DN – XVIII FIDAE / Guarani / PMSP avança no Envelopamento /

 

Edição 06/2014 – 14 Março 2014

www.defesanet.com.br

 
O mais importante portal especializado em
Defesa, Estratégia, Inteligência & Segurança
da América Latina
Falecimentos

Ozilio Carlos da Silva, 84,  Co-fundador da EMBRAER, junto com Osires Silva, embora de mesmo sobrenome não eram parentes. Foi presidente no período de 1986 a 1990, 10 de  Março, em São José dos Campos.

Dr. Assad Kotaite, 89, Presidente Emérito da International Civil Aviation Organization (ICAO), 27 de Fevereiro. Dr Kotaite esteve mais de 50 anos vinculado ao desenvolvimento da Aviação Civil Internacional e à ICAO.

3ª DE Incorpora 6ª DE

A 3ª Divisão de Exército, Divisão Encouraçada Santa Maria, RS, informou no dia 07MAR14, que incorpora a 6ª Divisão de Exército, Divisão Voluntários da Pátria, com sede em Porto Alegre.

Com esta reestruturação o Comando Militar do Sul (CMS) terá duas divisões:

3ª DE cobrindo o estado do Rio Grande do Sul, e,
5ª DE cobrindo os estado de Santa Catarina e Paraná.

A Reestruturação do Comando Militar do Sul e suas implicações para o Comando da 3ª Divisão de Exército Link

Venezuela

 

Reportagem Especial de Edgar C. Otálvora para DefesaNet, com um enfoque único, que dará aos nossos leitores uma visão sobre o que está ocorrendo na Venezuela. De importância o envolvimento da Fuerza Armada Nacional Bolivariana (FANB), pelo governo Maduro.

O artigo publicado no Domingo (09MAR14), antecipava os desdobramentos que ocorreram na semana com a aberta e ampla participação das FANB no controle das manifestações  populares naquele país.

Leitura de vital importância para o planejamento dos grandes eventos.

Reportagem Especial – Um mês de marchas e barricadas na Venezuela Link

MINUSTAH Segue Brasileira

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, anunciou nesta quinta-feira (13MAR14), a nomeação do general-de-divisão brasileiro José Luiz Jaborandy Júnior como comandante da Força de Paz da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH).

Jaborandy substituirá o também brasileiro general-de-divisão Edson Leal Pujol, dia 15 de março. O secretário-geral agradece o general Leal Pujol pelos serviços prestados à MINUSTAH, onde sua dedicação, profissionalismo e liderança contribuíram muito para os esforços da ONU para a estabilização no Haiti.

MINUSTAH – General Jaborandy é nomeado Comandante missão de paz Link

Comandos Brasileiros da ONU

Com a continuidade da liderança da MINUSTAH são três os Comandantes Brasileiros  em Missões de Paz  da ONU.

O General-de-Divisão Jaborandy, na MINUSTAH. O General-de-Divisão Santos Cruz comanda a MONUSCO, no Congo, e o Contra-Almirante Bandeira Leandro a parte Marítima da UNIFIL, Líbano.

F-X2 No Senado

No dia 27FEV14, foi realizada uma audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado. Atendendo solicitação da Senadora Ana Amélia (PP/RS), estiveram presentes o Comandante da Aeronáutica Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito e o Brigadeiro-do-Ar Crepaldi Affonso, presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate.

O analista Vianney Jr reporta a Audiência Pública no artigo:

F-X2: Entre a Concorrência e a Linha de Voo, o Contrato Link

DNTV – CRE – Reunião completa – 27/02/2014 Link

Brasil – Iraque I

A notícia de O Estado de São Paulo, neste Domingo (09FEV14), de que o Iraque negocia o seu débito com o Brasil, abre o pano para analisarmos a importância daquele país na indústria de defesa do Brasil, nos anos 70 e 80.

Leia o belo resumo de Andrew Patrick Traumann: "NO MEIO DO FOGO CRUZADO: A PARTICIPAÇÃO DO BRASIL NO CONFLITO IRÃ- IRAQUE".

Brasil e Iraque negociam dívida Link

Brasil – Iraque II

O jornalista Roberto Lopes, em artigo exclusivo para DefesaNet, avalia o reposicionamento estratégico da Arábio Saudita. O Reino dos Saud afasta-se do alinhamento integral aos Estados Unidos.

Uma oportunidade que poderia ser aproveitada pelo Brasil e a sua tentaiva de renascer a indústria de defesa.

O reposicionamento da Arábia Saudita – Roberto Lopes Link

Eleições 2014 e os Programas Militares

O jornalista Roberto Lopes faz uma análise do que as três principais candidatos e os seus partidos: PT / PSDB e PSB têm apresentado na área militar.

Duas surpresas aparecem:  a inapetência do PSDB na área e o apoio do ex-ministro José Viegas ao candidato do PSB.

Eleições 2014: as perspectivas de cada candidatura para a área militar Link

XVIII  FIDAE

Acontece  no días 25 a 30 Março 2014, a XVIII Feria Internacional del Aire y del Espacio, em Santiago do Chile.

A representação brasileira liderada pela ABIMDE terá a presença de 50 empresas.

Site da FIDAE www.fidae.cl

 

EMBRAER na XVIII  FIDAE

A EMBRAER Defesa e Segurança promete colocar  em campo e em caça a sua matilha de empresas. A FIDAE sempre foi importante para a empresa, embora nas últimas edições sua presença tenha sido discreta.

Nesta edição da FIDAE há a expectativa real de sua matilha sair da toca.

LAAD Security 2014 – Seminário sobre Manifstações Populares

Entre os dias 8 e 10 de abril, no pavilhão 2 do Riocentro, Rio de Janeiro, acontecerá o III Seminário de Segurança LAAD, simultaneamente à 2ªedição da LAAD Security ­­— Feira Internacional de Segurança Pública e Corporativa —a maior feira de segurança da América Latina.

“O objetivo do Seminário é promover o diálogo e a troca de experiências entre autoridades, gestores públicos e empresários”, explica Sergio Jardim, diretor geral da Clarion Events Brasil, empresa responsável pela organização do evento. O Seminário estará dividido em três módulos temáticos: ‘Segurança Pública’, ‘Segurança Corporativa’ e ‘Segurança para Grandes Eventos.

LAAD Security 2014 – Seminário sobre Manifstações Populares Link

RIOTS – PMSP Avança com o Envelopamento

Na quinta-feira (13MAR14), uma nova mobilização do movimento "Não vai ter Copa" aconteceu na zona oeste de São Paulo. A Polícia Militar estima que cerca de 1.500 manifestantes se concentraram no Largo da Batata e seguiram pela avenida Paulista.

Foi a segunda oportunidade que a PMSP empregou a tática de envelopamento dos manifestantes e também os “Grupos de Captura” , os Pelotões Ninja.

Protesto Anti-Copa – PMSP usa pela segunda vez Tática do Envelopamento com sucesso Link

SP –Táticas Inovadoras empregadas pela PMSP Link

Guarani

Em  24MAR14, o Ministério da Defesa  entregará oficialmente à 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada  (Bda Inf Mec), uma subunidade de viaturas blindadas Guarani para Experimentação Doutrinária.

O evento que ocorre na cidade de Cascavel, PR, terá a presença de autoridades do MD, EB e indústria.

Marcas do DefesaNet no FaceBook e Twitter

DefesaNet supera a marca dos 16.000 curtidas no Facebook e também supera a marca de 5.000 seguidores no Twitter.

Assim, além de atuar no Portal DefesaNet atuamos decisivamente nas Midias Sociais.

Facebook Fanpage – Agora você pode acompanhar o Defesanet no Facebook com novidades tecnológicas e as principais notícias sempre atualizadas. Imagens, fotos e comentários, você pode fazer parte de tudo isso ativamente.

Curta a nossa Fanpage! Clique aqui

Twitter DefesaNet – Siga as principais notícias do DefesaNet quando publicadas e muitas com fotografias para uma rápida informação do leitor.

Acompanhe DefesaNet no Twitter

Canais DefesaNet
Facebook Fanpage Link
You Tube http://www.youtube.com/defesanet
Twitter http://twitter.com/defesanet

Para receber o DN inscreva-se na página inicial do DefesaNet

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter