26 de janeiro a 01 de fevereiro – Semana

Terrestre
 
31.01.2014 – BRABAT 20 inicia preparação
Marabá (PA) – Foi aberto, oficialmente, em 6 de janeiro, o Posto de Comando do 20º Contingente do Batalhão de Infantaria de Força de Paz no Haiti (BRABAT 20), que ficará instalado junto à 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23ª Bda Inf Sl), Grande Unidade que coordenará o preparo.
http://www.defesanet.com.br/ph/noticia/14022/BRABAT-20-inicia-preparacao/
 
29.01.2014 – Número de militares do exército no Amapá vai passar de 830 para 3 mil
Até 2017, o Exército Brasileiro pretende aumentar de 830 para 3 mil o efetivo de militares atuando no Amapá.
http://www.defesanet.com.br/terrestre/noticia/13994/Numero-de-militares-do-exercito-no-Amapa-vai-passar-de-830-para-3-mil/
 
28.01.2014 – Vassili Zaitsev: “Matava quatro ou cinco alemães todos os dias”
“Use cada bala com consciência, Vassili”, recomendava-lhe seu pai quando ele era criança, enquanto caçavam lobos na taiga. Foi o que ele fez em Stalingrado, com outro tipo de lobos, estes humanos, mas também cinzentos. “Matava quatro ou cinco alemães todos os dias”, escreveu. As impressionantes memórias do franco-atirador Vassili Zaitsev (1915-1991), condecorado como Herói da União Soviética, um dos mais famosos em seu difícil e atroz ofício, fazem-nos mergulhar na luta particular que esse tipo de soldados travou durante a II Guerra Mundial, uma história de escuridão e violência.
http://www.defesanet.com.br/ecos/noticia/13987/Vassili-Zaitsev–?Matava-quatro-ou-cinco-alemaes-todos-os-dias?/
 
27.01.2014 – 4 RCC – Operação Sanga Seca
O 4º Regimento de Carros de Combate (RCC), Rosário do Sul/RS, está realizando uma Operação denominada "Sanga Seca", que tem como objetivo manter o abastecimento de água potável no interior daquele município, o qual tem sofrido muito com a falta de chuvas na região.
http://www.defesanet.com.br/terrestre/noticia/13977/4-RCC—Operacao-Sanga-Seca/
 
Aviação
 
01.02.2014 – Gripen NG biplace poderá ser inteiramente desenvolvida no Brasil
A versão de dois assentos (biposto) do caça sueco Gripen NG, escolhido para ser o novo avião de combate da Força Aérea Brasileira (FAB), poderá ser inteiramente desenvolvida no Brasil pela indústria aeroespacial do país. A informação foi confirmada por Dan Jangblad, vice-presidente mundial da Saab, fabricante do caça.
http://www.defesanet.com.br/gripenbrazil/noticia/14023/Gripen-NG-biplace-podera-ser-inteiramente-desenvolvida-no-Brasil/
 
31.01.2014 – FR-UK – Dassault Aviation comemora o grande avanço para o Combate Aéreo do Futuro
Saint-Cloud, January 31, 2014 – A Dassault Aviation está honrada pela decisão anunciada hoje (31JAN14) pelo Presidente da República da França, François Hollande, e o Primeiro Ministro Britânico, David Cameron, referente ao sistema de combate aéreo do futuro (future combat air system). Esta decisão formalizada pela assinatura dos dois ministros de Defesa de uma carta de intenções, na qual formalizam o lançamento de estudos de de viabilidade no campo de Unmanned Ccombat Air Systems (UCAS). Este é um passo decisivo na cooperação militar franco-britânica.
http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/14025/FR-UK—-Dassault-Aviation-comemora-o-grande-avanco-para-o-Combate-Aereo-do-Futuro/
 
31.01.2014 – Nova versão de software nacional de gerenciamento de tráfego aéreo entra em serviço
Com novidades como o uso de cores para facilitar a visualização das informações na tela e novos tipos de alertas e avisos automáticos, a versão 2.1 do Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional (SAGITÁRIO) entrou em operação no último dia 20 de janeiro.
http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/14020/Nova-versao-de-software-nacional-de-gerenciamento-de-trafego-aereo-entra-em-servico/
 
29.01.2014 – DefesaNet e jornal O GLOBO promovem debate ao vivo sobre compra de Caças
Major-Brigadeiro do Ar Carlos Baptista Jr e Brigadeiro-do-Ar José Augusto Crepaldi Affonso participam de hangout nesta quarta-feira, às 15h
http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/13998/DefesaNet-e-jornal-O-GLOBO-promovem-debate-ao-vivo-sobre-compra-de-Cacas/
 
28.01.2014 – Unidades de apoio recebem novos comandantes
Organizações militares subordinadas ao Comando-Geral de Apoio (COMGAP) realizaram modificações em suas lideranças. As mudanças começaram no Rio de Janeiro, com a passagem de direção dos Parques de Material Aeronáutico dos Afonsos (PAMA-AF) e do Parque de Material Bélico (PAMB-RJ). O Núcleo de Parque de Recife (NuPAMA-RF) e o Parque de Lagoa Santa (PAMA-LS) também recepcionam os novos diretores, além do Centro de Computação da Aeronáutica de Brasília (CCA-BR).
http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/13983/Unidades-de-apoio-recebem-novos-comandantes/
 
Naval
 
01.02.2014 – EUA: navio segue rumo ao Mar Negro para eventual evacuação em Sochi
O primeiro dos dois navios militares dos Estados Unidos, que vão ficar de prontidão para realizar eventuais evacuações no caso de um ataque terrorista durante os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi (Rússia), partiu nesta sexta-feira rumo ao Mar Negro, enquanto o segundo deve sair neste sábado.
http://www.defesanet.com.br/naval/noticia/14041/EUA–navio-segue-rumo-ao-Mar-Negro-para-eventual-evacuacao-em-Sochi/
 
31.01.2014 – NAe A-12 São Paulo – Incidentes no Teste do Sistema de Propulsão
RIO DE JANEIRO – A Marinha do Brasil confirmou nesta sexta-feira (31), por meio de nota, que o porta-aviões São Paulo apresentou dois acidentes quando fazia testes em seu sistema de propulsão na Baía de Guanabara, esta semana. O primeiro problema ocorreu ontem, com derramamento de óleo para o mar. O outro foi quarta-feira (29), quando houve um vazamento de vapor que atingiu três tripulantes. A Força minimizou as consequências dos dois casos.
http://www.defesanet.com.br/naval/noticia/14029/NAe-A-12-Sao-Paulo—Incidentes-no-Teste-do-Sistema-de-Propulsao/
 
30.01.2014 – 1945: Naufrágio do navio Wilhelm Gustloff
No final de janeiro de 1945, a poucas semanas do fim da Segunda Guerra Mundial, multidões de alemães estavam em fuga do cerco soviético no centro da Europa. Enfrentando temperaturas de 20 graus Celsius negativos, o formigueiro humano vinha em direção à costa do Mar Báltico. Na maioria eram mulheres e crianças, com a expectativa de entrar num navio com destino ao Ocidente.
http://www.defesanet.com.br/ecos/noticia/14007/1945–Naufragio-do-navio-Wilhelm-Gustloff/
 
30.01.2014 – Fuzileiros Navais apresentam-se na Força de Fuzileiros da Esquadra
Em 15 de janeiro, 36 novos Oficiais Fuzileiros Navais apresentaram-se para servir na Força de Fuzileiros da Esquadra e Organizações Militares subordinadas. Eles receberam as boas-vindas do Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante-de-Esquadra (FN) Fernando Antonio de Siqueira Ribeiro.
http://www.defesanet.com.br/cfn/noticia/14003/Fuzileiros-Navais-apresentam-se-na-Forca-de-Fuzileiros-da-Esquadra/
 
29.01.2014 – Lanchas colombianas reforçam fiscalização de fronteiras na região Norte
A fiscalização na área de fronteira na região Norte do país passa a contar com mais duas embarcações colombianas. Como parte de acordo comercial formalizado pelo ministro da Defesa, Celso Amorim, a Marinha do Brasil terá duas novas lanchas de patrulha de rios (LPR) para o emprego em missões de vigilância, fiscalização e deslocamento de tropas naquela região. Outras duas já haviam sido entregues ao Comando Militar da Amazônia (CMA), no final do ano passado.
http://www.defesanet.com.br/naval/noticia/13992/Lanchas-colombianas-reforcam-fiscalizacao-de-fronteiras-na-regiao-Norte/
 
27.01.2014 – OPERAÇÃO “LÍBANO V”
A Fragata “Liberal” (F43) desatracou da Base Naval do Rio de Janeiro, para integrar a Força Tarefa-Marítima (FTM) da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL), no dia 10 de dezembro de 2013, em substituição à Fragata “União”, que esteve naquela região desde junho de 2013.
http://www.defesanet.com.br/naval/noticia/13970/OPERACAO-?LIBANO-V?/
 
