DN – Hangout KC 390 / PANTSIR / Argentina /

 

Edição 11/2014 – 30 Maio 2014

www.defesanet.com.br

 
O mais importante portal especializado em
Defesa, Estratégia, Inteligência & Segurança
da América Latina

Hangout KC-390

Força Aérea Brasileira e a Embraer Defesa & Segurança, junto com DefesaNet e o Jornal O Globo  estão trabalhando as agendas para que tenhamos a presença das autoridades e executivos.

KC-390 E O SALTO QUALITATIVO DA INDÚSTRIA
AERONÁUTICA BRASILEIRA

Segundo a Embraer, o KC-390 estabelecerá um novo padrão para aeronaves de transporte militarmédias. O KC-390, um bimotor turbofan projetado para alcançar alta produtividade operacional,terá o menor custo total do ciclo de vida e a maior disponibilidade em sua classe.

Terá ainda a capacidade para ser reabastecido em voo e também de ser rapidamente configuradocomo avião reabastecedor. O KC-390 usará aviônica no estado da arte, com HUD duplo, e sistema de missão abrangente, incluindo o cálculo preciso do ponto de lançamento de carga (CARP). Seu sistema de autoproteção o dotará de contramedidas embarcadas para sobreviver em ambientes hostis e defender-se de mísseis inimigos. Será também totalmente compatível com sistemas devisão noturna.

Do KC-390 espera-se um desempenho de pista otimizado o, o que permitirá operar a partir de pistas curtas e semipreparadas. Um sistema de comandos elétricos de voo (fly-by-wire) com funções inteligentes está dimensionado no projeto,visando garantir o melhor desempenho de missão e voo seguro, com reduzida carga de trabalho da tripulação.

Nota – Coloque na sua agenda dias 4 e 5 de Junho 2014.

OBAMA e a Nova Estratégia

No dia 28 de Maio, na Academia Militar de West Point, o Presidente Barack Obama lançou em um longo discurso a nova estratégia dos Estados Unidos.

O texto é uma leitura indispensável para estudiosos de relações internacionais, diplomatas e em especial militares.

Discurso em português OBAMA – Os EUA Devem Sempre Liderar Link

Discurso em inglês – OBAMA – America Must Always Lead Link

Argentina Guerra Assimétrica no Atlântico Sul

 

O governo da Casa Rosada lançou um engenhoso plano de ataque assimétrico aos esforços ingleses de exploração petrolífera no entorno das ilhas Malvinas/Falklands.

Se não podemos atacar as Forças Inglesas podemos interromper ou até tornar impossível as ações exploratórias inglesas. Trata-se do sequestro das plataformas de exploração.

Secretamente o governo de BuenosAires ultima a compra de 4 super-rebocadores oceânicos para a ação de corso.

Leia as matérias exclusivas de Roberto Lopes:

EXCLUSIVO: Buenos Aires se prepara para escalar crise no Atlântico Sul Link

Escolhida a plataforma marítima que desafiará argentinos Link

PANTSIR S1

Dois alvos, dois disparos e 100% de acerto. Os testes do sistema PANTSIR S1, realizados em janeiro na Rússia, foram considerados como bem sucedido nos parâmetros solicitados. Para que houvesse o máximo de realismo, a operação ficou a cargo de uma unidade regular do Exército da Federação Russa, localizada na região de Moscou. Mesmo assim, os que se opõem à aquisição, que terá importante transferência de tecnologia envolvida, insistem em afirmar que a compra não será realizada em função de um possível fracasso na avaliação.

Pantsir S1 – Sucesso ou fracasso? Os testes para o Brasil  Link

Outras matérias relacionadas

Defesa Antiaérea – Uma decisão realista Link

LAAD Bastidores 3 – – Projeto Estratégico Defesa Antiaérea DefesaNet 25 Abril 2013 Link

Brasil pode comprar da Rússia o complexo Pantsir Voz da Rússia 05 Fevereiro 2013 Link

Alexandr Fomin fala à DefesaNet LAAD 2014 Link

 

BSB – Guerreiros Indígenas enfrentam a PM

A 16 dias da abertura da Copa do Mundo, um protesto contra o mundial da Fifa terminou em confronto com a Polícia Militar na área central de Brasília, no fim da tarde e na noite desta terça-feira (27). Os manifestantes chegaram a fechar as seis faixas do Eixo Monumental, no sentido Torre de TV, o que gerou um grande congestionamento.

Segundo a PM, cerca de 2,5 mil pessoas participaram da manifestação, entre as quais um grupo de 300 índios que desembarcou na capital federal para protestar contra mudanças nas regras de demarcação de terras indígenas.

Veja fotos inusitadas de indios disparando flechas contra as Forças de Segurança.

BSB – Guerreiros Indígenas enfrentam a PM Link

COPA I

A polícia de São Paulo está tentando prender manifestantes de uma facção violenta antes do início da Copa do Mundo, em duas semanas, usando escutas telefônicas e outros mecanismos de vigilância para evitar confrontos que prejudiquem o torneio.

O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Fernando Grella, disse à Reuters que a polícia está preparando possíveis acusações criminais contra um pequeno número de líderes dos manifestantes, que, segundo ele, estão conspirando para “cometer atos de violência, quebrar, depredar, agredir pessoas”.

Polícia de São Paulo cogita prender manifestantes antes da Copa Link

COPA II

A mesma ação de São Paulo está sendo empreendida pela Polícia do Rio Grande do Sul, onde a anunciada junção de uma torcida do Internacional com os argentinos “BarraBrava” deixou em alerta as autoridades locais.

Durante os jogos da Copa Libertadores de 2014 as autoridades Militares e grupos da Receita Federal, Polícia Federal e Rodoviária Federal testaram  vários controles. Tantos nos postos de fronteira como ao longo percurso, monitorando as torcidas argentina e uruguaia.  

Na Copa da África do Sul os “BarraBrava” assim que identificados eram recambiados para a Argentina, a maioria nem saia do aeroporto.

COPA III

Após o vacilo no embarque da Seleção Brasileira para Petrópolis e a bronca presidencial, o governo federal decidiu que as tropas do Exército assumirão a responsabilidade pela segurança dos aeroportos, dos hotéis e das ruas por onde deverão circular delegações com as equipes estrangeiras, representantes de governos estrangeiros e dos dois principais dirigentes da FIFA.

Assim as Forças Militares  estão quase assumindo a integralidade das ações de segurança envolvendo o evento.

Após falha ocorrida no Rio, Exército assume controle Link

Força de Pacificação no Complexo da Maré

 

Assumiu o comando da Força de Pacificação no Complexo da Maré, zona norte do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (30) o General-de-Brigada Mauro Sinott Lopes, comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada de Santa Maria, Rio Grande Sul.

Até final de Julho a Força de Pacificação no Complexo da Maré estará ativa.

Gen Bda Mauro Sinott Lopes assume Força de Pacificação da Maré Link

Canais DefesaNet
Facebook Fanpage Link
You Tube http://www.youtube.com/defesanet
Twitter http://twitter.com/defesanet

Para receber o DN inscreva-se na página inicial do DefesaNet

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter