DN – CNV – Visões Diferentes / Megacidades / FSTM

 

Edição 23/2014 -22 Setembro 2014
www.defesanet.com.br

 
O mais importante portal especializado em
Defesa, Estratégia, Inteligência & Segurança
da América Latina

Mundo Corporativo

Luiz Carlos Aguiar. Ex-presidente da EMBRAER Defesa & Segurança assumiu como presidente da  Cantagalo General Grains, empresa que tem como sócios a mineira Coteminas e a japonesa Sojitz. O objetivo da japonesa Sojitz é transformar a operação brasileira numa plataforma de exportação de grãos e fibras para o mercado internacional.

Leonardo da Silva Mattos – Capitão de Mar e Guerra(RM-EM) – Assume a Área de Ciberdefesa e Apoio aos novos Negócios na Andrade Gutierrez Defesa e Segurança.

Atualizando

Luciano Lampi – ex-Omnisys,  assumiu a Diretoria de Desenvolvimento de Negócios da Queiroz Galvão Defesa.

Philippe Missoffe – assumiu como Diretor-Presidente da PROSIN – Projetos e Sistemas Navais, uma spin-off da DCNS do Brasil.

Luis Adolfo Sodré de Castro (General R1) – Assumiu a área de Novos Negócios da Andrade Gutierrez Defesa e Segurança.

CNVVisões Diferentes I

4. O Ministério da Defesa, como parte integrante do Estado Brasileiro, compartilha do reconhecimento da responsabilidade estatal pela ocorrência de graves violações de direitos humanos praticadas no período de 18 de setembro de 1946 a 05 de outubro de 1988. Nesse sentido, observo que as conclusões dos oficios dos Comandos Militares não se contrapõem a esse reconhecimento.

Este texto é totalmente contrário ao que os três ofícios dos Comandantes Militares, datados de 16 Setembro ao Senhor Ministro da Defesa, citados em sua mensagem:
EXÉRCITO BRASILEIRO (OFÍCIO Nº 001-CHEFIA/GABCMTEX)

( … ] 4. Por fim este Comando entende que não lhe é pertinente manifestar-se a respeito dos atos formais e de outras decisões tomadas pelo Estado brasileiro ou, ainda, opinar sobre situações já definidas pelo ordenamento jurídico vigente.[ … ]. (sem grifo no original)
FORÇA AÉREA BRASILEIRA (OFÍCIO Nº 295/GC3/12485)

[ … ] 2. Sobre a conclusão da sindicância a que se refere a Comissão Nacional da Verdade (CNV), informo a Vossa Excelência que o Comando da Aeronáutica lançou mão de pesquisa em documentos históricos existentes, não dispondo de outras informações que possam corroborar as conclusões apresentadas pela CNV. Da mesma forma, o Comando da Aeronáutica também não dispõe de elementos que sirvam de fundamento para contestar os atos formais de reconhecimento da responsabilidade do Estado brasileiro. [ … ].(sem grifo no original)

MARINHA DO BRASIL (OFÍCIO Nº 60-269/MD-MB)

1. [ … ] não foram encontrados indícios nem provas documentais ou materiais que permitam confirmar ou negar as informações apresentadas pela Comissão Nacional da Verdade (CNV), por meio do Oficio nº 124/2014-CNV, sobre a ocorrência de graves violações de direitos humanos na Base Naval da Ilha das Flores, nas décadas de 1960 e 1970. [ … ].(sem grifo no original)

CNV – Oficios do MD / EB / FAB / MB Link

Para os originais em pdf acesse própria página da CNV Link

CNV -Visões Diferentes II

Cabe a pergunta.

O ministro falou em nome de quem?

1 – Em nome da instituição MD ?
2 – Um guarda-chuva protetor às Forças?
3 – Como militante do Partido dos Trabalhadores ?
4 – Ou um gerador de factóide eleitoral?

MEGACIDADES I

As cidades com mais de 10 milhões de habitantes, eram 2, em 1974, em 2012 são 23 e a projeção é de, em 2025, serem 37 megacidades.

Para estudar esta realidade e o seu impacto nas operações militares O Chefe do Estado-Maior  do US Army, através do Strategic Studies Group, o estudo: Megacidades e o Exército dos Estados Unidos – Preparação para um futuro incerto e complexo” (MEGACITIES AND THE UNITED STATES ARMY PREPARING FOR A COMPLEX AND UNCERTAIN FUTURE).

MEGACIDADES II

 

DefesaNet traz uma análise e em especial a tradução do Estudo do US Army das páginas referentes às megacidades brasileiras:  Rio de Janeiro e São Paulo.

Embora sucinta vale a pena uma leitura na bela tradução e introdução de Nicholle Murmel.

Megacidades: SP e RJ pelo US Army Link

Megacidades – US Army analisa desigualdade social e o poder do PCC em São Paulo Link


Megacidades: US Army analisa ocupações irregulares e poder paralelo no Rio de Janeiro Link

 

MEGACIDADES III

Analisando o trabalho do US Army  o Major PM/SP Eduardo de Oliveira Fernandes traz a visão do profissional de segurança que opera na Megacidade.

MEGACIDADES – O Fenômeno da MEGACIDADE e o Universo Paulista Link

VANTS

No 23º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade, que acontece de 30 de setembro a 2 de outubro, no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo, ocorre o Painel Aeroespacial.

O Painel Aeroespacial terá o tema “Inovação no Desenvolvimento de Aeronaves Remotamente Tripuladas”, com a participação dos experts:

Rodrigo Fanton, Diretor da Harpia Sistemas, do Grupo Embraer
Karl Heinz Kienitz, chefe do Departamento de Sistemas e Controle/Divisão de Engenharia Eletrônica do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), e,
Ailton José de Oliveira Junior, Especialista em Regulação Civil da Superintendência de Aeronavegabilidade da ANAC.

FSTM – Fórum de Simulação e Treinamento Militar 2014

O Comitê de Simulação e Treinamento da ABIMDE (CSTA) comunica a realização da edição de 2014 do FSTMFórum de
Simulação e Treinamento Militar.

O FSTM abordará temas relacionadosa tecnologia de capacitação nas Forças Armadas e será realizado nas dependência do DCTA – São José dos Campos de 30 Set a 02 Out.

Inscrições:  Regiane 11 7774-7535
csta@abimde.org.br

Twitter at War

Ver em um Fim de Semana inteiro TODOS os principais órgãos de imprensa nacionais, e muitos internacionais,  colocarem em suas páginas web, ou nos noticiários televisados, a cena de degola de prisioneiros é uma propaganda de apoio irracional ao movimento terrorista.

DefesaNet traz uma série de matérias para análise:

A batalha midiática do Estado Islamico: superior às suas conquistas militares Link


A força do Twitter Link


Na guerra vale tudo, até o Twitter Link


CCOMGEX: do SISFRON à Guerra Eletrônica, a arte de proteger o País Entrevista com o Gen Bda Carlos Roberto Pinto de Souza Link

Europa teme o inimigo secreto Link

Por quê modernas armas e alta tecnologia ainda não venceram a guerra contra o terrorismo extremista Analista André Woloszyn Link

Marcas do DefesaNet no FaceBook e Twitter

DefesaNet supera a marca dos 39.700 curtidas no Facebook e também supera a marca de 6.125 seguidores no Twitter.

Assim, além de atuar no Portal DefesaNet atuamos decisivamente nas Midias Sociais.

Facebook Fanpage – Agora você pode acompanhar o Defesanet no Facebook com novidades tecnológicas e as principais notícias sempre atualizadas. Imagens, fotos e comentários, você pode fazer parte de tudo isso ativamente.

Curta a nossa Fanpage! Clique aqui

Twitter DefesaNet – Siga as principais notícias do DefesaNet quando publicadas e muitas com fotografias para uma rápida informação do leitor.

Acompanhe DefesaNet no Twitter

Canais DefesaNet
Facebook Fanpage Link
You Tube http://www.youtube.com/defesanet
Twitter http://twitter.com/defesanet

Para receber o DN inscreva-se na página inicial do DefesaNet

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter