08 de Dezembro, 2013 - 20:04 ( Brasília )

01 a 07 de dezembro - semana


Terrestre
 
06.12.2013 - XXV ENCONTRO NACIONAL DOS VETERANOS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
São Bernardo do Campo (SP) – O Brasil enviou para o combate na Itália durante a 2ª Guerra Mundial, mais de 25.000 homens e mulheres.
Estima-se que cerca de mil estejam ainda vivos, com idades em torno dos 90 anos.
http://www.defesanet.com.br/ecos/noticia/13362/XXV-Encontro-Nacional-dos-Veteranos-da-Segunda-Guerra-Mundial/
 
04.12.2013 - EB – DADA A PARTIDA À VIATURA BLINDADA MULTITAREFA, LEVE DE RODAS (VBMT-LR)
O Estado-Maior do Exército (EME) aprovou o Estudo de Viabilidade sobre a Viatura Blindada Multitarefa, Leve de Rodas (VBMT-LR), como parte do Projeto Estratégico do Exército Guarani. Uma viatura classe 4x4  com um peso máximo de 8 t e capacidade de carga de 1 t, e espaço para uma guarnição de 5 homens.
http://www.defesanet.com.br/guarani/noticia/13335/EB-–-Dada-a-partida-a--Viatura-Blindada-Multitarefa--Leve-de-Rodas-(VBMT-LR)/
 
02.12.2013 - EXÉRCITO DIVULGA NOTA SOBRE OPERAÇÃO PIPA
O Exército Brasileiro divulgou uma nota de esclarecimento, na tarde desta segunda-feira, sobre as denúncias de irregularidades na execução da Operação Pipa, sob sua responsabilidade, veiculadas no último domingo no programa Fantástico, da TV Globo.
http://www.defesanet.com.br/terrestre/noticia/13309/Exercito-divulga-nota-sobre-Operacao-Pipa/
 
Aviação
 
07.12.2013 - RELATO DO CORONEL-INTENDENTE PANISSA, “PADRINHO” DO T-27 TUCANO
No ano de 1981, eu era cadete intendente do último ano da Academia da Força Aérea, quando foi realizado um concurso, pela EMBRAER, para escolha do nome para a aeronave EMB-312, aberto somente aos cadetes da AFA, onde ela entraria em operação, destinada à instrução dos cadetes aviadores.
http://www.defesanet.com.br/ecos/noticia/13375/Relato-do-Coronel-Intendente-Panissa--“padrinho”-do-T-27-Tucano/
 
07.12.2013 - 30 ANOS DO T-27 TUCANO NA FAB
Dócil, ágil e manobrável. Da concepção no papel até a fabricação do protótipo, foram 4.669 desenhos e 416 mil homens/hora de trabalho.
http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/13374/30-anos-do-T-27-Tucano-na-FAB/
 
06.12.2013 - FORÇA AÉREA CELEBRA VETERANO 'ELEGANTE'
A Força Aérea recebe hoje os novos aspirantes a oficial da arma, e celebra um veterano - o turboélice Tucano T-27, que completa 30 anos de uso na formação dos pilotos da aviação militar brasileira.
http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/13364/Forca-aerea-celebra-veterano--elegante--/
 
05.12.2013 - TREINAMENTOS DO ESQUADRÃO DE DEMONSTRAÇÃO AÉREA AVANÇAM EM ANÁPOLIS
Os treinamentos fora de sede do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça, começaram no último dia 02 de dezembro e seguem até o próximo sábado (07/12), na Base Aérea de Anápolis (BAAN), em Goiás. O objetivo do treinamento é contribuir para o processo de implantação da aeronave A-29 Super Tucano na unidade em situações adversas àquelas encontradas na cidade base do Esquadrão, Pirassununga.
http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/13359/Treinamentos-do-Esquadrao-de-Demonstracao-Aerea-avancam-em-Anapolis/
 
05.12.2013 - FAB - AFA FORMA 167 NOVOS ASPIRANTES A OFICIAIS COM LANÇAMENTO DA PINTURA COMEMORATIVA DE 30 ANOS DE EMPREGO DO T-27 TUCANO
A Academia da Força Aérea (AFA) forma 167 novos aspirantes a oficiais em cerimônia a ser realizada na Academia na manhã do dia 06 de dezembro. Diante de autoridades civis e militares, entre elas, os Comandantes das três Forças Armadas, quando os novos Aspirantes receberão suas espadas, símbolo máximo do oficialato.
http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/13355/FAB---AFA-forma-167-novos-aspirantes-a-oficiais-com-lancamento-da-pintura-comemorativa-de-30-anos-de-emprego-do-T-27-Tucano/
 
05.12.2013 - AVIÃO "MADE IN BRAZIL" É SEGURO E TECNOLÓGICO
Falhas humanas são a principal causa de um acidente aéreo, seguidas por deficiência na manutenção. Por isso, para especialistas em aviação, todo avião certificado a voar é, por princípio, seguro. Neste quesito, porém, o Brasil ocupa uma posição especial: impulsionada pela Embraer, a indústria aeronáutica brasileira tem conquistado mercado global com equipamentos altamente confiáveis, tecnologicamente avançados e que se envolveram em poucos incidentes.
http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/13352/Aviao--made-in-Brazil--e-seguro-e-tecnologico/
 
05.12.2013 - NAÇÕES UNIDAS USAM DRONES NO CONGO PARA VIGIAR ACTIVIDADE DOS REBELDES
A missão das Nações Unidas na República Democrática do Congo começou a utilizar drones para monitorizar a atividade de grupos rebeldes nas zonas de fronteira com o Uganda e Ruanda, numa medida considerada inédita.
http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/13350/Nacoes-Unidas-usam-drones-no-Congo-para-vigiar-actividade-dos-rebeldes/
 
04.12.2013 - SENAI-SP - PROFESSORES RECEBEM TREINAMENTO DA PRICE INDUCTION
Professores do SENAI-SP receberam em outubro em São Carlos – SP o treinamento para a operação da recém-adquirida estação avançada de montagem e desmontagem de um turborreator aeronáutico WESTT-SE-HP da Price Induction.
http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/13339/SENAI-SP---Professores-recebem-treinamento-da-Price-Induction/
 
04.12.2013 - ENSAIO SOBRE A EFICÁCIA DE PROGRAMAS F-X PARA FORÇAS AÉREAS DE PAÍSES EMERGENTES
Background: Forças Aéreas de Países Emergentes, em um cenário comum de crescentes restrições orçamentárias, têm que lidar com o desafio de manterem-se eficazes em uma era de constantes inovações tecnológicas que podem trazer vantagem em combate e ao mesmo tempo propiciar a racionalização do emprego e da manutenção, o que implica em redução de custos e em otimização de resultados.
http://www.defesanet.com.br/ho/noticia/13342/Ensaio-sobre-a-eficacia-de-Programas-F-X-para-Forcas-Aereas-de-Paises-Emergentes/
 
04.12.2013 - DRONES VÃO GANHANDO SUPREMACIA AÉREA
Em finais de novembro, a China pôs de sobreaviso seus vizinhos e concorrentes ao lançar com êxito um veículo não tripulado. Drones elementares têm sido utilizados até por terroristas, enquanto as empresas fabricantes afirmam que tais aparelhos virão constituir a sexta geração de aviões modernos.
http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/13341/Drones-vao-ganhando-supremacia-aerea/
 
03.12.2013 - COPA E OLIMPÍADAS NO BRASIL NÃO TERÃO O USO DE VANTS
Uma grande baixa em termos tecnológicos para os dois maiores  eventos esportivos mundiais que ocorrerão no Brasil. Tanto na Copa do Mundo no ano que vem como nas Olimpíadas em 2016, no Rio de Janeiro, os Veículo Aéreo Não Tripulados (VANT) estão impedidos de serem usados. Inexiste até o momento certificação para essa modalidade de aeronave sobrevoar, principalmente, áreas urbanas. Esse gargalo mundial deverá ser resolvido apenas em 2020, com a criação de um protocolo internacional.
http://www.defesanet.com.br/eventos/noticia/13327/Copa-e-Olimpiadas-no-Brasil-nao-terao-o-uso-de-Vants/
 
Naval
 
06.12.2013 - MARINHA AMERICANA LANÇA PELA 1ª VEZ DRONE A PARTIR DE SUBMARINO
A Marinha dos EUA lançou com sucesso um sistema aéreo não tripulado (drone) a partir de um submarino totalmente submerso. O lançamento marca a conclusão de um projeto de quase seis anos concebido para o uso de drones na Marinha. O drone possui 8 metros de comprimento , com uma envergadura de 16 pés e é capaz de atingir 104 mph.
http://www.defesanet.com.br/naval/noticia/13372/Marinha-americana-lanca-pela-1ª-vez-drone-a-partir-de-submarino/
 
05.12.2013 - FRAGATA “UNIÃO” CONTRIBUI PARA O ADESTRAMENTO DA MARINHA DO LÍBANO
Nos dias 12 e 27 de novembro, a Fragata “União”, Navio Capitânia da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL), realizou exercícios de winchex, que consistiu na realização de fainas de pick up com a aeronave orgânica “Lynx” e os Navios-Patrulha da Marinha do Líbano, LNS “Trabous” e LNS “Tabarja”.
http://www.defesanet.com.br/naval/noticia/13358/Fragata-“Uniao”-contribui-para-o-adestramento-da-Marinha-do-Libano/
 
05.12.2013 - NAVIO POLAR “ALMIRANTE MAXIMIANO” SUSPENDE DE USHUAIA EM DIREÇÃO À ANTÁRTICA
No dia 25 de outubro, o Navio Polar “Almirante Maximiano” suspendeu de Ushuaia, extremo sul da Argentina, com destino à região Antártica, dando continuidade à Operação “Antártica XXXII” (OPERANTAR).
http://www.defesanet.com.br/naval/noticia/13356/Navio-Polar-“Almirante-Maximiano”-suspende-de-Ushuaia-em-direcao-a-Antartica/
 
04.12.2013 - INÍCIO DA COMISSÃO “ADEREX-II/SEMANA DA MARINHA”
A Marinha do Brasil (MB) realiza, no período de 2 a 19 de dezembro, na área marítima compreendida entre o Rio de Janeiro (RJ) e Rio Grande (RS), a Operação “ADEREX-II/Semana da Marinha”, com visita aos portos de Rio Grande (RS), Itajaí (SC), São Francisco do Sul (SC) e Paranaguá (PR), contribuindo para ação de presença da Força na região sul do País.
http://www.defesanet.com.br/naval/noticia/13347/Inicio-da-Comissao-“ADEREX-II-Semana-da-Marinha”/
 
04.12.2013 - MARINHA DO BRASIL REALIZA OPERAÇÃO “PASSEX” COM A MARINHA DOEXÉRCITO POPULAR DE LIBERTAÇÃO DA CHINA
No dia 26 de outubro, no litoral do Estado do Rio de Janeiro, foi realizada, pela primeira vez, uma Operação “PASSEX”envolvendo meios da Marinha do Brasil e da Marinha do Exército Popular de Libertação da China.
http://www.defesanet.com.br/naval/noticia/13346/Marinha-do-Brasil-realiza-Operacao-“PASSEX”-com-a-Marinha-do-Exercito-Popular-de-Libertacao-da-China/
 
03.12.2013 - ESQUADRÃO HU-4 REALIZA MISSÃO CONJUNTA COM POLÍCIA CIVIL E PARA-SAR DA FAB PARA BUSCA DE ANV ACIDENTADA
O 4° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-4) realizou, no dia 20 de outubro, transporte do Perito Criminal da Polícia Civil de Corumbá (MS) até o local da queda da aeronave monomotor EMB-711, prefixo PT-NKO, que caiu na região da Fazenda Santa Gertrudes (MS), local de difícil acesso terrestre.
http://www.defesanet.com.br/naval/noticia/13333/Esquadrao-HU-4-realiza-missao-conjunta-com-Policia-Civil-e-PARA-SAR-da-FAB-para-busca-de-ANV-acidentada/
 
03.12.2013 - MARINHA DO BRASIL LANÇA APLICATIVO PARA O SISTEMA ANDROID
Agora os ouvintes da Rádio Marinha contam com mais uma facilidade. Trata-se do novo aplicativo com sistema operacional Android, lançado no dia 29 de novembro, como o propósito de facilitar aos cidadãos brasileiros acesso às notícias e informações sobre a Marinha do Brasil, por meio da Rádio Marinha, Facebook, Twitter e sítio de internet.
http://www.defesanet.com.br/naval/noticia/13318/Marinha-do-Brasil-lanca-aplicativo-para-o-sistema-Android/
 
02.12.2013 - ALUNOS DO CURSO ESPECIAL DE COMANDOS ANFÍBIOS REALIZAM EXERCÍCIOS EM ARRAIAL DO CABO
No período de 21 a 25 de outubro, os alunos do Curso Especial de Comandos Anfíbios (C-Esp-ComAnf) participaram de um exercício curricular em Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro. Após o recebimento da missão, os alunos iniciaram o planejamento de uma ação de comandos, com o resgate de reféns como parte de uma Incursão Anfíbia (operação anfíbia na qual a Força-Tarefa Anfíbia rapidamente projeta seu poder sobre terra, cumprindo sua missão da forma mais rápida e precisa e retira-se de forma planejada).
http://www.defesanet.com.br/naval/noticia/13305/Alunos-do-Curso-Especial-de-Comandos-Anfibios-realizam-exercicios-em-Arraial-do-Cabo/
 
01.12.2013 - NOTA MB - PLATAFORMA FRADE II
A Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando do 1º Distrito Naval, participa que a plataforma Frade, localizada na Bacia de Campos, após cumprimento de procedimentos de segurança, foi autorizada a retomar as operações, a partir de 13 horas.
http://www.defesanet.com.br/naval/noticia/13297/NOTA-MB---PLATAFORMA-FRADE-II/
 
Armas
 
06.12.2013 - AMERICANO FAZ RIFLES AR-15 COM IMPRESSORA 3D E VENDE POR US$ 452
O americano Gilman Louie utilizou uma impressora 3D Makerbot, que custa US$ 2 mil, para produzir um rifle AR-15 Gilman levou 24h para concluir a impressão. Atualmente, ele está produzindo a arma sob encomenda. Cada rifle custa US$ 452.
http://www.defesanet.com.br/armas/noticia/13371/Americano-faz-rifles-AR-15-com-impressora-3D-e-vende-por-US$-452/
 
03.12.2013 - CONGRESSO AMERICANO QUER LEI PARA BANIR ARMAS FEITAS POR IMPRESSORAS 3D
O Congresso americano debate a renovação de um ato que proíbe o uso de armas de materiais indetectáveis, como as pistolas de plástico feitas a partir de impressoras 3D. O ato expira no próximo dia 9 de dezembro e os políticos americanos querem que o regulamento passe a valer por mais 10 anos. As informações são do site Mashable.
http://www.defesanet.com.br/armas/noticia/13323/Congresso-americano-quer-lei-para-banir-armas-feitas-por-impressoras-3D/
 
Geopolítica
 
07.12.2013 - REPÚBLICA CENTRO-AFRICANA: CONFRONTOS DEIXAM AO MENOS 281 MORTOS, DIZ CV
A Cruz Vermelha na República Centro-Africana recolheu os corpos de 281 pessoas mortas durante dois dias de violência na capital do país, Bangui, disse o presidente da organização humanitária nesta sexta-feira.
http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/13376/Republica-Centro-Africana--confrontos-deixam-ao-menos-281-mortos--diz-CV/
 
04.12.2013 - LIÇÕES CHINESAS
O olhar macroeconômico sobre a China se arregala com as taxas de crescimento de dois dígitos que prevaleceram nos últimos 20 anos. Neste ano, a expansão do PIB será de 7%; a produção industrial se acelerou nos últimos meses e a inflação permanece sob controle. A globalização bem-sucedida das exportações chinesas saltou de 1% do comércio mundial para mais de 14% neste ano.
http://www.defesanet.com.br/china/noticia/13340/Licoes-chinesas/
 
04.12.2013 - EUA SUSPENDEM TRÂNSITO EM IMPORTANTE ROTA ENTRE AFEGANISTÃO E PAQUISTÃO
O Exército dos Estados Unidos suspendeu os embarques terrestres de carga que saem do Afeganistão por meio de uma importante rota que passa pelo Paquistão a fim de garantir a segurança dos motoristas, após os protestos de paquistaneses contra os ataques aéreos norte-americanos com aviões teleguiados, disse um porta-voz do Pentágono nesta terça-feira.
http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/13337/EUA-suspendem-transito-em-importante-rota-entre-Afeganistao-e-Paquistao/
 
03.12.2013 - UCRÂNIA - ENTRE A RÚSSIA E A UNIÃO EUROPEIA (UE)
Os manifestantes são contrários à decisão do governo de desistir de um acordo para estreitar os laços do país com a União Europeia (UE).
http://www.defesanet.com.br/riots/noticia/13324/Ucrania---Entre-a-Russia-e-a-Uniao-Europeia-(UE)/
 
02.12.2013 - PAZ ESTARÁ EM RISCO SE FOREM RETIRADAS AS SANÇÕES AO IRÃ, DIZ NETANYAHU
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou nesta segunda-feira que, se a comunidade internacional retirar as sanções econômicas ao Irã, pode acabar com a oportunidade de alcançar uma "solução pacífica" à questão sobre o programa nuclear de Teerã.
http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/13310/Paz-estara-em-risco-se-forem-retiradas-as-sancoes-ao-Ira--diz-Netanyahu/
 
02.12.2013 - VINTE ANOS DEPOIS, PABLO ESCOBAR AINDA ASSOMBRA A COLÔMBIA
O touro sangrando fixa os olhos na capa do toureiro, abaixa a cabeça, raspa o chão com as patas e sai correndo. Num movimento elegante de fuga, o toureiro torna ineficaz o ataque do animal feroz. Em seguida, ele espeta a espada no touro, que cai. A multidão aplaude.
http://www.defesanet.com.br/al/noticia/13308/Vinte-anos-depois--Pablo-Escobar-ainda-assombra-a-Colombia/
 
02.12.2013 - ARMAS DO BRASIL VIOLAM EMBARGO, AFIRMA ONU
Investigadores das Nações Unidas encontraram armamento não letal de fabricação brasileira na Costa do Marfim, em violação ao embargo imposto pelo Conselho de Segurança. A informação está em um relatório apresentado em outubro ao órgão máximo da ONU, com documentos confidenciais da empresa Condor, a fabricante das armas, e fotos do arsenal "made in Brazil" descoberto.
http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/13303/Armas-do-Brasil-violam-embargo--afirma-ONU-/
 
Segurança
 
06.12.2013 - EXÉRCITO, TIGRE E COE SIMULAM ATAQUE NO AFONSO PENA
O exercício de Aponderamento Ilícito de Aeronaves integra o conjunto de ações de preparo da Segurança Pública e Defesa para a Copa do Mundo de 2014. O secretário da Segurança Pública, Cid Vasques, e sua equipe acompanharam o treinamento, que foi coordenado pelo Exército Brasileiro. Foram testados procedimentos de atendimentos à população em caso de ataque terrorista.
http://www.defesanet.com.br/eventos/noticia/13368/Exercito--Tigre-e-COE-simulam-ataque-no-Afonso-Pena/
 
03.12.2013 - TAMBORES DE GUERRA
A presidente Dilma Rousseff nunca deu muita atenção aos índios. Quase não demarcou terras e só recebeu pessoalmente uma delegação indígena no terceiro ano do seu mandato, após a onda de protestos populares de junho. É esse pequeno grupo populacional, no entanto, que está causando o maior e mais delicado impasse de seu governo na área fundiária. Ao contrário de seus dois antecessores, que se viram às voltas sobretudo com os sem-terra, o grande dilema fundiário de Dilma é a demarcação de terras indígenas.
http://www.defesanet.com.br/front/noticia/13322/Tambores-de-Guerra/
 
Defesa
 
06.12.2013 - AGUIAR DEIXARÁ EMBRAER DEFESA E SEGURANÇA; SCHNEIDER ASSUMIRÁ - DISSE FONTE
SÃO PAULO, 5 Dez (Reuters) - O presidente da Embraer Defesa e Segurança, uma unidade da fabricante brasileira de aviões, deixará a companhia no começo de 2014, após ter reestruturado o negócio de defesa do grupo e elevado os padrões de governança em meio a uma investigação, disse uma fonte a par do assunto à Reuters nesta quinta-feira.
http://www.defesanet.com.br/embraer/noticia/13360/Aguiar-deixara-Embraer-Defesa-e-Seguranca--Schneider-assumira---disse-fonte/
 
06.12.2013 - O BRASIL NO ESPAÇO: A SORTE VAI SER LANÇADA
Uma das mais valiosas fichas atuais do programa espacial brasileiro terá sua sorte lançada no topo de um foguete chinês de 46 metros de altura que deve ganhar o céu à lh26 (horário de Brasília) da próxima segunda-feira. Se o Longa Marcha 4B for bem sucedido, ele não só garantirá o início da operação do satélite CBERS-3, tapando uma lacuna de quase quatro anos na capacidade própria do Brasil de observar a Terra a partir do espaço, como vai tirar um peso de 2,1 toneladas das costas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
http://www.defesanet.com.br/space/noticia/13365/O-Brasil-no-espaco--A-sorte-vai-ser-lancada-/
 
05.12.2013 - SEGURANÇA SERÁ MACIÇA NO MUNDIAL
A onda de protestos que tomou conta da Copa das Confederações colocou Fifa e governo federal em alerta para a Copa do Mundo. Para evitar que policiais voltem a entrar em confronto com manifestantes, como ocorreu este ano, a promessa é de presença maciça, mas não ostensiva, das forças de segurança.
http://www.defesanet.com.br/defesa/noticia/13354/Seguranca-sera-macica-no-Mundial-/
 
05.12.2013 - TAP M&E BRASIL ASSINA COM FORÇAS ARMADAS BRASILEIRAS
Em Outubro, a TAP Manutenção e Engenharia Brasil S/A (TAP M&E Brasil) assinou contrato com as Forças Armadas Brasileiras, Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira, para prestar serviços de reparo, revisão e manutenção preventiva e corretiva de itens aeronáuticos.
http://www.defesanet.com.br/defesa/noticia/13351/TAP-M&E-Brasil-assina-com-Forcas-Armadas-Brasileiras/
 
03.12.2013 ­- MECTRON É CERTIFICADA COMO EMPRESA ESTRATÉGICA DE DEFESA NO BRASIL
A MECTRON, empresa controlada pela Odebrecht Defesa e Tecnologia (ODT), foi certificada pelo Governo Federal como “Empresa Estratégica de Defesa - EED” no contexto da Lei 12.598/2012, selo concedido para companhias que investem no desenvolvimento tecnológicos e industrial e fomentam o conteúdo nacional nos bens e serviços demandados pelo setor de defesa do País.
http://www.defesanet.com.br/bid/noticia/13326/MECTRON-e-certificada-como-empresa-estrategica-de-defesa-no-Brasil/
 
02.12.2013 - SENADO CRIA 29,3 MIL CARGOS NO EXÉRCITO
BRASÍLIA - Sem alarde, o Congresso aprovou projeto que cria quase 30 mil cargos no Exército Brasileiro. Mesmo com a determinação da presidente Dilma Rousseff para que o Legislativo não aprove projetos que ampliem os gastos do governo, a pressão das Forças Armadas levou o Senado a avalizar o aumento no efetivo do Exército.
http://www.defesanet.com.br/defesa/noticia/13304/Senado-cria-29-3-mil-cargos-no-exercito-/
 
Tecnologia
 
06.12.2013 - MISSÃO ESPACIAL QUE LEVA PRIMEIRO ROBÔ CHINÊS À LUA ENTRA HOJE EM ÓRBITA
A missão espacial "Chang'e 3", que transporta o primeiro robô explorador da China à Lua, entrará nesta sexta-feira na órbita do satélite, informou o Diário da Manhã de Pequim em seu site. A sonda chegará nas próximas horas a uma distância de 100 quilômetros da Lua, quando começará a traçar uma órbita circular em torno ao satélite. Ela vai permanecer na órbita durante sete dias e no próximo fim de semana vai descer à superfície lunar para deixar o robô explorador, "Yu Tu" ou "Coelho de Jade".
http://www.defesanet.com.br/china/noticia/13370/Missao-espacial-que-leva-primeiro-robo-chines-a-Lua-entra-hoje-em-orbita/
 
06.12.2013 - SATÉLITE FAVORECE INDÚSTRIA BRASILEIRA
A indústria aeroespacial brasileira teve papel de destaque no desenvolvimento do quarto satélite do programa Cbers-3, sigla em inglês para Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres, que será lançado na segunda-feira, na China.
http://www.defesanet.com.br/space/noticia/13366/Satelite-favorece-industria-brasileira/
 
05.12.2013 ´- MONSERRAT - A ERA DOS PEQUENOS, MICROS E NANO SATÉLITES III
Hoje faremos uma breve viagem no tempo. Vamos visitar o passado. Para começar, permitam-me aterrissar, em 1989, na Universidade Internacional do Espaço (International Space University - ISU), criada no Massachusetts Institute of Technology (MIT), EUA, em 1987, com o entusiástico apoio do escritor Arthur C. Clarke (1917-2008), autor do conto que deu origem ao filme "2001 - Odisséia no Espaço". A ISU segue viva e ativa até hoje em sua sede em Estrasburgo, França, já tendo graduado mais de 3.700 estudantes de mais de 100 países.
http://www.defesanet.com.br/space/noticia/13329/Monserrat---A-Era-dos-Pequenos--Micros-e-Nano-satelites-III/
 
05.12.2013 - FT SISTEMAS S.A. (FLIGHT TECHNOLOGIES) RECEBE O CREDENCIAMENTO COMO EED
Na cerimônia realizada no último dia 28 de novembro, no Salão Nobre do Ministério da Defesa em Brasília, a companhia recebeu seu certificado de Empresa Estratégica de Defesa, o que pode ser considerado um marco para o setor. Trata-se de uma das medidas governamentais que começam a concretizar as diretrizes estabelecidas pela Estratégia Nacional de Defesa (Decreto n. 6.703/08) no que tange ao apoio à retomada da indústria nacional.
http://www.defesanet.com.br/bid/noticia/13348/FT-Sistemas-S-A--(Flight-Technologies)-recebe-o-credenciamento-como-EED/
 
03.12.2013 - EMPRESA DOS EUA APRESENTA O K5, O ROBÔ-POLICIAL
A empresa Knightscope, localizada no Vale do Silício, nos EUA, desenvolveu um robô-policial. O robocop K5 possui câmera de vídeo, câmera de visão noturna, radar, sensores de qualidade do ar, bem como um microfone. A empresa acrescenta que o K5 também irá utilizar GPS, uma  e sistemas de detecção de radiação biológica e química.
http://www.defesanet.com.br/tecnologia/noticia/13319/Empresa-dos-EUA-apresenta-o-K5--o-robo-policial/
 
Inteligência
 
03.12.2013 - MAIS MÉDICOS BENEFICIARÁ MAIS DE 212 MIL INDÍGENAS
Quarenta e sete profissionais do Programa Mais Médicos chegam na próxima semana a 16 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). Esses novos médicos somam-se a 75 que já estão atuando nas aldeias, totalizando 122 profissionais em 28 DSEIs. O anúncio foi feito durante a abertura da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena, realizada na noite de segunda-feira (2/12), no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília (DF) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
http://www.defesanet.com.br/toa/noticia/13330/Mais-Medicos-beneficiara-mais-de-212-mil-indigenas/
 
Pensamento
 
05.12.2013 - A DEFESA EM DEBATE - O PROJETO BRASILEIRO DO SUBMARINO NUCLEAR E A ESTRATÉGIA DA ENERGIA NUCLEAR NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL
No último dia 29 de novembro, se realizou no Congresso da República do Peru, na cidade de Lima, o Seminário Internacional "Avanços dos projetos de Energia Nuclear na América do Sul”. O evento foi organizado pela Comissão Defesa Nacional, Ordem Interna, Desenvolvimento Alternativo e Luta Contra as Drogas do Congresso da República do Perú e pelo Instituto de Pesquisa para a Energia e o Desenvolvimento (IEDES, em espanhol). A sessão de abertura foi realizada pela Congressista Luisa Cuculiza e por Rolando Páucar Jáuregui, presidente do IEDES.
http://www.defesanet.com.br/pensamento/noticia/13349/A-Defesa-em-Debate---O-projeto-brasileiro-do-submarino-nuclear-e-a-estrategia-da-energia-nuclear-no-desenvolvimento-regional/
 
01.12.2013 - COMENTÁRIO GELIO FREGAPANI - A PROLIFERAÇÃO NUCLEAR, CENÁRIO DE CONFLITO, ONGS FUNAI E IBAMA
Israel  não confirma nem nega que possua uma bomba. Como não assinou o Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares não é obrigado a informar se possui a bomba. A Índia e o Paquistão também não o assinaram e desenvolveram armas nucleares.  Até a Coréia do Norte deixou o TNP e anunciou ter a capacidade de construir esse tipo de armamento. O Irã tenta desenvolvê-la apesar da oposição dos EUA e Israel. A Arábia Saudita ameaça fazê-lo por medo do Irã.
http://www.defesanet.com.br/pensamento/noticia/13298/Comentario-Gelio-Fregapani----A-Proliferacao-nuclear---Cenario-de-conflito--ONGs-Funai-e-Ibama-/