Assunto: DN – Estratégia Nacional Inteligência / Temer e os 198 Oficiais -Generais / A coragem de Decidir do Brig Rossato / Exclusivo – PCC Anistiado ?

 

DN – 27-17 – 19 Dezembro 2017

 

Estratégia Nacional de Inteligência – ENINT

O Diário Oficial, de 18DEZ2017, trouxe o texto da Estratégia Nacional de Inteligência (ENINT), aprovada pelo Presidente Michel Temer e o Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Gen Ex Sergio Etchegoyen. (Nota DefesaNet – O texto na íntegra pode ser acessado abaixo via SCRIBD)

É o segundo documento da área de inteligência emitido pelo Governo Temer. O primeiro foi a Política Nacional de Inteligência (PNI), no início do Governo, aprovado pelas necessidades e demandas dos Jogos Olímpicos RIO2016.

Acesse a íntegra da Estratégia Nacional de Inteligência.

I – Disseminar a Intelligência. Não, Comigo!!

A Estratégia Nacional de Inteligência foi publicada com um elogio à ação da Comissão Mista de Controle das atividades de Inteligência do Congresso Nacional (CCAI) na aprovação da Política Nacional de Inteligência (Decreto nº 8.793).

“O documento, como se sabe, é fruto de um esforço iniciado pela Agência Brasileira de Inteligência ainda em 2009 e que em sua maturação foi enriquecido pela análise crítica da Comissão Mista de Controle das atividades de Inteligência do Congresso Nacional. Foram necessárias sensibilidade e vontade política para levar a bom termo esse processo de análise e tornar vigente aquele projeto.”

_______________________

II – Disseminar a Intelligência. Não, Comigo!!

Pois no mesmo dia que a Estratégia Nacional de Inteligência (ENINT) é publicada, com elogio à CCAI, o Senador Collor de Mello, Presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, dispensa a principal assessora da Comissão Mista de Controle de Atividades de Inteligência.

O mesmo Senador, que quando presidente extinguiu o SNI e causou um atraso à Inteligência Nacional pelo menos duas décadas.

_______________________

III – Disseminar a Intelligência. Não, Comigo!!

Em Tempo um dos Princípio Orientadores da Estratégia Nacional de Inteligência:

“Nesse sentido, é importante ressaltar que, para o atingimento dos objetivos aqui definidos, o Plano Nacional de Inteligência assume papel fundamental. Implementar as definições estratégicas significa adotar ações que materializem a entrega do valor para o Estado e a sociedade brasileira, de forma eficiente e oportuna, e demonstra a habilidade do Sistema de tornar a sua estratégia efetiva.”

Não para o Senador Fernando Collor de Mello!

_______________________

I – Temer e os 198 Oficiais-Generais

No tradicional almoço de final de ano com os Oficiais-Generais, este ano recepcionados pelo Comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Rossato o Presidente Michel Temer estava à vontade

Tanto que abandonou o discurso e seguiu a citação de Napoleão Bonaparte feita pelo Brigadeiro Rossato.

_______________________

 

II – Temer e os 198 Oficiais-Generais

“Qual é a força de alma necessária para empreender, com uma plena avaliação das consequências, uma dessas grandes batalhas das quais dependerão o destino de um exército, de um país, ou a posse de um trono?

Raramente são encontrados generais ansiosos por entrar em uma batalha. Eles de fato tomam suas posições, se estabelecem, analisam suas combinações. Mas começam então suas indecisões. E não há nada mais difícil e, no entanto, mais precioso do que saber decidir.”

Nesta citação, Napoleão Bonaparte definiu um de seus mais expressivos dogmas de fé: não há nada mais precioso do que saber decidir!

Texto do discurso do Brigadeiro Rossato.

Leia a íntegra e as fotos do evento Link

Presidente Michel Temer e a Primeira Dama Marcela Temer brindam com o Brigadeiro Nivaldo Rossato o anfitrião. Foto – Abr

_______________________

 

Trump anuncia a National Security Strategy

O presidente Donald Trump anunciou, na tarde desta segunda-feira (18NOV2017), a National Security Strategy (NSS) desde o hangar de uma Base Aérea.

Vale a pena ler a NSS e alguns novos enfoques do Governo Americano

National Security Strategy Link

_______________________

!-

 

 

 

 


–>

 

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter