo, de 1975 até 1991. A versão militar foi inicialmente concebida para a Marinha dos Estados Unidos, como aeronave especializada em patrulhamento marítimo e guerra antissubmarina.

FAB Incorpora P-3AM no dia 30 Setembro Link

Fuzileiros Invadem o Cerrado

Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil realizam, no período de 18 a 30 de setembro, no Campo de Instrução de Formosa, um treinamento de grande vulto. O exercício, denominado OPERAÇÃO FORMOSA 2011, tem por finalidade contribuir para a manutenção da condição de pronto-emprego dos meios dos Fuzileiros Navais, sendo o maior treinamento realizado pela Marinha do Brasil no Planalto Central. O encerramento dia 30 terá demonstração de armas e equipamentos para autoridades e imprensa.

Luiz Ignácio nos Controles (?)

Luiz Ignácio nos Controles (?)


Nelson Düring
Editor-Chefe DefesaNet


Dois eventos significativos nesta semana demonstraram quem está no comando. O processo F-X2 arrastado há mais de uma década e meia trouxe o ex-presidente para o centro da arena internacional.

Ao ser recebido pelo presidente Sarkozy, na segunda-feira (26SET11), com quase honras de chefe de estado, como mencionou a Agência AFP, foi o reconhecimento pelo lado francês, que compete como caça Dassault Rafale.

Há poucos momentos, nesta quarta-feira,  a Boeing Company anuncia a criação da Boeing Brasil. Paraa liderar a nova empresa é indicada a ex-embaixadora americana no Brasil, a Sra Donna Hrinak (2002-2004). Considerada a petista número 1 do governo americano, foi a grande responsável pela aproximação de Luiz Ignácio com o Presidente Bush.

Em especial ao aplainar as arestas e receios mútuos na fase de transição de posse do primeiro mandato do governo Luiz Ignácio. É memorável a foto da reunião de Bush e Lula na Casa Branca em 2003.

Desta aproximação dois pontos importantes o acordo estratégico do ETANOL assinado em 2008 e  a participação brasileira na Missão de Paz no Haiti (MINUSTAH) iniciada em 2004.

Posteriormente a crescente aproximação do governo brasileiro com o governo Bolivariano d Tenente-Coronel  Hugo Chávez esfriou as relações de Hrinak com as administrações petistas.

É lógico que as relações permanecem e podem ser reativadas de um novo patamar mais elevado.

Uma jogada de alto nível da Boeing  Company para navegar nos mares minados do Planalto Central.

Caberá aguardar o lance sueco. Jogando em uma decisão técnica os suecos fortalecem seus laços com a indústria e Forças Armadas, em especial a FAB.

O anúncio de que o governo brasileiro está procurando ter ainda para 2014 (?) dois satélites geoestacionários de comunicação atrai ainda mais a disputa para um mercado de defesa  e espacial recessivos em todo o mundo.

Links

Lula é recebido por Sarkozy quase com honras de chefe de Estado Link


 

Canais DefesaNet
Twitter http://twitter.com/defesanet
Para receber o DN inscreva-se na página inicial do DefesaNet