27.01.2014 – Bilhões em alto-mar
A costa brasileira, conhecida mundialmente por suas belíssimas praias e belezas naturais, está se tornando um negócio bilionário. A descoberta do pré-sal já colocou os mares tupiniquins no radar das petroleiras e demais empresas que atuam no setor de óleo e gás. Agora é a defesa desse vasto território marítimo que promete atrair uma nova leva de contratos vultosos e grandes conglomerados multinacionais.
http://www.defesanet.com.br/sisgaaaz/noticia/13965/Bilhoes-em-alto-mar/
 
26.01.2014 – SisGAAz – Um projeto ambicioso
A Marinha do Brasil formalizou a solicitação de Propostas para o Desenvolvimento do Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz), através de evento que teve uma apresentação do Vice-Almirante Antonio Carlos Frade Carneiro, Diretor da Diretoria de Gestão de Programas Estratégicos da Marinha (DGePEM).
http://www.defesanet.com.br/sisgaaaz/noticia/13964/SisGAAz-?-Um-projeto-ambicioso/
 
Armas
 
27.01.2014 – Sistema de mísseis S-500: uma arma eficaz contra mísseis de cruzeiro
As tropas da Defesa Aeroespacial (DAE) contam receber pelo menos cinco sistemas S-500 no âmbito do programa estatal de armamentos até 2020.
http://www.defesanet.com.br/armas/noticia/13969/Sistema-de-misseis-S-500–uma-arma-eficaz-contra-misseis-de-cruzeiro/
 
Geopolítica
 
01.02.2014 – Obama põe vice-almirante no comando da espionagem
Indicado pelo presidente americano, Barack Obama, para comandar a Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês), o vice-almirante Michael Rogers terá pela frente — caso confirmado pelo Senado — o desafio de comandar um órgão sob constante ataque desde a revelação de seus excessos na espionagem. Mais do que isso, precisará explicar como vai implantar as mudanças nesta atividade anunciadas recentemente pelo presidente.
http://www.defesanet.com.br/cyberwar/noticia/14042/Obama-poe-vice-almirante-no-comando-da-espionagem/
 
01.02.2014 – Na cadeia da globalização
O livro Sobre a China (Editora Objetiva), do ex-secretário de Estado norte-americano Henry Kissinger, termina de forma perturbadora: depois de lembrar que o século passado foi marcado por uma disputa pelo controle do comércio no Atlântico entre Inglaterra, a potência naval, e Alemanha, uma potência continental — o que levou a duas guerras mundiais —, conclui que o atual será pautado por uma disputa pelo comércio do Pacífico, para onde se deslocou o eixo da economia mundial. Agora, a potência naval são os Estados Unidos, e potência continental, a China. E ninguém sabe como isso vai terminar.
http://www.defesanet.com.br/al/noticia/14039/Na-cadeia-da-globalizacao-/
 
31.01.2014 – Exército ucraniano pede medidas urgentes para estabilizar país
O exército da Ucrânia pediu ao presidente Viktor Yanukovich a adoção de medidas urgentes para estabilizar o país, depois de mais de dois meses de protestos opositores, que levaram à renúncia do governo.
http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/14024/Exercito-ucraniano-pede-medidas-urgentes-para-estabilizar-pais/
 
30.01.2014 – EUA informam Otan que Rússia realizou testes com míssil, diz jornal
WASHINGTON – Os EUA informaram seus aliados da Otan que a Rússia realizou testes com um novo míssil de cruzeiro terra-terra, reforçando as preocupações de que Moscou possa ter desrespeitado um importante tratado sobre controle de armamentos.
http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/14008/EUA-informam-Otan-que-Russia-realizou-testes-com-missil–diz-jornal/
 
30.01.2014 – Mundo enfrenta maior desigualdade desde a Segunda Guerra Mundial
O aumento da desigualdade desde 1990 devolveu o mundo aos níveis da época da Segunda Guerra Mundial, segundo afirma um relatório apresentado nesta quarta-feira pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
http://www.defesanet.com.br/ecos/noticia/14004/Mundo-enfrenta-maior-desigualdade-desde-a-Segunda-Guerra-Mundial/
 
30.01.2014 – A Sombra da Grande Guerra
Este ano marca o centenário da deflagração da 1.ª Guerra, o suficiente para refletirmos sobre as lições dessa catástrofe.
http://www.defesanet.com.br/ecos/noticia/14002/A-Sombra-da-Grande-Guerra/
 
27.01.2014 – Há 70 anos terminava o bloqueio de Leningrado pelos alemães
Durante quase 900 dias os moradores de Leningrado, a atual São Petersburgo, na Rússia, ficaram sitiados pelas Forças Armadas de Hitler, a Wehrmacht.
http://www.defesanet.com.br/ecos/noticia/13968/Ha-70-anos-terminava-o-bloqueio-de-Leningrado-pelos-alemaes/
 
Segurança
 
01.02.2014 – Mato Grosso: Governo quer ampliar a presença do Exército na fronteira
O governador Silval Barbosa (PMDB) defendeu, nesta sexta-feira (31), a ampliação da presença do Exército Brasileiro na fronteira do Brasil com a Bolívia.
http://www.defesanet.com.br/fronteiras/noticia/14040/Mato-Grosso–Governo-quer-ampliar-a-presenca-do-Exercito-na-fronteira/
 
30.01.2014 – Santa Catarina – Primeira Unidade Móvel do Mundo com 3 Simuladores
Florianópolis (SC) –  Santa Catarina será o primeiro Estado do Brasil a adotar um simulador virtual de tiro móvel para treinamento policial e de segurança. Montado em um caminhão, o avançado equipamento, inédito em todo o mundo, foi apresentado no dia 30 de janeiro, ao governador do Estado, Raimundo Colombo, ao secretário de segurança pública do Estado, César Augusto Grubba, e à secretária nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Maria Filomena de Luca Miki, na sede da Secretaria de Segurança Pública, em Florianópolis, na sede da Secretaria de Segurança Pública, em Florianópolis.
http://www.defesanet.com.br/seguranca/noticia/14010/Santa-Catarina—Primeira-Unidade-Movel-do-Mundo-com-3-Simuladores/
 
30.01.2014 – Governo quer estender Lei do Abate para Copa
O governo decidiu estender o alcance da Lei do Abate aos grandes eventos que o país irá sediar, como Copa do Mundo e Olimpíadas. Hoje, a legislação, que prevê a derrubada de um avião com o tiro de destruição, é aplicada apenas em casos de narcotráfico, especialmente nas regiões de fronteira. Com a nova diretriz, o tiro de destruição poderá ser dado para proteger os eventos previstos nas 12 cidades-sede.
http://www.defesanet.com.br/eventos/noticia/14001/Governo-quer-estender-Lei-do-Abate-para-Copa/
 
29.01.2014 – A Copa começou nas ruas e nos gabinetes
Para o governo federal, será inevitável a deflagração de uma nova onda de manifestações pelo Brasil durante o Mundial. A fim de evitar que atos de violência manchem a imagem do país e garantir a segurança da multidão de estrangeiros prevista para desembarcar nos aeroportos das 12 cidades-sede em junho, o Planalto monta estratégias para amortecer o impacto das mobilizações populares, ao mesmo tempo em que tenta abrir o diálogo com os grupos descontentes com os gastos previstos para a Copa. Até mesmo um gabinete de crise informal já foi criado para monitorar as movimentações.
http://www.defesanet.com.br/riots/noticia/13997/A-Copa-comecou-nas-ruas-e-nos-gabinetes-/
 
28.01.2014 – Meira: “A polícia agiu de maneira legítima no protesto”
O comandante da Polícia Militar de São Paulo, o coronel Benedito Roberto Meira, diz que a ação dos policiais que balearam um rapaz após uma manifestação no sábado foi legítima. Irritado com as críticas que tem recebido em virtude da ação dura de seus comandados, Meira diz que a situação tem se agravado porque a imprensa dá espaço para os vândalos o que potencializaria a ação deles.
http://www.defesanet.com.br/riots/noticia/13985/Meira–?A-policia-agiu-de-maneira-legitima-no-protesto?/
 
Defesa
31.01.201 4 – Ministro Amorim anuncia estudos para criação de Escola de Defesa Cibernética
Durante a abertura do seminário “Segurança da Informação”, promovido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o ministro da Defesa, Celso Amorim, anunciou que um grupo de trabalho criado no âmbito da pasta apresentou projeto de criação da Escola Nacional de Defesa Cibernética.
http://www.defesanet.com.br/cyberwar/noticia/14018/Ministro-Amorim-anuncia-estudos-para-criacao-de-Escola-de-Defesa-Cibernetica/
 
30.01.2014 – Inova Aerodefesa entra na última etapa do processo de seleção
A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), divulgou na terça-feira (28) o resultado preliminar da etapa de estruturação do Plano de Suporte Conjunto (PSC) do Inova Empresa. Lançado no ano passado pelo Governo Federal, o programa visa financiar projetos que beneficiem os setores de defesa e aeroespacial, com um orçamento previsto de R$ 2,9 bilhões.
http://www.defesanet.com.br/bid/noticia/14000/Inova-Aerodefesa-entra-na-ultima-etapa-do-processo-de-selecao/
 
29.01.2014 – Uruguai foca em prevenção contra crime
Nada de "caveirão" ou tolerância zero para qualquer tipo de crime. O Uruguai optou por combater o aumento da violência urbana com uma série de medidas preventivas e inéditas no país, muito além da legalização do plantio e do comércio da maconha.
http://www.defesanet.com.br/defesa/noticia/13995/Uruguai-foca-em-prevencao-contra-crime/
 
Tecnologia
 
01.02.2014 – O Início das Ações de Guerra Eletrônica
Neste dia , em 1943, o  'Bomber Command'  retornou de um bombardeio noturno à  Hamburgo, o mais importante porto da Alemanha, tendo perdido somente 12 aviões em uma força de 791 bombardeiros(1,5%).
http://www.defesanet.com.br/cyberwar/noticia/14044/O-Inicio-das-Acoes-de-Guerra-Eletronica-/
 
27.01.2014 – Brasil é berço de ataques a cliente de banco na web
O Brasil é conhecido pelas tecnologias que desenvolve para o setor bancário, e também é um celeiro fértil para o desenvolvimento de ameaças às transações bancárias on-line. Existem inúmeros tipos de "pragas virtuais", distribuídos em famílias. Uma dessas famílias nasceu no Brasil e multiplicou-se rapidamente. Trata-se do "CPL malware", ou programa malicioso de configuração do painel de controle. No mundo, foram detectados 7,9 milhões de pragas virtuais desse tipo até o fim do ano passado. Desse total, pouco mais de 4 milhões de programas foram desenvolvidos no Brasil, tendo como alvo bancos que operam no país.
http://www.defesanet.com.br/cyberwar/noticia/13966/Brasil-e-berco-de-ataques-a-cliente-de-banco-na-web/
 
26.01.2014 – WEB – Brasil propõe em maio plano para ‘Nova Internet’
Depois da revelação de que a Agência Nacional de Segurança (NSA – National Security Agency) dos Estados Unidos espionava autoridades governamentais de todo o mundo, incluindo a presidente Dilma Rousseff, o governo brasileiro passou a cobrar publicamente um novo comportamento do governo americano. O Brasil decidiu acelerar a criação de mecanismos para garantir sua segurança cibernética, com o envolvimento direto dos ministérios das Comunicações e da Ciência e Tecnologia. E um grande passo nessa direção será a conferência internacional a ser realizada em maio, no Brasil, com presença americana confirmada e com um amplo debate sobre compartilhamento de papéis, pelos países, na rede mundial da internet.
http://www.defesanet.com.br/cyberwar/noticia/13963/WEB—Brasil-propoe-em-maio-plano-para-?Nova-Internet?/
 
Pensamento
 
31.01.2014 – DERRAMA – A nova Lei da Empresa Limpa
Entrou em vigor ontem nova legislação (Lei n.º 12.846/13) dispondo sobre assunto até então inédito no País, qual seja, a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas (empresas) pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira.
http://www.defesanet.com.br/pensamento/noticia/14026/DERRAMA—A-nova-Lei-da-Empresa-Limpa-/
 
30.01.2014 – Dos Black Blocs aos Rolezinhos: a descnstrução de Autoridade
Se as minhas fontes não estiverem erradas, inicio este artigo sobre os fatos ocorridos em São Paulo no último sábado, mais precisamente no dia 25 de janeiro de 2014, com uma frase que é atribuída ao General Jean Androche Junot, braço-direito de Napoleão, quando em 1807 foi a Abrantes, a 152 quilômetros de Lisboa, e deparou-se com a falta do governo local, pelo que declarou: “Está tudo como dantes no quartel d’Abrantes”.
http://www.defesanet.com.br/riots/noticia/14009/Dos-Black-Blocs-aos-Rolezinhos–a-descnstrucao-de-Autoridade/
 
 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter