DN – F-X Tremens / Estrada 47 / VLS1 V03

 

Edição 21/2014 – 22 Agosto 2014

www.defesanet.com.br

 
O mais importante portal especializado em
Defesa, Estratégia, Inteligência & Segurança
da América Latina

Mundo Diplomático

Magnus Robach – Embaixador da Suécia encerrou seu período no Brasil e já retornou ao seu país em Julho.

Livro – Indústria de Defesa do Brasil

As questões sobre a defesa nacional são tratadas no livro Indústria de Defesa do Brasil – História, Desenvolvimento, Desafios, do escritor Cosme Degenar Drumond, a ser lançado na Livraria Martins Fontes, na Avenida Paulista, no próximo dia 27 de agosto, das 18h30 às 21h30.

O novo livro é resultado de um longo trabalho de pesquisas, de entrevistas com autoridades civis e militares, de análises técnicas e arquivos e de reportagens do autor publicadas na imprensa.

Livro sobre a indústria de defesa do Brasil será lançado na capital paulista Link

11 Anos do Acidente do VLS-1 V03

Exatos 11 anos, em  22 Agosto 2003, queimava o foguete VLS-1.V03, que custou a vida de 21 cientistas e técnicos no acidente da Base de Lançamentos de Alcântara (MA). O caso chocou o país e praticamente levou à estaca zero o programa de lançadores de satélites desenvolvidos no Brasil.

Os familiares dos funcionários do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), de São José dos Campos, e a direção do Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia promovem, uma homenagem aos 21 mortos no acidente

São José homenageia os 21 mortos na tragédia de Alcântara Link

60 Anos do C-130 Hercules

A Lockheed Martin conquista outro marco histórico com o C-130 Hercules. Em 23 de Agosto comemora o 60º aniversário do voo inaugural do C-130 Hercules.

Em 23 Agosto 1954 era realizado o primeiro voo do C-130, na  fábrica da Lockheed em Burbank na California. Porém, todos os mais de 2.500 aeronaves C-130 Hercules produzidas foram nas instalações de Marietta, no estado da Georgia.

C-130 Hercules – A LM Convida a Comemorar os 60 Anos do 1º voo Link

OVNIs – O Mistério de São José dos Campos

Considerada a única invasão extra terrestre no espaço aéreo do planeta reconhecida oficialmente no mundo, o episódio dos Ovnis sobre São José dos Campos em 19/05/1986 que chegou a envolver o então presidente da Petrobras e fundador da Embraer, Ozires Silva, teve seus documentos parcialmente liberados pelo Comando da Aeronáutica para os estudiosos do caso. Mas há ainda perguntas sem respostas e fatos que não se encaixam. O DefesaNet traz novas e exclusivas informações sobre o caso.

O artigo de Julio Ottoboni, publicado no Domingo à noite(17AGO14) teve uma repercussão excepcional.
Saiba os mistérios que envolvem o desaparecimento das fotos do fotógrafo Adenir Britto, então trabalhando no jornal Vale Paraibano.

OVNIS – Mistério e dúvidas envolvem o caso de São José dos Campos Link

 

Brasil : Rússia, China e Japão

Ciclo de Matérias exclusivas de DefesaNet, que tratam das perspectivas de colaboração estratégica entre o Brasil e os países : Federação da Rússia, China e Japão.

Sem grande alarde ocorreram as visitas oficiais dos líderes políticos dos seguintes países:

Em Julho relacionado à VI Cúpula dos BRICS e visitas oficiais próprias:

Rússia – Presidente da Federação Russa Vladimir Putin
China – Presidente Li Xiping da Republica Popular da China

Em 1-2 Agosto
Japão – Primeiro-Ministro Shinzo Abe. Posteriormente a visita do subministro da Defesa do Japão, Minoru Kihara

Exclusivo – Brasil abre novas parcerias Link

Militares evitam parceiros prioritários da diplomacia petista – Roberto Lopes – 2014 Link

Moscou busca desenvolver armamentos com outros BRICS Link

 

 

Rumsfeld's war-on-terror memo

Há 11 anos o então Secretário de Defesa Americano Donald Rumsfeld enviou um memorando aos principais líderes do Pentágono (precisamente 23OUT03).

Um memorando curto, mas com algumas perguntas inquietantes, sendo a principal:

"Are we winning or losing the Global War on Terror?"

Após a morte do jornalista  James Foley, de 40 anos, que trabalhava para o site de notícias GlobalPost e para a Agence France-Presse,  decapitado por jihadistas do Estado Islâmico. A sua execução, cometida por um homem mascarado com sotaque britânico, foi postado terça-feira na internet.

Resta realmente a pergunta: "Are we winning or losing the Global War on Terror?"

Algum leitor tem a resposta?

Rumsfeld's war-on-terror memo Link

 

Brasil – Primo Rico

Imagem positiva do programa de expansão da Marinha e dificuldades da Argentina, fazem desabar sobre Brasília uma enxurrada de solicitações de cooperação militar

BRASIL – Novo ‘primo rico’, acumula pedidos de ajuda Link

História Rediviva – 1ª Olimpíada de História Militar
e Aeronáutica da AFA

Nos dias 6 e 7 de agosto último, foi realizado em Pirassununga (SP) um eletrizante evento cultural, a 1ª Olimpíada de História Militar e Aeronáutica da Academia da Força Aérea– AFA.

Dirigida exclusivamente aos cadetes, o evento foi aberto pelo comandante da AFA, Brigadeiro-do-Ar Carlos Eduardo da Costa Almeida. A Olimpíada, idealizada pelo Cel R1 Cláudio Passos Calaza, da divisão de ensino, revestiu-se plenamente de êxito.

Com um total de 26 equipes, foi organizada em quatro fases, sendo que as três equipes finalistas foram: Pierre Clostermann, Lima Mendes e Augusto Severo.

História Rediviva – 1ª Olimpíada de História Militar e Aeronáutica da AFA Link

Estrada 47

Uma notícia que pegou a todos de surpresa na noite de sábado (16AGO14). O filme “Estrada 47” venceu o Kikito de melhor filme nacional no Festival de Cinema de Gramado.

História ambientada com os pracinhas da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Porém ao contrário da maioria dos filmes até o momento sempre de cunho documental este é um drama de guerra ou aventura militar, um atípica produção ao estilo de Hollywood .

Está previsto o lançamento nos cinemas no início de 2015, quando será comemorado os 70 anos da vitória na 2ª Guerra Mundial.

Estrada 47 – Filme sobre FEB ganha Kikito Link

Tripulados e NãoTripulados Lado  a Lado

Pela primeira vez na história aeronave tripulada, o caça F/A-18 Super Hornet, e Nãotripulada, X-47B, operam juntas desde um porta-aviões. O teste realizado n domingo, 17 Agosto 2014, no USS CVN-71 Theodore Roosevelt.

Veja vídeo e mais detalhes

X-47B e F/A-18 – Fato Histórico – Operam juntos em Porta-aviões Link

F-X Tremens
De tempos em tempos a Síndrome "F-X Tremens" ataca os centros decisórios da FAB e Governo Federal. Autoridades médicas têm detectado que a Síndrome tem avançado celeremente em Brasília, nos últimos dias.
Marcas do DefesaNet no FaceBook e Twitter

DefesaNet supera a marca dos 37.200 curtidas no Facebook e também supera a marca de 5.900 seguidores no Twitter.

Assim, alémde atuar no Portal DefesaNet atuamos decisivamente nas Midias Sociais.

Facebook Fanpage – Agora você pode acompanhar o Defesanet no Facebook com novidades tecnológicas e as principais notícias sempre atualizadas. Imagens, fotos e comentários, você pode fazer parte de tudo isso ativamente.

Curta a nossa Fanpage! Clique aqui

Twitter DefesaNet – Siga as principais notícias do DefesaNet quando publicadas e muitas com fotografias para uma rápida informação do leitor.

Acompanhe DefesaNet no Twitter

Canais DefesaNet
Facebook Fanpage Link
You Tube http://www.youtube.com/defesanet
Twitter http://twitter.com/defesanet

Para receber o DN inscreva-se na página inicial do DefesaNet

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter