05 de Dezembro, 2014 - 15:27 ( Brasília )

DN - Mais Wally / Operação Armário


 

Edição 32/2014 -05 Dezembro 2014
www.defesanet.com.br

 
O mais importante portal especializado em
Defesa, Estratégia, Inteligência & Segurança
da América Latina

 

Há uma semana era atingido mortalmente o Cabo Michel Augusto MIKAMI, de 21 anos, durante as Operações de Pacificação no Complexo da Maré .  Servia no 28º Batalhão de Infantaria Leve (BIL), sediado em Campinas.
 
Leia o Editorial de DefesaNet publicado em 30NOV14:

Editorial - De Pacificadores a Patos !

Nota – A posição do Ministério da Defesa, Exército Brasileiro e Corpo de Fuzileiros Navais foi tímida e tíbia no caso Mikami.

Boicote à ELBIT / AEL - Oportunismo Político ou Algo Mais?


Caro leitor. Está é uma obra de ficção: Embaixada e Grupos de apoio a entidades vinculadas ao Terrorismo Internacional  solicitam o  boicote a Projetos Estratégicos Militares de um país independente, e conseguem o seu intento.

Não caro leitor, roteiro típico deuma destas séries tipo “24 Horas” ou “Homeland”, mas infelizmente é, por mais fantástico que possa parecer, real.

Observar que entidades diretamente controladas pelo Palácio do Planalto, e Partido dos Trabalhadores, como a entidade sindical CUT, participaram de atividades contra a empresa.

Saiba mais:

Boicote à ELBIT/AEL - Oportunismo Político ou Algo Mais? Link

AEL e Governo do RS Formam Polo Tecnológico de Sistemas Espaciais Link

 

Mais de Wally


O Palácio do Planalto tem vazado, em conversas informais aos jornalistas que cobrem a área, que o atual Ministro da Defesa, permanecerá no posto, no mínimo como uma fase de transição.

O pensamento mágico do Planalto é que o Ministro Celso Amorim teria força para conter eventuais insatisfações da caserna após a divulgação do relatório da Comissão Nacional da Verdade, prevista para o dia 10DEZ14.


Governo Lança Memória da Ditdura


Foi lançado nesta sexta-feira (5), em Brasília, o portal Memórias da Ditadura. A iniciativa será o maior repositório virtual de informações sobre a ditadura civil-militar (1964-1985) e foi produzido pelo Instituto Vladimir Herzog em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Entre outros dados, o portal apresenta informações sobre a história da Ditadura e dos movimentos que resistiram a ela, documentários, livros, mapas, depoimentos e uma área de apoio a educadores, com planos de aula, material didático e sugestões diversas sobre o ensino do tema.

Link para o Portal Memórias da Ditadura

EXCLUSIVO - A nova perspectiva do Itamaraty

A reaproximação com os Estados Unidos está nos planos da presidenta Dilma Rousseff e do Itamaraty. Há uma longa associação e uma parceria estratégica natural entre os dois países, estremecida pelos últimos desenvolvimentos da política externa norte-americana em relação ao Brasil.

Nos últimos anos, Washington perdeu espaço como parceiro econômico, diante das vantagens oferecidas pela República Popular da China.

EXCLUSIVO - A nova perspectiva do Itamaraty Link

Exclusive - A new perspective for Brazilian Diplomacy Link

Desmatamento Criativo


As questões do desmatamento amazônico e da estiagem no Sudeste, Sul e Centro-Oeste do país estão se transformando num verdadeiro paiol de pólvora.

Funcionários do INPE, entre eles pesquisadores de alto escalão, denunciaram no último dia 17 de novembro ao DefesaNet a interferência do governo federal nos recém divulgados resultados sobre o desflorestamento da Amazônia.


Saiba mais neste artigo exclusivo de Julio Ottoboni

EXCLUSIVO - Questões ambientais se transformam em novas armas na política Link

Leia também as matérias:

Seca em São Paulo é tratada como caso de segurança pública Link

Water shortage becomes public security issue in São Paulo Link

Texto Especial

 

Operação Armário



Os Alto-Comandos Militares Brasileiros assumiram ao longo dos últimos anos uma posição de distanciamento, ao mesmo tempo que a sociedade vê nas Forças Armadas uma entidade que poderia dar suporte ao difícil momento que o Brasil vive.

A população sente-se abandonada pelos partidos políticos, alinhados financeiramente ao governo, a Igreja Católica, incluindo as Pentecostais com raras exceções e a imprensa totas alinhadas ideologicamente ao governo.

Assim, as manifestações ocorridas em todos os estados brasileiros, e a imprensa vendo movimento golpistas levou aos militares uma curiosa ação.

A ação foi precipitada ainda mais quando no dia 28NOV14, em uma patrulha no Complexo da Maré, o Cabo Michel Mikami, 21 anos, foi alvejado na cabeça por um membro da gangue Terceiro Comando Puro (TCP).

Agora, além de temerem a Sociedade Brasileira temem os seus próprios comandados, por não terem um posicionamento claro a passar para as tropas.

Iniciou-se a Operação Armário, local onde os oficiais-generais refugiaram-se.

Medo do relatório da Comissão Nacional da Verdade, a ser divulgado no próximo dia 10?

Ou simplesmente reflexo condicionado adquirido ao longo destes anos?

As lojas de móveis da Brasília agradecem pelos bons negócios dos últimos dias.

Marcas do DefesaNet no FaceBook e Twitter

DefesaNet supera a marca dos 43.000 curtidas no Facebook e também supera a marca de 6.550 seguidores no Twitter.

Assim, além de atuar no Portal DefesaNet atuamos decisivamente nas Midias Sociais.

Facebook Fanpage - Agora você pode acompanhar o Defesanet no Facebook com novidades tecnológicas e as principais notícias sempre atualizadas. Imagens, fotos e comentários, você pode fazer parte de tudo isso ativamente.

Curta a nossa Fanpage! Clique aqui

Twitter DefesaNet - Siga as principais notícias do DefesaNet quando publicadas e muitas com fotografias para uma rápida informação do leitor.

Acompanhe DefesaNet no Twitter

Canais DefesaNet
Facebook Fanpage Link
You Tube http://www.youtube.com/defesanet
Twitter http://twitter.com/defesanet

Para receber o DN inscreva-se na página inicial do DefesaNet