03 de Junho, 2016 - 16:30 ( Brasília )

DN - DN - Editorial Na Pressão- Um Passo Prejudicial - Uma Decisão de Risco / EMBRAER by USA

Mais uma edição da Newsletter DN

 
 

04/2016 - 03 Junho 2016
www.defesanet.com.br

 

 

O mais importante portal especializado em
Defesa, Estratégia, Inteligência & Segurança
da América Latina

Editorial DefesaNet  - Na Pressão- Um Passo Prejudicial -
Uma Decisão de Risco I

O Comando da Aeronáutica pressionado em atender à demanda de apoio logístico para as Missões Brasileiras no e além do território Nacional e constrangido pela restrição orçamentária lançou uma licitação internacional através da Comissão Aeronáutica Brasileira em Washington (BACW).

O plano do Comando da Aeronáutica, através da BACW, baseado em um estudo da DIRMAB, lançou o edital para o leasing de uma aeronave de transporte de passageiros Boeing B-767-300ER (Extended Range).

Com data de 31 de Maio de 2016, divulgada em 01 Junho saiu a vencedora da licitação a empresa brasileira COLT Transportes Aéreos SA.

Empresa que não possui este modelo em sua frota.

Aeronave B767-200ER convertida pela IAI para a Força Aérea da Colombia. Esta aeronave operou na CRUZEX 2013.

Editorial DefesaNet  - Na Pressão- Um Passo Prejudicial -
Uma Decisão de Risco II

Porém, o que temos é uma questão estratégica que transcende a uma decisão paliativa e emergencial.

No Planejamento da Força Aérea Brasileira estava o Projeto KC-X2, iniciado em 2008, que previa a aquisição de aeronaves de grande porte em substituição aos KC-137 (Boeing 707 oriundos da ex-VARIG). Inclusive considerado um dos Projetos Estratégicos da Força Aérea Brasileira (FAB).

Estas aeronaves (KC-137) foram desativadas após um acidente no aeroporto de Porto Príncipe, no Haiti, quando uma decolava de retorno ao Brasil com um contingente da MINUSTAH, em 2013. Acidente, que poderia ter custado a vida de mais de uma centena de militares brasileiros.

A íntegra do Editorial pode ser acessada:

Editorial DefesaNet  - Na Pressão- Um Passo Prejudicial -
Uma Decisão de Risco Link

EMBRAER by USA I

Curiosamente a EMBRAER divulgou somente em inglês o release do início das atividades da produção dos jatos Legacy 450 e 500 nas instalações de Mebourne, na Florida.

A expansão iniciou em 2014 e na oportunidade o Presidente da EMBRAER Frederico Curado anunciou que as atividades da EMBRAER em Melbourne seriam o centro de gravidade da empresa nos próximos anos.

Atualmente são fabricados os jatos Phenom 100 e 300, dos quais mais de 170 já foram proiduzidos nos Estados Unidos com um valor de mais de U$ 1 Bilhão.

O eufórico governador da Flórida, Rick Scott, discursa na solenidade de expansão da EMBRAER em Melbourne. São 1.600 empregos da empresa Brasileira no estado da Florida Foto - Florida Today

EMBRAER by USA II


São empregados mais de 1000 funcionários na Florida, inclui um centro de apoio e serviço a jatos executivos e um Centro de Engenharia Avançada. A estes são ac rescidos mais 600 empregos para a produção dos Legacy 450 e Legacy 500.

Um texto em português do jornal O Vale com comentário DefesaNet

Embraer amplia complexo nos EUA e fecha fábrica na China Link


Para a íntegra da nota da EMBRAER sobre o início das atividades da EMBRAER com o Legacy 450 e Legacvy 500 nos Estados Unidos em inglês:

Embraer Begins Legacy 450/500 Production in Melbourne Link

GRIPEN E - Análise Exclusiva

O jornalista Pedro Paulo Rezende produziu uma análise exclusiva do futuro caça Gripen NG (E/F  na definição sueca).

Conheça como os suecos transformaram um caça leve as versões do Gripen J39  A/B/C/D em um uma aeronave de combate com capacidade de operar nos ambientes militares dos próximos decênios

GRIPEN E - Análise da versão E

4ª Mostra BID

A 4ª Mostra BID Brasil já tem data – será entre os dias 27 e 30 de setembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). O evento nacional mais importante para a indústria de defesa brasileira contará com a presença de adidos militares estrangeiros, membros de corpos diplomáticos, Forças Armadas, Forças Policiais e auxiliares, Defesa Civil, mídia especializada e membros da Academia.

Organizada pela ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança), em parceria com o Ministério da Defesa e da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), a 4ª Mostra BID Brasil tem como objetivo principal a geração de novas oportunidades de negócios internacionais, abrindo novos mercados para as empresas brasileiras apresentarem os diferenciais de produtos e serviços.

As inscrições já estão abertas e as empresas devem manifestar interesse em participar até o dia 15 de junho pelo link
http:// bit.ly/1THho5O

PT x Forças Armadas

O documento do Partido dos Trabalhadores:  Resoluções do Diretório Nacional sobre Conjuntura, emitido dia  17 de maio 2016  é para ser lido com muito cuidado atenção e meditado.

Entre muitas declarações consideramos esta uma das mais relevantes:

"O fato é que não nos preparamos para o enfrentamento atual, ao priorizarmos o pacto pluriclassista que permitiu a vitória do ex-presidente Lula em 2002 e a consolidação de seu governo nos anos seguintes."

Para compreendermos o texto do Partido dos Trabalhadores é fundamental a leitura da matéria do Luis Carlos Azedo "O Bolchevismo Tardio"(Link)

 

CRISE - Exército teme ‘ações terroristas’

A análise especial "CRISE - Exército teme ‘ações terroristas’ de Julio Ottoboni publicada em 12 Maio 2016, trouxe um enfoque diferente do que a imprensa vinha pautando.

Enquanto falava-se do "Exército de Stédile", possíveis ações do MST, o artigo de DefesaNet mencionava a dava relevância às ações urbanas, levadas a cabo por MTST e grupos de estudantis cooptados por grupos de extrema-esquerda. Entre estes os radicais anarquistas.

Para aqueles que não leram o artigo:
CRISE - Exército teme ‘ações terroristas’ Link

Artigo Alm Esq Roberto de Guimarães Carvalho

Artigo de ampla repercussão do Alm Esq Roberto de Guimarães Carvalho – “A batalha contra o PT ainda não está concluída, e precisamos vencê-la”

O Alm Esq Roberto de Guimarães Carvalho foi o primeiro oficial da Mariha do Brasil, e o único, a vencer o constrangimento da pífia ação do atual comandante no evento e falar no Decreto nº 8515/2015

Alm Esq Roberto de Guimarães Carvalho – “A batalha contra o PT ainda não está concluída, e precisamos vencê-la” Link

Marcas do DefesaNet no FaceBook e Twitter

DefesaNet supera a marca dos 45.000 curtidas no Facebook e também supera a marca de 9.100 seguidores no Twitter.

Assim, além de atuar no Portal DefesaNet atuamos decisivamente nas Midias Sociais.

Facebook Fanpage - Agora você pode acompanhar o Defesanet no Facebook com novidades tecnológicas e as principais notícias sempre atualizadas. Imagens, fotos e comentários, você pode fazer parte de tudo isso ativamente.

Curta a nossa Fanpage! Clique aqui

Twitter DefesaNet - Siga as principais notícias do DefesaNet quando publicadas e muitas com fotografias para uma rápida informação do leitor.

Acompanhe DefesaNet no Twitter

Canais DefesaNet
Facebook Fanpage Link
You Tube http://www.youtube.com/defesanet
Twitter http://twitter.com/defesanet

Para receber o DN inscreva-se na página inicial do DefesaNet